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10 benefícios da alface: você sabia que ela é a melhor amiga do coração

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Além de ser um legume simples de preparar que acompanha as refeições do dia a dia, a alface também é um alimento rico em propriedades nutrientes e medicinais que auxiliam no bom funcionamento do coração e do sistema cardiovascular.

A saber, super fácil e rápido preparar uma salada de alface. Bem como, é um alimento de sabor agradável e popular na mesa de todo brasileiro. Outrossim, utilizada comumente em dietas. Isso porque, suas propriedades provocam sensação de saciedade prolongada.

Todo mundo conhece os efeitos favoráveis ​​da alface em um plano alimentar de baixa caloria, mas poucos sabem que essa hortaliça traz múltiplos benefícios a todo o corpo. Principalmente para a saúde do coração!  Sabemos que o chá da alface combate a insônia e acalma.

Outrossim, que ela tem poucas calorias, é saborosa, nutriente, boa aliada da dieta. Todavia, seus benefícios não param por aí, ela também é rica de nutrientes, vitaminas e minerais importantes para o organismo humano. Bem como, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e outras.

Portanto caro leitor, sim, quero te convidar a não fechar essa postagem, mas ler até o final. Você só vai precisar de 3 minutos do seu dia para aprender mais sobre a alface e aumentar o consumo desse vegetal.


Alface, uma aliada do coração e da insônia

Rica em antioxidantes e potássio, a alface é uma excelente aliada para o bom funcionamento do coração e do sistema cardiovascular. Seus componentes são capazes de promover a frequência regular dos batimentos cardíacos e o controle da pressão arterial.

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Bem como, para potencializar seus efeitos cardioprotetores, recomendamos combinar este vegetal com alimentos que contenham ácidos graxos essenciais ômega3, como o óleo de linhaça por exemplo. Outrossim, recomenda-se comer o vegetal pelo menos 3 x por semana.

A saber, o chá feito dos talos da alface é um ótimo calmante natural. Que não atua apenas relaxando músculos e te presenteando com um boa noite de sono, mas também controla a compulsão pelos alimentos. Portanto, sim, ela pode ser uma boa aliada no emagrecimento.

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Combate a ansiedade

O cobre e o ferro, então, favorecem a produção de hemácias. A presença de antioxidantes, por outro lado, consegue manter os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue sob controle. Outra característica da alface, desconhecida por muitos, está ligada a um leve efeito sedativo para quem sofre de insônia.

Como citado anteriormente, esta capacidade va reconhecida tanto pela lactucina como também pelas folhas. Cujo consumo, recomendamos à noite para pessoas nervosas, agitadas e com dificuldade para dormir, incluindo crianças. De fato, o chá de alface va recomendado para acalmar crianças e ajudá-las a dormir.


Combate o cansaço e previne o envelhecimento

Quantas vezes, principalmente no verão, você ouve expressões como “Estou sempre cansado”, “Estou exausto”? Para combater essas sensações, devido à perda de fluidos pela transpiração, a alface oferece excelentes substâncias e subsídios. Graças à água e a vários sais minerais como potássio, magnésio, fósforo, cálcio e ferro, este vegetal é capaz de repor os líquidos que se foram.

A presença de vitaminas A e C também neutraliza o envelhecimento celular e estimula a atividade do sistema imunológico. Não só isso: a vitamina A tem uma ação protetora para os olhos, enquanto a vitamina C reduz a inflamação, desempenhando um papel fundamental no combate a gripes e resfriados.

Outrossim, graças à presença de grande quantidade de água e, portanto, às suas capacidades diuréticas, o consumo da alface é altamente recomendado em caso de problemas renais para a eliminação do excesso de líquidos. Além disso, as fibras presentes ajudam o intestino a desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

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Contraindicação

A saber, não existem registros de contraindicação ao consumo da alface. Todavia, raramente, a alface pode conter alérgenos, ou seja, aquelas substâncias que em alguns indivíduos podem causar alergias de certa importância.

Portanto, uma precaução particular é necessária para aqueles que seguem uma terapia com medicamentos anticoagulantes. A presença de vitamina K, de fato, pode interferir na terapia, causando coágulos sanguíneos.

Outra atenção especial deve ser dada ao seu método de cultivo: estando em contato próximo com o solo, a alface tende a absorver tudo o que contém, principalmente nitratos. São substâncias não perigosas, mas podem se transformar em nitrosaminas, tornando-se cancerígenas. Por isso é melhor lavar este vegetal com bastante água e, se tiver possibilidade, cultivá-lo no seu próprio jardim.


Como fazer o chá de alface

A saber o chá de alface é rico em minerais como magnésio, zinco, ferro e potássio, além de vitaminas como a A, C, E e K. Outrossim, a alface possui lactupirina e lactucina, substâncias consideradas calmantes que ajudam a manter o sistema nervoso relaxado.

O chá da alface pode ser feito das folhas ou dos talos. Ambos são bons aliados da saúde, visto que ajudam a combater a insônia, as crises nervosas. Bem como, rico em antioxidantes, ajuda na perda de peso e também no controle da compulsão por alimentos.

1. Chá de alface simples

Vamos precisar de 200 ml de água e cerca de 7 folhas de alface higienizadas. Primeiramente, coloque em uma chaleira e leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, depois que levantar fervura, deixe fervendo por mais cinco minutos. Por fim, desligue o fogo, coe e espere amornar para tomar.

2. Chá de talo de alface

Para essa receita vamos precisar de 1 xícara e de seis talos de alface aproximadamente. Primeiramente, leve ao fogo para ferver a xicara de água. Em seguida, jogue a água quente diretamente na xícara com o talo de alface. Posteriormente, abafe e espere cerca de cinco ou sete minutos. Por fim, mexa e se achar necessário adoce com mel e está pronto para ser consumido.

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