3 chás poderosos que acalmam dores de cabeça, palpitações e estresse

Chas Medicinais
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Certamente você já ouviu falar que os chás ajudam a melhorar o desempenho do organismo, acalma, curam e tratam doenças, enfim. A verdade que os chás é uma cultura milenar, principalmente nos países asiáticos. Eles efetivamente são um recurso natural que faz muito bem ao corpo, a mente e ao organismo.

Provavelmente seja por isso, que os asiáticos é o povo mais saudável do planeta! O chá faz parte da vida deles, do amanhecer ao anoitecer. Assim como os indianos e os turcos, não podem viver sem tomar chá. O chá para eles, é balsamo para a mente, a alma, e corpo. Na Índia e no Marrocos por exemplo, alguns chás são considerados santos.

A saber, em todas as partes do mundo, o chá ocupa um papel importante, depois do café é a bebida mais consumida pelos povos. Inclusive no reino unido. O Brasil, infelizmente está começando a dar os primeiros passos no mundo dos chás e hoje existem muitas pessoas que usam e após terem provado e constatado, não podem mais ficar sem.

Entretanto, precisamos entender um pouco sobre as ervas e suas propriedades para escolher o chá adequado a nossa necessidade. Mas uma coisa é certa, os chás fazem muito bem a suade e melhora a qualidade de vida. Inúmeras alterações do organismo podem ser resolvidas com uma boa xicara de chá, pode ter certeza disso.

Hoje, por exemplo, vamos falar de 3 chás poderosos. Sabe por que são poderosos? Porque são calmantes! Eles atuam acalmando o furacão chamado ansiedade, isso mesmo. O hábito de tomar chás calmantes, pode melhorar a qualidade de sono bem como, relaxar o sistema nervoso. Portanto, vamos conhecer o poder das folhas de maracujá, do alecrim, camomila e melissa.


Origem do chá

A primeira infusão medicinal reconhecida como chá, surgiu na China 250 a.C. Na época o imperador estava doente e experimentou por acaso uma infusão de algumas folhas que caíram dentro de uma panela de água quente. Ao tomar o líquido, ele sentiu grande sensação de bem estar. Em seguida, os chineses passaram a crer no poder da infusão de água com folhas verdes e assim nasceu o chá.

Alguns anos mais tarde, no Japão, foi experimentado uma infusão de água com folhas de uma arvore especial e o resultado foi um chá medicinal que curou o Príncipe Bodhi-Dharma, filho do Rei Kosjuwo. Isso aconteceu quando o princípio estava em viagem na Índia pregando o hinduísmo e por isso os indianos atribuem a origem do chá aos japoneses.

Chas de Maracuja

Todavia, a agricultura do chá iniciou na China e a partir dali, ao longo dos anos se espalhou para todo o mundo. Antes de Cristo, a China chegou a usar o chá como moeda de pagamento. No início, os chineses moíam folhas bem fininhas e prensavam com tijolos, depois misturavam com água quente ou leite e ainda adicionavam cascas de laranja para dar aroma ao chá medicinal.

Chá de folhas de maracujá

O chá das folhas de maracujá também é facilmente encontrado em qualquer loja de produtos naturais. Nas folhas encontramos boa parte das substâncias capazes de controlar a ansiedade e trazer tranquilidade à mente. Suas folhas, também são ricas em substâncias diuréticas, ou seja, promovem a eliminação de líquidos retidos no organismo por meio da urina.

Portanto, as folhas de maracujás são boas para tranquilizar e também ajuda a desinchar e seus benefícios não param por aí. A bebida pode beneficiar as mulheres que se encontram no período da menopausa. Isso porque, ameniza os calores e as alterações de humor que podem aparecer durante essa época.


A sugestão de consumo é a ingestão de duas a três xícaras ao dia da fervura e a infusão das folhas. Caso sua intenção seja um relaxamento e sono mais tranquilo, faça a ingestão do chá pertinho da hora de ir para a cama. Suas substâncias conhecidas por atuarem como calmante natural, auxiliam no tratamento contra a insônia. Isso porque, provoca o relaxamento e combate a excitação nervosa.

