5 Sinais e sintomas de câncer de estômago, causas e tratamentos


Embora o câncer seja a doença do século 21, especialmente o câncer de estômago, o de mama é ainda o câncer mais comumente diagnosticado em várias partes do mundo. Um estudo mostrou resultados inacreditáveis ​​- cerca de 24.000 casos de câncer de estômago são diagnosticados a cada ano. Isso somente nos EUA.

Como em todos os casos de câncer, se for descoberto cedo o suficiente, a taxa de sobrevivência é 90% maior do que nas pessoas que o descobrem na fase 3 ou mais tarde. Infelizmente, os sintomas desse tipo de câncer ocorrem muito raramente. Outrossim, começamos a notar os sintomas depois que o câncer se espalhou para outros órgãos, exceto o estômago.

O câncer de estômago também conhecido como câncer gástrico e é uma doença de crescimento lento. A saber, os cientistas não sabem exatamente o que causa o crescimento de células cancerosas no estômago. Todavia, elencamos algumas coisas que podem aumentar o risco de contrair o câncer.

  • Infecção por uma bactéria H. pylori
  • Gastrite
  • Anemia de longa duração
  • Pólipos crescendo no estômago

Porque os sintomas do câncer de estômago são realmente difíceis de detectar. Você realmente precisa prestar muita atenção e visitas regulares ao consultório do seu médico. Bem como, ter cuidado com o que você come e outros erros que cometemos no estilo de vida. Como por exemplo, consumir bebidas alcoólicas, dormir pouco, e ingerir pouca água.

estomago

Causas e sintomas

Embora a doença se desenvolva lentamente, existem alguns sintomas que podem sinalizar que você tenha um câncer de estomago. Obviamente, esses sintomas devem persistir e não é apenas 1 ou 2, mas geralmente mais de 3 sintomas que podem levantar uma suspeita.

Em caso de suspeita da doença, você deve procurar seu médico que encaminhara para os exames adequados. Cujo objetivo é identificar a doença para iniciar o tratamento apropriado, confira abaixo os sinais.

  • Azia e / ou indigestão
  • Perda de apetite
  • Estômago inchado após as refeições
  • Fadiga
  • Diarréia
  • Constipação
  • Vômito e náusea
  • Dor no abdômen
  • Tendo fezes com sangue
  • Perder peso sem alterar nada em sua dieta
  • Desconforto acima do umbigo
  • Anemia
  • Sensação de cheio/satisfeito mesmo depois de se alimentar pouco

Embora sejam todos sintomas bem comuns, eles podem sinalizar um câncer. Todavia, é justo dizer que muitas outras doenças também apresentam esses sintomas. Como por exemplo, intoxicação alimentar, vírus, dieta pouco saudável, úlcera.


Entretanto, se eles estão piorando ou estão presentes há algum tempo, você definitivamente deve marcar uma consulta com seu médico e ele irá dar-lhe mais instruções de como proceder. A saber, as estatísticas mostram que apenas 1 em cada 5 cânceres de estômago, é descoberto a tempo.

Infelizmente o câncer de estomago é uma doença silenciosa. Suas causas são difíceis de serem diagnosticas, seus sintomas são muito comuns. Por fim, sendo comuns fica difícil individualizá-los, logo há um risco maior da doença não ser identificada a tempo!

cancer-de-estomago

Fatores de risco de câncer de estômago

Como citado anteriormente, não sabemos a causa exata do câncer de estômago, mas sabemos que certas coisas aumentam o risco de contraí-lo. Ao mudar ou ajustar seu estilo de vida, você pode reduzir seus riscos.

Você tem maior probabilidade de ter câncer de estômago quando esta acima do peso, por exemplo. Bem como, pessoas que consomem muito álcool. Outrossim, possuem uma dieta rica em alimentos defumados, peixes salgados ou frutos do mar pescados no oceano, carne salgada e vegetais em conserva.

Infelizmente se morre pela boca, isso é inevitável. O que colocamos no prato influi diretamente no nosso estilo de vida. Portanto, uma dieta saudável, equilibrada e natural pode ser a melhor prevenção contra o câncer.

A saber, ter histórico de Helicobacter pylori ou outras infecções bacterianas do estômago, também pode ser uma das causas. Outrossim, quem já fez uma cirurgia de estômago anteriormente. Fumaça, poluição também são fatores que podem provocar câncer.

Triagem e diagnóstico de câncer de estômago

Para detectar e diagnosticar o câncer de estômago, os médicos realizam exames completos. Eles fazem perguntas sobre seu histórico médico e sintomas atuais. Eles irão avaliar você usando a tecnologia mais recente, incluindo:


Biópsia: muitas vezes é necessária uma biópsia. Nesse caso, o médico removerá uma amostra de tecido do estômago durante uma endoscopia. A amostra de tecido vai para o laboratório. É analisado em um microscópio para ajudar a diagnosticar sua condição.

Tomografia computadorizada: uma tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada usa raios X para fazer uma imagem detalhada das estruturas dentro do seu corpo.

Você se deita em uma mesa enquanto o scanner envia uma série de pulsos de raios-X por seu corpo. Um corante de iodo (material de contraste) injetado em sua veia torna as estruturas e órgãos mais fáceis de ver nas imagens de TC.

Ultrassom endoscópico

Ao combinar as tecnologias de endoscopia e ultrassom, o EUS melhora muito a capacidade de diagnosticar e tratar câncer de estômago.

Varredura de tomografia por emissão de pósitrons: a varredura PET usa uma câmera especial para ver os órgãos do corpo. A câmera registra um traçador (açúcar radioativo) que é colocado em uma veia. As células cancerosas usam mais açúcar do que as células normais, portanto, o traçador aparece nas células cancerosas.

Endoscopia gastrointestinal alta: uma endoscopia gastrointestinal alta permite que seu médico examine seu esôfago, estômago e parte de seu intestino delgado. Enquanto você está sedado, um tubo é inserido na boca. No final do tubo está uma pequena câmera que permite ao médico ver o interior do estômago.

Contudo, esses testes ajudam sua equipe de saúde a detectar o câncer de estômago, identificar sua localização, decidir que tipo de câncer de estômago ou gástrico é, aprender até que ponto se espalhou e desenvolver um plano de tratamento de câncer gástrico.

estomago

Tratamento de câncer de estômago

Os tratamentos para o câncer de estômago dependem da localização e do estágio do câncer. Os médicos são líderes em suas áreas e trabalharão com você para desenvolver um plano de tratamento personalizado que pode incluir qualquer uma dessas opções de tratamento.

Cirurgia

Todavia, a cirurgia é uma opção se o câncer não se espalhou para outras áreas do corpo. Outrossim, durante a cirurgia, parte ou todo o estômago pode ser removido. Pode demorar algumas semanas até que você possa comer normalmente novamente.

Quimioterapia

A saber, a quimioterapia usa medicamentos para destruir células cancerosas ou alterar seu metabolismo. Você pode recebê-lo antes ou depois da cirurgia.

Radiação

A radioterapia usa raios-X de alta dosagem para matar células cancerosas e reduzir tumores. Você pode receber radiação no estômago ou em outras áreas onde o câncer se espalhou.

Testes clínicos

Algumas pessoas com câncer de estômago participam de estudos clínicos. Os ensaios clínicos são estudos de pesquisa para ajudar a encontrar melhores maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de estômago.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!