Leia também >> Batata frita de micro-ondas: crocante e sequinha, feita sem óleo
Leia também >> Cultive você mesma suas batatas em casa, sem agrotóxicos e orgânicas
6 dicas para fazer batata frita perfeita
O primeiro e o mais importante, é escolher batatas de qualidade. A saber, prefira optar pela batata axterix (aquela batata rosada), pois ela tem uma porcentagem bem menor de amido, o que a torna perfeita para frituras por ficar mais sequinha do que a batata inglesa tradicional. Além de escolher essa batata, escolha também batatas que tenham aproximadamente o mesmo tamanho. Pode parecer recomendações simples e sem valor, mas fazem a diferença, pode acreditar. Posteriormente, precisa saber como cortar essa batata. Portanto, descasque as batatas ou se preferir e não se importar, corte-as com a própria casca (lavando e esfregando-as muito bem.
Em seguida, corte o topo e a base da batata sem desperdiçar tanto! Vire a batata de lado e com uma faca bem afiada faça lascas de aproximadamente 2 centímetros. Cada batata rende de 4 a 5 fatias. Após isso corte essas fatias em palitos, quanto mais fina, mais crocante. Tente fazer um corte uniforme para todas as tirinhas, para que possam fritar igualmente quando mergulhadas no óleo. Se o objetivo for batatas palito, o ideal é cortá-las com 15 centímetros de comprimento. Os pedacinhos menores podem passar do ponto, por isso é indicado fritá-las separadamente. Existem alguns acessórios de cozinha que ajudam a cortar a batata com maior precisão, mas fica a seu critério.
Pré-cozinhe as batatas
Esse é um dos segredos que deixam a batata frita deliciosamente crocante e sequinha. O pré-cozimento, é necessário porque as batatas possuem muita água, tornando o desafio da crocância ainda mais difícil. Todavia, quando cozidas boa parte da água evapora. Deixe-as na água fervendo por alguns instantes, até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento. Não deixe a sua batata cozinhar demais! Faça o teste penetrando um garfo nela, o garfo não deve ser penetrado com muita facilidade, deixe sua batata ao dente. Essa passagem é muito importante para o sucesso das batatinhas fritas, portanto, faça atenção para não errar o cozimento.
Uma vez escorridas no escorredor, é hora de secá-las com papel toalha, elas precisam ficar bem sequinhas e em seguida, devem ir a geladeira para gelarem, quanto mais gelada, melhor será o efeito crocante. Como citado anteriormente, batatas com muita água atrapalham a crocância. Então chegou a hora de secá-las bem antes de colocar no óleo, papel toalha te ajuda nessa tarefa. Bem como, para os perfeccionistas, enrole e enxugue uma por uma. Posteriormente, leve-a ao congelador por 10 minutos. Isso contribuirá com uma crocância especial na sua batata, pois como falado, quanto mais gelada, mais crocante ela fica.
Frite as batatas
Escolha óleo limpo, uma panela anti-aderente e principalmente, grande. Agora, é a hora do primeiro banho de óleo. Coloque as batatas no óleo extremamente quente. Retire-as assim que observar a primeira batatinha corada do grupo. Entretanto, elas não devem fritar completamente, pois é uma pré-fritura. Esse é o ponto em que você pode congelar as batatas se quiser. Fazendo essa pré-fritura, as batatas ficam uma delícia, mesmo depois de congeladas. Retire desse óleo e FRITE DE NOVO! Esse é o segredo das batatas fritas crocantes e deliciosas, fritar duas vezes. A saber, fritar as batatinhas duas vezes, garante mais sabor e as deixam muito mais crocantes.
Por fim, depois da primeira fritura, deixa-as descansar por um tempo, escorrendo. Após o descanso, de aproximadamente 10 minutos, coloque as batatas de volta no óleo bem quente e frite até ficarem coradinhas. Escorra bem e tempere com sal. Agora sim, as suas batatas estão perfeitas e iguais aos do Fast Food. Uma outra dica é usar maisena, depois que você secou bem, use uma colher de sopa de maisena, misture bem as batatas e ente leve a freezer. O amido de milho, ajuda a deixar a batata ainda mais sequinha e evita que ela fique oleosa.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.