10 dicas para diminuir e aliviar as dores no calcanhar de forma natural

dores no calcanhar
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Seu calcanhar dói quando você acorda e se levanta da cama? Durante dia ele incomoda com aquela dor chata quando você está em pé ou caminhando? Talvez seu problema seja uma fascite plantar ou um esporão calcâneo.

A saber, a dor no calcanhar é uma recorrência bem comum entre as pessoas que passam muitas horas em pé. Bem como, pessoas com excesso de peso, ou que usam salto alto o dia todo. Outrossim, que usam sapatos pouco confortáveis como rasteirinhas, sapatilhas ou sapatenis.

Geralmente, as dores no calcanhar são provocadas por lesões. Como por exemplo, entorses, nervosos comprimidos, inflamações crônicas na fáscia plantar. Bem como, problemas mais sérios como: tendinite de Aquiles, gota, esporão no calcanhar, fascite plantar ou artrite.

Contudo, as dores do calcanhar podem ser classificadas em diferentes níveis, estágios e intensidade da dor. Todavia, saiba que não é uma ameaça a saúde, mas precisa ser tratada, visto que não é muito agradável sentir dores enquanto caminha-se.

Portanto, nossa equipe do Portal, preparou 10 dicas maravilhosas, todas caseiras e naturais, que ajudam a tratar esse problema e aliviar a dor. Continue lendo e entenda o que pode ser feito para reverter esse quadro.


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1. Use calçados confortáveis

A saber, um calçado confortável, é aquele que acomoda bem a fáscia plantar e que ao longo do dia, proporciona conforto aos pés. Bem como, esse tipo de calçado, ajuda a prevenir a fascite plantar e o esporão. Portanto, de preferência, use calçados ortopédicos que acomodem melhor o pé e a curvatura do pé. Outrossim, quando mais cômodo ele for e melhor acomodar o arco plantar do seu pé, melhor será o resultado.

2. Compressas de gelo para aliviar as dores no calcanhar

A saber, é uma das melhores técnicas que existem para aliviar as dores do calcanhar. Bem como, aliviar a inflamação da fascite plantar, esporão e entorses. De todas as técnicas, essa é sem dúvida a melhor de todas. Portanto, para facilitar o dia a dia, deixe sempre no freezer um pequeno pacote para essas ocasiões, existem no mercado sacos de gelo próprios para essa terapia.

3. Sal Epsom para aliviar as dores no calcanhar

Os sais de Epsom são feitos de sulfato de magnésio e têm uma série de usos na medicina alternativa e terapêutica. Incluindo a redução de dor, inchaço e inflamação. Portanto, no caso da dor plantar, ele atua com excelência. Basta misturar 3 colheres de sopa em 3 litros de água e colocar os pés de molho.


dicas de como aliviar as dores no calcanhar

4. Óleo de peixe

Esta é uma boa opção de tratamento para artrite e esporas ósseas, que são pequenos crescimentos no osso do calcanhar. A saber, o óleo de peixe é rico em ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácidos graxos poli-insaturados omega-3. Estudos demonstraram que esses ácidos são capazes de reduzir a dor e a rigidez muscular.

5. Fisioterapia caseira para aliviar as dores no calcanhar

Alongar os pés todos os dias pela manhã, é uma boa terapia para aliviar a dor. Massageando com óleos e esticando os pés eu estou estimulando a flexibilidade do tecido que reveste a sola do pé. Isso vai aliviar as dores e tratar as inflamações.

6. Usar talas durante a noite

A tala também é um tratamento alternativo que ajuda aliviar as dores e previne outros problemas como o esporão, por exemplo. Elas esticam os ligamentos da fascite plantar e previnem maiores problemas.

7. Praticar R.I.C.E

No caso de entorses e estirpes, é recomendável que faça uso da técnica RICE. Portanto, pratique essas quatro simples etapas. Descanse a parte afetada do corpo, faça curativo do ferimento, realize a troca desses curativos para diminuir o inchaço e eleve a parte ferida do corpo acima do nível do coração.


8. Consumir a curcumina

O açafrão ou a cúrcuma, é um alimento poderoso que pode curar vários tipos de inflamação e melhorar significativamente a qualidade de vida de qualquer pessoa. A curcumina, presente na raiz de açafrão, é um analgésico cientificamente comprovado e agente anti-inflamatório. Você pode tomar no leite, me molhos, em chás ou apenas misturar no mel e consumir.

9. Compressas quentes

Usar bolsas térmicas com água quente nos pés, ajuda a aliviar a tenção, melhora a flexibilidade do tecido, bem como, a rigidez dos nervos. Outrossim, se você deseja obter um resultado maravilhoso, use quente e frio, alternando as bolsas de calor e gelo. Essa técnica japonesa, é excelente para tratar inflamações.

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