A saber, as palavras podem ajudar a construir ou a destruir, vai depender somente do uso correto delas. Talvez seja por isso, que muita gente diz: você fala sem pensar, deveria pensar antes de falar. Algumas palavras entram como espada no coração das pessoas e causam muitos danos. Agora imagine uma criança pequena, na fase de desenvolvimento, na formação do caráter, onde seus pais afirmam, você é um desastre, você é burro, você não consegue. Para muitos pequenos, essas afirmações são sentenças de fracasso que estão determinadas. Outrossim, uma vez que você disse, não tem como voltar atrás, esse é o perigo. Nosso foco hoje, são as crianças, mas é assim também na vida dos adultos, muitas vezes falamos o que não devemos, ferimos o outro e deixamos marcas que o tempo não apaga.
Leia também >> Aprendam a ouvir seus filhos antes que seja tarde demais
Leia também >> 5 frases que não devemos usar com nossos filhos, alertam os psicólogos
5 palavras que destroem a autoestima
A saber, existem muitas palavras que destroem a autoestima de uma criança. Isso porque, quando elas estão crescendo, elas precisam de estímulos válidos para se tornarem pessoas de bem. A Bíblia por exemplo, nos diz no livro de provérbios “ensina a criança no caminho que ela deve andar, e ainda quando for velha, dele não se desviará”. Sabe o que isso significa? Que nossos filhos precisam de uma boa educação, com palavras que reforcem que eles podem, consegue, que eles vão errar, mas é normal. Agora usar palavras que acusam, menosprezam, negativas, vão minar a educação dos nossos filhos, vão roubar a confiança deles e aos poucos destruir a autoestima. As palavras podem abençoar ou amaldiçoar, pense nisso.
1. Nunca compare seu filho com outra criança
Quando estiver corrigindo seu filho, cuidado como usa as palavras, não diga para ele, você não presta, o filho do vizinho sim, é um bom filho. Acredite, isso vai marcar a vida do seu filho para sempre. Quando for corrigir, diga para ele, você também consegue, não tem problema que você errou, da próxima vez você acerta, assim como as demais crianças conseguem, você também vai conseguir, pois EU CONFIO EM VOCÊ. Se você conseguir dialogar com seu filho nesse nível, tudo vai ficar mais fácil e será mais fácil para ele entender. Quando você reforça que ele pode, que ele consegue, você está estimulando a autoconfiança dele. Use sua boca para abençoar seus filhos, dizendo somente coisas boas.
2. Você é um desastre
Nossos filhos não são um desastre, isso é a mais pura verdade, sabe por quê? Porque ninguém nasce pronto e sabendo tudo. Nossos filhos vão errar como nós também erramos na nossa idade. Agora reforçar que eles são um desastre, é como dizer que ele é um falido e nunca vai ser ninguém na vida. Pense antes de falar, quando ele errar, seja amável, e confesso, eu também errei na sua idade, não somos perfeitos. Bem como, nem sempre vamos fazer tudo certo. O importante é saber onde errou e procurar não errar mais. Olha a diferença no tom da conversa e do diálogo. Uma criança que encontra em seus pais esse apoio e referência, todas as vezes que errar vai sempre se tornar mais confiante e seguro de si mesmo, pois sabe que errar é normal.
3. Você não sabe fazer nada
Nossos filhos sabem fazer sim, muitas coisas, mas como apenas citado, vão errar como nós erramos também. Afirmar que nossos filhos não sabem nada, é decretar o fracasso deles. Quando eles internalizam essa frase, logo pensam: para que estudar? Entanto, não sei fazer nada! Jamais chegue a esse nível, ao contrário, converse com seu filho, explique para ele que para algumas coisas, temos mais habilidade, para outras não, mas que tudo isso é normal e faz parte da vida. Todavia, que cada um temos nossa vocação e mais cedo ou mais tarde, vamos entender melhor qual nosso chamado, qual área nos damos melhor. Entretanto, seu filho precisa se sentir seguro e confiante, que é um processo que todos passamos.
4. Engole esse choro, seja forte, homem não chora
Que bobeira mandar uma criança engolir o choro. Todos temos direito de expressar nossa dor e a criança também. Nos últimos temos estamos crescendo e educando crianças frias e calculistas, onde elas precisam ser fortes, não podem chorar, porque chorar é ser fraco, onde vamos parar? A saber, é completamente errado. Nossos filhos têm direito de expressar a sua dor, seja chorando, ficando nervoso ou como seja. Importante, é que os pais estejam por perto intermediando a situação e explicando que não há mal nenhum chorar, errar, ficar nervoso, se sentir frustrado. Todavia, eles precisam entender que tudo isso faz parte de um ciclo chamado vida, e nessa vida, vencem aqueles que não desistem.
5. Palavras que condenam o fracasso
Por exemplo, você é burro mesmo! Você um desastre! Eu sabia que você não ia conseguir. Você é um fraco, não sabe fazer nada. Que triste uma criança ouvir todas essas palavras negativas, palavras que determinam que ela vai ser uma fracassada. Mude esse contexto, diga para seu filho que ELE PODE, que ELE CONSEGUE, que ELE só precisa estudar um pouco mais e entender melhor. Que ele vai conseguir alcançar seus sonhos. Um bom genitor se assegura que seu filho cresça em um ambiente de amor, onde os valores são reforçados diariamente, bem como, em um ambiente otimista e positivo. O sucesso da educação do seu filho, está nas suas mãos. Usar essas 5 palavras que destroem a autoestima do seu filho, só vão fracassar a educação dele.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.