Certamente aí na sua casa, embora tudo esteja limpinho, deve ter algum canto da casa que os azulejos e pisos estão encardidos. Isso porque, é comum que o piso fique encardido. Mesmo limpando diariamente com pano úmido, ao longo dos anos o piso vai ficando meio amarelado, encardido e sem vida. Isso vale para os azulejos do banheiro também. Saiba que isso não é sinal de falta de limpeza, pelo contrário, a gente vai limpando com frequência, mas nem sempre a sujeira removida 100%. A não ser que você use produtos de limpeza pesada constantemente. Entretanto, nem todos nós temos esse hábito. A limpeza da casa fazemos diariamente, mas usamos água e sabão.
Leia também >> Transforme seu velho colchão em novo
Leia também >> Janelas limpas, box blindex brilhando, maravilhoso
Mas o que fazer quando os azulejos e pisos ficam encardidos e sem vida? Tenho uma dica para compartilhar com você hoje. Eu mudei para o Brasil em maio desse ano, e aluguei uma casa em um condomínio fechado que foi construída a pouco tempo. Entretanto, os azulejos brancos do banheiro estão marrons! Isso mesmo que vocês leram, estão muito encardidos. Embora a casa seja nova, todas as casas desse condomínio foram dadas em concessão a uma empresa empreiteira do Rio de Janeiro, então aqui moravam funcionários da empresa e tudo indica que eles não limpavam a casa!
Desde quando me mudei, comecei a testar todos os produtos de limpeza que vocês podem imaginar, mas não obtive muito sucesso. Os azulejos brancos não voltam ao normal. Inclusive, comecei a pensar que ia ter de trocar os azulejos do banheiro. Mas no meio de tantos testes, resolvi testar uma dica que encontrei na internet, e não é que deu certo!
Mistura caseira para azulejos e pisos
Uma mistura a base de vinagre de álcool e detergente de cozinha com bicarbonato é a solução para azulejos e pisos encardidos. Tudo junto e misturado em proporções adequadas e lá foi eu tentar limpar o banheiro. Na primeira passada, não obtive muitos resultados não, mas deu uma leve clareada. Na segunda passada, fico mais limpo ainda e na terceira vez, consegui recuperar os azulejos encardidos.
Portanto, moral da história: a mistura caseira funcionou mesmo! Por isso, hoje quero compartilhar a receita e o preparo e algumas dicas de como usar. A mesma técnica que usei para limpar os azulejos do banheiro, usei para desencardir o piso da garagem e funcionou!
A receita, os ingredientes e o preparo
A receita como já citado anteriormente, é bem simples, 3 produtos comuns e caseiros que todos temos em casa. Um borrifador plástico e boa disposição para realizar a limpeza.
Ingredientes
- 500 ml de vinagre
- 100 ml de detergente de cozinha neutro
- 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
- 1 borrifador de plástico
Preparo
Misture o detergente no vinagre e por último adicione o bicarbonato. No momento da mistura, ocorre uma reação química e com isso, espuma um pouco, nada para se preocupar, dura apenas 1 minuto. Uma vez que tudo estiver misturado, coloque em um borrifador e mãos a obra. Primeiramente, lave a superfície que você pretende desencardir, lave como de costume, e depois comece a operação de limpeza pesada para desencardir. Aplique e deixe de molho por 30 minutos. Posteriormente, esfregue bem. Aplique novamente e deixe agir de novo por mais 30 minutos.
Em seguida, esfregue e enxague. Por fim, repita tudo de novo e a operação dura até que você consiga obter o resultado desejado. Com paciência e esforço vai ficar tudo brilhando e cheiroso. Eu ralei para limpar os azulejos da casa, mas valeu a pena e estou compartilhando porque funciona de verdade. Dica importante, eu usei água sanitária na primeira limpeza que fiz nos azulejos e pisos, e isso ajudou a amolecer o cebo que estava na superfície. Primeiro deixei de molho, depois esfreguei com desengordurante e por último colocou de molho com água sanitária.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.