Chá de alecrim

O alecrim atua diretamente como um antidepressivo, acalma dores de cabeça, ansiedade, e ajuda no tratamento da depressão. Suas propriedades são bem extensas, pois ajuda na digestão, é um anti-inflamatório natural. Outrossim, é um ótimo antioxidante para combater radicais livres.

O chá feito do alecrim atua no sistema nervoso, principalmente na área do raciocínio, memoria e concentração. Bem como, é excelente para acalmar a excitação nervosa, por isso ele é um excelente antidepressivo.

Quando tomamos 1 xicara do chá de alecrim, a sensação tranquilizante invade todo o corpo, e rapidamente o cérebro desacelera. Fator positivo para dormir bem e se sentir relaxada.

Todavia, o chá de alecrim não deve ser consumido por pessoas que possuem epilepsia, ele é contra indicado para essas pessoas. Mas se você não tem problemas como esse e goza de plena saúde, pode tomar o chá todos os dias 30 minutos antes de dormir. Bem como, todas as vezes que estiver muito agitada e nervosa.

Outrossim, as propriedades medicinais do alecrim também atuam redução do estresse. Isso porque diminuiu a pressão arterial e a controla os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade. Podemos consumir o chá 3 x ao dia, sempre depois das refeições e antes de dormir.

cha de alecrim

Chá de camomila e melissa

Estudos indicam que a camomila é uma excelente planta medicinal e que suas propriedades são indicadas para acalmar, melhorar a digestão e a saúde da pele. O chá feito da camomila é um tranquilizante natural que atua relaxando o sistema nervoso.

A saber, a camomila contém apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores no cérebro e promove o sono. Por isso, pessoas que tomam o chá diariamente antes de dormir, conseguem ter uma noite agradável de sono. Em lojas de produtos naturais, também encontramos o suplemento natural em capsula para ser consumido diariamente por pessoas com problemas de insônia.

Melissa

O chá de melissa trata de disfunções do sono, desintoxica o corpo, fortalece o sistema imunológico, diminui a ansiedade e alivia dores de cabeça e sintomas da menstruação. As propriedades da melissa ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, os músculos e a diminuir a tensão que pode ser a principal causa das dores de cabeça.

Para quem sofre de ansiedade, o chá de melissa é excelente para diminuir os sintomas. As propriedades medicinais encontradas no chá, atuam diretamente no sistema nervoso, colaborando para a redução do estresse, ansiedade e ainda auxiliando no tratamento da depressão.

Se você juntar a camomila e a melissa em um único chá, os efeitos serão praticamente dobrados. Não tem insônia que resista a essa mistura e posso falar porque tomo há muitos anos. Todos nos em algum momento da vida passamos por problemas que nos deixam agitados e nervosos. Comigo, não é diferente e o meu segredo é essa combinação de camomila e melissa.

Todavia, é importante usar as folhas naturais e ferver juntas. Não usar aqueles saches de supermercado, porque infelizmente depois de industrializado, as ervas perdem 50% das suas propriedades. O ideal é comprar em loja de produtos naturais a erva desidratada ou ainda, usar a planta ao natural. Aqui em casa, eu tenho no quintal e sempre que preciso relaxar a mente, eu corro fazer meu chá e funciona mesmo.

cha de camomila

Conclusões finais

Basta uma xicara de chá para sentir uma intensa sensação de bem estar invadir todo o corpo. De tudo que provei até hoje, sem dúvida essa mistura para mim, faz milagres! O chá de alecrim é excelente, o chá de maracujá é excelente, o chá de erva-doce também, super recomendo. Mas repito, para mim essa é a melhor mistura.

Considere que cada corpo reage de um modo, não somos iguais. Portanto, no meu caso o que faz mais efeito é camomila com melissa, mas para você pode ser o de maracujá e assim vai. Depende de cada organismo. Enfim, a melhor sugestão é provar todos e tirar as suas próprias conclusões.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!