Logo Emagrecer com vida e saude

10 benefícios extraordinários da cenoura para a saúde

beneficios da cenoura
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Você sabia que a cenoura está entre as hortaliças mais consumidas no mundo? Em parte, talvez pelo cultivo que é simples e fácil. Mas também e sobretudo porque se trata de um ingrediente muito versátil, utilizado nos mais diversos pratos e tradições culinárias.

A saber, a cenoura (Daucus carota) é uma planta herbácea espontânea pertencente à família Apiaceae, cujas origens são atribuídas à parte central do continente asiático. Entretanto, existem muitas variedades de cenouras: vermelha, roxa, amarela, branca, preta e, claro, laranja.

Outrossim, os benefícios, além da variedade, são muitos, principalmente devido ao conteúdo de betacaroteno e fibras de que são ricos. As raízes dessas plantas também são uma fonte valiosa de antioxidantes, vitaminas A, C, K e B8, mas também de ácido pantatênico, folato, potássio, ferro, cobre e manganês. Não somente! Também são ideais para quem faz dieta, pois contêm apenas 50 kcal por 200 g.

Agora vamos ver juntos quais são os 10 principais motivos pelos quais devemos comer cenoura todos os dias. Depois de ver todas as propriedades benéficas das cenouras, temos certeza de que você não conseguirá mais viver sem elas!

10 benefícios da cenoura

1. Além de sua riqueza em betacaroteno, a cenoura também fornece doses notáveis ​​de minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e outras vitaminas, como B, C e D.


2. O teor de ferro orgânico presente nesta raiz alaranjada, é facilmente assimilado pelo organismo. Bem como, é ainda maior que o do popular espinafre. Outrossim, um detalhe que o torna um excelente remédio contra a anemia.

3. O consumo regular de cenouras, seja na forma de salada, suco ou purê, aumenta o número de hemácias e a quantidade de hemoglobina no sangue. Sendo esta última considerada um importante regulador do equilíbrio ácido do organismo.

4. Outra das virtudes que a cenoura proporciona, desde que integre regularmente o cardápio das refeições, é o seu efeito hemostático. Isso porque, contribui para a cicatrização de úlceras gástricas e intestinais, tornando a fibra muscular mais densa.

5. Devido às características antioxidantes da cenoura benéficas para limpeza do corpo, aconselhamos fazer duas vezes por ano a dieta da cenoura. Ademais, é um regime que serve para eliminar toxinas, ao mesmo tempo que reforça as defesas do organismo.

Bem como, consiste em ingerir cenouras frescas durante três ou quatro dias, quase exclusivamente, em todas as formas desejadas. O ideal é comê-los sem sal, temperados apenas com suco de limão e azeite de oliva.


cenoura

Outros benefícios…

6. Esta dieta desintoxicante com cenouras pode representar, se comida cozida, uma solução ideal para combater um processo de diarreia leve. Particularmente recomendado em casos de doenças oculares como xeroftalmia (ressecamento e retração da conjuntiva, com opacidade da córnea),. Bem como, fotofobia (aversão à luz) e hemeralopia (cegueira noturna), o que se explica na riqueza de vitamina A que este vegetal apresenta.

7. Devido ao seu alto teor de caroteno, as cenouras têm o potencial de prevenir o câncer. Estudos mostraram que os riscos de câncer no pâncreas de pessoas que consomem cenouras regularmente, são muito menores do que em pessoas que quase nunca comem esse vegetal.

O caroteno não protege apenas contra o câncer, mas também as artérias, o sistema imunológico e combate infecções. Para que o corpo absorva melhor o caroteno, aconselhamos comer cenouras cozidas em vez de cruas.

8. As cenouras são ricas em fibras solúveis, por isso são muito boas para combater a constipação e reduzir o colesterol. A eficácia da cenoura no tratamento da constipação torna-se maior quando combinada com o repolho.

9. Desta planta extraordinária, não só se aproveita a raiz, mas também suas folhas, flores e sementes que prestam grandes serviços à medicina. As folhas amassadas são utilizadas como diaforéticas, ou seja, são adequadas para cicatrizar feridas. Aplicado com mel nas feridas, limpa-as perfeitamente.

10. Na forma de cataplasmas, as folhas de cenoura são ótimas para curar herpes, queimaduras, inflamação fleginosa dos dedos, erisipela, tumores inflamados, etc.

Considerações Finais

Portanto, a partir de agora, você sabe, coma cenouras! Elas fazem bem ao corpo, a mente, a pele. Reza a lenda que, em certa ocasião, o imperador Calígula convidou o Senado para um banquete de cenouras. Isso porque, eram consideradas e conhecidas como afrodisíacas!

Aqui na minha casa, uso sempre, crua, ralada, em doces, bolos. Até mesmo na salada e ensopados, no início ninguém gostava muito, torciam o nariz. Todavia, de tanto eu insistir, com o tempo, consegui fazer todos comer cenoura.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!