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3 cardápios que você pode comer sem culpa, leves e saudáveis

3 cardápios saudáveis
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Certamente o leitor está se perguntando: como assim almoço que não engorda? Afinal quase tudo que comemos, se não comermos com moderação engorda. Mas a boa notícia, está nas escolhas feitas para o cardápio. Portanto, hoje você vai aprender 3 cardápios diferentes, saudáveis, leves e indicados para melhorar sua alimentação. Você pode comer sem culpa, efetivamente não engorda. Bem como, basta seguir as dicas, respeitar os ingredientes e a quantidade sugerida. Os 3 cardápios, além de serem nutritivas e leves, são gostosas e para os dias quentes do verão brasileiro, é uma excelente pedida.

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A primeira receita é salada no pote

A salada no pote é uma grande aliada da dieta. A saber, é saudável, leve, nutriente e refrescante. Para quem vive de olho na balança, ela é uma dica maravilhosa. Outrossim, tem poucas calorias e ajuda no controle do peso. Escolha potes de vidros com tampas e que fiquem bem fechados para que as saladas durem mais. Siga a ordem dos ingredientes para que nenhum deles estrague, garantindo a durabilidade ao longo da semana. Os alimentos crus devem ser adequadamente higienizados. Deixe-os de molho por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água para 1 colher (sopa) sanitizantes de alimentos. Depois, seque bem em centrífugas manuais ou papel toalha. Quando úmida, elas duram menos tempo.

cuscuz

Primeiro cardápio: salada no pote

A salada deve ser montada dentro do pote de vidro e deve seguir a seguinte ordem:

  • Camada 6: Molho/Temperos
  • Quinta camada: legumes e verduras mais pesados e que podem ficar em contato com o molho, como grão de bico e feijão, pepino.
  • Quarta camada: legumes e verduras mais pesados que não podem ficar em contato com o molho, como tomate, folhas, ervilha, milho entre outros.
  • Terceira camada: folhas verdes e leves, como rúcula, alface, manjericão etc.
  • Segunda camada: ingredientes leves e cortados em pequenos pedaços, como frutas em cubinhos, flores e outras folhagens.
  • Primeira camada: grãos pequenos e sementes, como linhaça, gergelim, chia, quinoa, amêndoas laminadas etc.

Segundo cardápio: espaguete de abobrinha

Essa opção é deliciosa e não passa de uma macarronada fake! Isso mesmo, como sabemos o macarrão para quem está de dieta, não cola, não rola, e não pode! Bem como, é um carboidrato simples. Outrossim, quando metabolizado se transforma em açúcar e isso não é nada positivo para quem precisa manter a boa forma. Por isso a dica é espaguete de abobrinha, super fácil de fazer. Primeiramente, lave uma ou duas abobrinhas, e com a ajuda de um cortador de legumes, corte a abobrinha em lâminas fininhas que imitem o espaguete.

Posteriormente, leve ao fogo com um fio de óleo de oliva extra virgem e um dente de alho amassado, basta 2 minutos e está pronto seu espaguete. Você pode comer ao alho e óleo ou fazer um molho leve com tomates frescos para seu espaguete, fica a sua escolha. Use tomates e manjericão, fica uma delícia, impossível resistir.

Terceiro cardápio: cuscuz de quinoa, uma delícia! 

Cuscuz é bom demais, super fácil de fazer, rápido de se preparar é uma excelente dica para esse calor tropical do Brasil. Entretanto, existem inúmeras variações de cuscuz. Ele vai bem com qualquer ingrediente, de tomate picadinho e cheiro verde, a quinoa, que é super saudável. Esse prato é nutritivo e tem poucas calorias, além de ter uma boa quantidade de proteína, ferro, ômega 3 e 6. Outrossim, seu preparo é bem simples. Primeiramente, separe 50 g de cuscuz e coloque em uma vasilha com tampa hermética. Ferva água e cubra o cuscuz. Em seguida, antes de despejar a água, coloque sal e um fio de óleo, despeje a agua e tampe.

Enquanto isso, leve 50g de quinoa para cozinhar e cuidado para que os grãos não desmanchem, escorra e reserve. Logo, junte o cuscuz, a quinoa, e comece a preparar o tempero do seu cuscuz. Em uma panela, refogue meia cebola, adicione 20 g de cenoura ralada, 20 g de brócolis, 20 g de couve-flor, 20 g de vagem. Mexendo vez o outra, deixe que os legumes fiquem cozidos. Por fim, adicione o cuscuz e a quinoa, bem como, o sal, pimenta e cheiro verde a gosto e está pronto para ser servido. Aí estão 3 cardápios simples, econômicos, saudáveis e nutrientes para manter o foco na dieta, gostou? Compartilhe e ajude a divulgar essa ideia saudável.

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