Certamente, você é mais uma pessoa que armazena as sobras dos alimentos depois das refeições. A saber, essa prática é mais comum do que se pensa. Isso porque, não devemos e nem podemos desperdiçar os alimentos, logo, guardar na geladeira os restos do almoço ou do jantar, é bem comum. Porém, algumas sobras de alimentos não devem ser reaquecidas, pois uma vez que são reaquecidas, elas sofrem alterações na estrutura molecular do alimento. Logo, pode se tornar um perigo para a saúde, principalmente do estômago. O engraçado que algumas sobras de alimentos acabam se tornando mais gostosas de um dia para o outro, todavia, especialistas afirmam categoricamente: faz mal à saúde e precisamos evitar. Continue lendo a postagem e descubra quais são essas 4 sobras e porque devemos evitar.
Leia também >> Inchaço abdominal e gazes: segue a lista de alimentos a evitar
Leia também >> Alimentos proibidos: quem tem úlcera no estômago não pode comê-los
O primeiro alimento dessa lista é o frango. Mas porque evitar carne de frango reaquecida? Segundo os estudiosos, uma vez que a carne do frango esfria e depois é reaquecida sua composição e estrutura mudam, criando uma toxina que é perigosa à saúde. Do mesmo modo, a carne de frango não deve ficar guardada em potes na geladeira, uma vez preparada, devemos consumir durante o dia em que foi preparada. Outro detalhe importante, se você optar por reaquecer o frango do almoço na janta, nunca use o forno de micro-ondas, pois seria ainda pior. Isso porque, o forno de micro-ondas não aquece o alimento de forma igual. Entretanto, de acordo com os especialistas, o melhor mesmo, é preparar e em seguida consumir e evitar as sobras de frango para reaquecer posteriormente.
4 Sobras de alimento que precisamos evitar
Depois da carne de frango, adivinha quem vem, o arroz. De acordo com os estudos, ele é o maior vilão dos restos de alimentos que, posteriormente, reaquecemos para reaproveitar. Isso porque, de acordo com a Food Standard Agency, evitar as sobras de arroz, é fundamental para a saúde digestiva. A saber, o arroz cru tem esporos de bactérias que são muito resistentes, mesmo depois de passar pelo fogo, esses esporos continuam vivos e podem se reproduzir. Uma vez cozido, se o arroz permanecer em temperatura ambiente, esses esporos resistentes ao fogo, se multiplicam. Por isso, muitas pessoas não podem comer arroz requentado, pois esses esporos provocam sérios problemas digestivos.

Enfim, eles são uma ameaça a saúde humana, terminou de cozinha o arroz, serviu, as sobras devem ir imediatamente para a geladeira ou freezer. O único modo de evitar que esses esporos de bactérias se multipliquem, é deixar o arroz congelado ou na geladeira. Todavia, devemos armazenar e reaquecer somente uma vez esse tipo de alimento. A saber, tem pessoas que cozinham o arroz para a semana toda, isso é um grande erro e pode trazer muitos problemas para a saúde, ou seja, é muito prejudicial a saúde. Até mesmo o feijão, deve-se manter sempre no freezer em pequenas porções. Recomenda-se descongelar pouco antes das refeições, porque se ficar reaquecendo, não vai prestar e pode se tornar um problema para a saúde do estômago.
Óleo Vegetal
Talvez pra você que está lendo, pode parecer estranho, mas atenção a essa informação. Pratos elaborados com óleo vegetal, como por exemplo, óleo de milho, de canola, girassol, não podemos reaquecer posteriormente. Entenda porquê. Estudos comprovaram um acréscimo de câncer e acidentes vasculares em pessoas que reaquecem esse tipo de refeição. Isso porque, esse tipo de óleo refinado que contém ácido linoleico e gorduras poli-insaturadas. Quando reaquecidos liberam uma substância chamada HNE (4-hidroxi-trans-2-nonal), ou seja, uma toxina dos ácidos graxos que é prejudicial a saúde. A saber, essa toxina está ligada a vários tipos de problemas de saúde, com doenças hepáticas, aparecimento de tumores e outros. Portanto, saiba que devemos usar o óleo vegetal somente uma vez e nunca reaquecido.
Por fim, o último grupo de alimentos que não podemos reaquecer, é o dos vegetais. De acordo com estudos, deve-se consumir vegetais no momento o qual se prepara. Outrossim, as sobras ou vão para o freezer ou para o lixo, mas nunca em potes para a geladeira. Isso porque, boa parte dos vegetais possuem nitrato. Essa substância pode provocar a metemoglobinemia, um distúrbio raro que aparece em crianças e provoca fadiga crônica, falta de ar e convulsões. Portanto, nunca reaproveite restos de vegetais, dentre as sobras, depois do arroz, esse grupo é um perigo para a saúde humana e provoca inúmeros distúrbios além de aumentar o risco de câncer.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.