Além de ser um legume simples de preparar que acompanha as refeições do dia a dia, a alface também é um alimento rico em propriedades nutrientes e medicinais que auxiliam no bom funcionamento do coração e do sistema cardiovascular.
A saber, super fácil e rápido preparar uma salada de alface. Bem como, é um alimento de sabor agradável e popular na mesa de todo brasileiro. Outrossim, utilizada comumente em dietas. Isso porque, suas propriedades provocam sensação de saciedade prolongada.
Todo mundo conhece os efeitos favoráveis da alface em um plano alimentar de baixa caloria, mas poucos sabem que essa hortaliça traz múltiplos benefícios a todo o corpo. Principalmente para a saúde do coração! Sabemos que o chá da alface combate a insônia e acalma.
Outrossim, que ela tem poucas calorias, é saborosa, nutriente, boa aliada da dieta. Todavia, seus benefícios não param por aí, ela também é rica de nutrientes, vitaminas e minerais importantes para o organismo humano. Bem como, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e outras.
Portanto caro leitor, sim, quero te convidar a não fechar essa postagem, mas ler até o final. Você só vai precisar de 3 minutos do seu dia para aprender mais sobre a alface e aumentar o consumo desse vegetal.
Alface, uma aliada do coração e da insônia
Rica em antioxidantes e potássio, a alface é uma excelente aliada para o bom funcionamento do coração e do sistema cardiovascular. Seus componentes são capazes de promover a frequência regular dos batimentos cardíacos e o controle da pressão arterial.
Bem como, para potencializar seus efeitos cardioprotetores, recomendamos combinar este vegetal com alimentos que contenham ácidos graxos essenciais ômega3, como o óleo de linhaça por exemplo. Outrossim, recomenda-se comer o vegetal pelo menos 3 x por semana.
A saber, o chá feito dos talos da alface é um ótimo calmante natural. Que não atua apenas relaxando músculos e te presenteando com um boa noite de sono, mas também controla a compulsão pelos alimentos. Portanto, sim, ela pode ser uma boa aliada no emagrecimento.
Você também pode se interessar pelos benefícios do chuchu
Leia também os benefícios surpreendentes do jiló
Combate a ansiedade
O cobre e o ferro, então, favorecem a produção de hemácias. A presença de antioxidantes, por outro lado, consegue manter os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue sob controle. Outra característica da alface, desconhecida por muitos, está ligada a um leve efeito sedativo para quem sofre de insônia.
Como citado anteriormente, esta capacidade va reconhecida tanto pela lactucina como também pelas folhas. Cujo consumo, recomendamos à noite para pessoas nervosas, agitadas e com dificuldade para dormir, incluindo crianças. De fato, o chá de alface va recomendado para acalmar crianças e ajudá-las a dormir.
Combate o cansaço e previne o envelhecimento
Quantas vezes, principalmente no verão, você ouve expressões como “Estou sempre cansado”, “Estou exausto”? Para combater essas sensações, devido à perda de fluidos pela transpiração, a alface oferece excelentes substâncias e subsídios. Graças à água e a vários sais minerais como potássio, magnésio, fósforo, cálcio e ferro, este vegetal é capaz de repor os líquidos que se foram.
A presença de vitaminas A e C também neutraliza o envelhecimento celular e estimula a atividade do sistema imunológico. Não só isso: a vitamina A tem uma ação protetora para os olhos, enquanto a vitamina C reduz a inflamação, desempenhando um papel fundamental no combate a gripes e resfriados.
Outrossim, graças à presença de grande quantidade de água e, portanto, às suas capacidades diuréticas, o consumo da alface é altamente recomendado em caso de problemas renais para a eliminação do excesso de líquidos. Além disso, as fibras presentes ajudam o intestino a desempenhar suas funções da melhor maneira possível.
Contraindicação
A saber, não existem registros de contraindicação ao consumo da alface. Todavia, raramente, a alface pode conter alérgenos, ou seja, aquelas substâncias que em alguns indivíduos podem causar alergias de certa importância.
Portanto, uma precaução particular é necessária para aqueles que seguem uma terapia com medicamentos anticoagulantes. A presença de vitamina K, de fato, pode interferir na terapia, causando coágulos sanguíneos.
Outra atenção especial deve ser dada ao seu método de cultivo: estando em contato próximo com o solo, a alface tende a absorver tudo o que contém, principalmente nitratos. São substâncias não perigosas, mas podem se transformar em nitrosaminas, tornando-se cancerígenas. Por isso é melhor lavar este vegetal com bastante água e, se tiver possibilidade, cultivá-lo no seu próprio jardim.
Como fazer o chá de alface
A saber o chá de alface é rico em minerais como magnésio, zinco, ferro e potássio, além de vitaminas como a A, C, E e K. Outrossim, a alface possui lactupirina e lactucina, substâncias consideradas calmantes que ajudam a manter o sistema nervoso relaxado.
O chá da alface pode ser feito das folhas ou dos talos. Ambos são bons aliados da saúde, visto que ajudam a combater a insônia, as crises nervosas. Bem como, rico em antioxidantes, ajuda na perda de peso e também no controle da compulsão por alimentos.
1. Chá de alface simples
Vamos precisar de 200 ml de água e cerca de 7 folhas de alface higienizadas. Primeiramente, coloque em uma chaleira e leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, depois que levantar fervura, deixe fervendo por mais cinco minutos. Por fim, desligue o fogo, coe e espere amornar para tomar.
2. Chá de talo de alface
Para essa receita vamos precisar de 1 xícara e de seis talos de alface aproximadamente. Primeiramente, leve ao fogo para ferver a xicara de água. Em seguida, jogue a água quente diretamente na xícara com o talo de alface. Posteriormente, abafe e espere cerca de cinco ou sete minutos. Por fim, mexa e se achar necessário adoce com mel e está pronto para ser consumido.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.