Logo Emagrecer com vida e saude

Banheiro limpo e perfumado: sem crostas de calcário e mofo

banheiro limpo por mais tempo
Compartilhe esse post:

Manter um banheiro limpo e perfumado, nem sempre é fácil, ainda mais se a família for numerosa. Com o tempo os azulejos vão ficando encardidos e amarelados por conta do calcário. Bem com, em alguns casos, começa a aparecer mofo, o vaso sanitário fica encardido, e o aspecto não legal, não é mesmo? A saber, existem técnicas maravilhosas que nos ajudam a manter o banheiro limpo e perfumado por muito tempo. Algumas delas bem simples. Tudo o que precisamos é saber o que usar e como usar. No artigo de hoje, vamos falar um pouco dos benefícios do vinagre branco de álcool e do poder que ele tem em limpar azulejos e superfícies.

Leia também >> Banheiro cheiroso e roupas sem manchas

Leia também >> Azulejos e pisos limpos e desecardidos com um truque

Estamos acostumados a ouvir falar dos grandes benefícios que os produtos de limpeza do mercado oferecem. Entretanto, muitas vezes ignoramos a quantidade de compostos químicos que eles contêm e os danos colaterais que podem causar à nossa saúde e ao meio ambiente. Pensar em alternativas naturais para a limpeza doméstica é uma excelente ideia que nos permite proteger a nossa saúde e o meio ambiente, mas também poupar algum dinheiro. Os produtos alternativos não agridem nem a saúde, nem o meio ambiente e muito menos o bolso do consumidos.

O vinagre de álcool branco é uma verdadeira estrela da limpeza doméstica, pois é capaz de limpar, desinfetar e neutralizar os maus odores. Todavia, no caso da limpeza do banheiro, o vinagre branco será combinado com o bicarbonato de sódio, outro ingrediente que oferece muitos benefícios na limpeza.

Manchas amarelas e mofo

Quero compartilhar algo muito interessante com vocês. Eu morei por 18 anos na Itália e recentemente (maio/2021) retornei ao Brasil. Na Europa a água tem muito calcário, não sei se vocês já ouviram falar a respeito desse fenômeno. Ao contrário do Brasil, a nossa água brasileira, é maravilhosa. Embora, conte com uma boa quantidade de cloro que é adicionado para tratamento, ela quase não contém calcário, não é ferrosa, isso porque os nossos lençóis de água são bem diferentes daqueles da Europa.

azulejos encardidos

A saber, o calcário faz muito mal aos cabelos, unhas e pele. Quando uma água é muito ferrosa e contém muito calcário, a nossa pele fica ressecada imediatamente. A longo prazo, desenvolvemos uma síndrome chamada “Perda da oleosidade da pele”.  As unhas, ficam quebradiças, e a pele começa a coçar. Uma das maiores dificuldades que as mulheres brasileiras enfrentam na Europa, é a água. Porque com o tempo, o cabelo começa a quebrar, as unhas ficam fracas e danificadas e a pele coça muito, como se fosse uma alergia. E se vocês não sabem, os europeus tomam pouco banho no inverno por causa da qualidade da água. As coceiras, escamações, são bem comuns entre eles.

Por isso, médicos recomendam 1 ou 2 banhos por semana apenas, isso é sério! Banho demais, segundo eles, por causa do pH da água, prejudica a pele e a saúde. Mas o problema da água ferrosa e com calcário não para pôr ai, ela encarde roupas, azulejos, torneiras, junta crostas no vaso sanitário. Entretanto, aqui no Brasil, também acontece, mas em menor escala e tipo, se na Europa a crosta junta em uma semana, aqui no Brasil demora 2 meses para juntar, mas o que provoca isso, é o calcário presente na água.

Produtos de limpeza para manter o banheiro limpo

Na Europa, nos supermercados encontramos uma gama infinita de produtos para remover o calcário do banheiro e cozinha, mas no Brasil, por não ter uma água com grande quantidade de calcário, não existem esses produtos. Entretanto, quero lhes dizer que aquelas bolinhas brancas que se formam no box do banheiro, é calcário! Aquele amarelo que vai juntando no rejunte do azulejo, é calcário. Bem como, o vaso sanitário com crostas amarelados que as vezes parece ferrugem, é calcário também.

O calcário gera um pouco de mal cheiro, esteticamente, é nojento e parece que a gente não limpa o banheiro. Quando ele não é removido, ao logo dos meses, começa a ficar sempre mais difícil de removê-lo. Portanto, meu conselho é não deixar acumular a sujeira e por a mão na massa. Dentre os produtos alternativos para a limpeza do calcário, o melhor de todos e o campeão, é o vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio, funciona muito bem, inclusive para remover o bolor e o mofo que acumula as vezes no box. Para limpar o banheiro com vinagre de álcool branco basta preparar um limpador multiuso simples, que pode ser aplicado em várias superfícies diferentes. Portanto, você precisa:

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 150 ml de álcool vinagre branco

Despeje todos os ingredientes em um recipiente e espere que a reação efervescente termine. Em seguida, despeje a solução em um borrifador – seu limpador multiuso está pronto para ser usado. Pulverize a solução em uma esponja e use-a para limpar a pia e o vaso sanitário. Esfregue bem para se livrar de toda a sujeira. Enxágue com bastante água e use um pano limpo para secar completamente e assim você vai ter um banheiro limpo e higienizado.

Para limpar o chão e os azulejos do banheiro, borrife a solução diretamente nas superfícies e esfregue com uma escova, depois enxágue e seque bem. Sempre espere alguns minutos antes de enxaguar as superfícies, para permitir que o limpador faça efeito e elimine a sujeira e o mofo. As vezes, é necessário deixar o produto agir por uns 15 minutos, pois assim, ele amolece a sujeira e deixa o banheiro limpo por mais tempo. Uma vez que deixou de molho, depois esfregue, enxague e seque e está prontinho.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.