Amendoim doce de festa junina, as crianças amam essa receita

amendoim doce de festa junina
Compartilhe esse post:

Leia também >> 10 benefícios do amendoim para a saúde, previne e combate a depressão

Leia também >> Castanha de caju, dois punhados por dia, são iguais a uma dose de Prosac

O amendoim doce é uma versão muito consumida nas festas juninas. Você certamente já experimentou essa iguaria vermelhinha que, normalmente vem em um saquinho de plástico, comprido. Seu preparo é simples e o sabor, inigualável. Não é exatamente uma sobremesa, mas é daqueles petiscos que você come um atrás do outro sem nem perceber. Tem gente que faz apenas com açúcar, principalmente esses de festa junina, e tem gente que adiciona um pouco de chocolate. O chocolate enriquece o sabor, mas nem todos gostam com sabor de chocolate, porque altera levemente o sabor. A saber, nas festas juninas encontramos uma diversidade enorme de sabores, pratos, ideias e um aroma muito especial e característico, você conhece a história da festa junina?

amendoim

Origem da festa junina

“A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração, aontece comumente em todas as regiões do Brasil. Especialmente no Nordeste. A saber, chegou no Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.”

“Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.

As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo. Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos. Outra festa na qual essa prática se repetiu, por exemplo, foi a comemoração do Natal, que acontece todo mês de dezembro.

A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.”

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de amendoim cru com pele
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de água

Modo de preparo do amendoim doce e crocante

Primeiramente, em uma panela coloque todos os ingredientes. Comece em fogo alto, mexendo de vez em quando até a calda começar a engrossar. Em seguida, quando começar a borbulhar abaixe o fogo, e siga misturando sem parar. Observe, vai começar a açucarar, nessa hora desligue o fogo, e misture bem. Nesse momento você verá que ficaram grãos de açúcar no fundo da panela. Posteriormente, ligue o fogo novamente até que esse açúcar do fundo da panela comece a derreter, envolva os amendoins e seque novamente. Por fim, despeje em uma forma antiaderente, espalhando-os bem para que não fiquem totalmente grudados. Enfim, espere esfriar e sirva a seguir ou coloque em potes bem fechados.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.