Durante alguns períodos do ano, devido as mudanças climáticas, alergias, oscilação da umidade do ar, a tosse vem com força. A saber, milhares de pessoas nos meses de julho e agosto, costumam passar noites inteiras tossindo. Infelizmente, a tosse é algo que incomoda muito e ela vem sem nenhum planejamento. Às vezes, é o final de um resfriado e o corpo precisa eliminar o catarro que sobrou nos pulmões. Às vezes, é alergia as mudanças climáticas, e os alérgicos, são os que mais sofrem com essas oscilações. Ainda, pode ser apenas uma irritação em função do ar seco, bem comum em alguns períodos do ano. Para quem sofre de rinite e sinusite por exemplo, o inverno seco brasileiro, é um martírio. A secreção vai acumulando, as vezes inflama e do nada vem aquela tosse seca, irritante e profunda.
Leia também >> Xarope de beterraba extermina a tosse, cura gripe e resfriados
Leia também >> Xarope broncodilatador de ameixas, excelente para tratar bronquite
Geralmente, esses quadros de gripes, resfriados, bronquites, sinusites, rinites e outros, são tratados com remédios químicos de farmácia. Todavia, existem xaropes naturais, elaborados a partir de ervas que não apenas previnem as infecções, mas também tratam a tosse e estimulam a limpeza dos pulmões. Nessa postagem por exemplo, vamos aprender três receitas totalmente naturais, que vão te ajudar a limpar as vias respiratórias, eliminar o catarro, tratar a infecção e o principal: eliminar essa tosse seca, irritante e profunda. Como citado, são 3 receitas diferentes, ambas naturais e cada uma para um tipo de tosse. Lembrando, que nosso conteúdo é meramente informativo, em casos de urgência médica, procure seu médico. Outrossim, se decidir por tratamentos alternativos, procure saber juntamente ao seu médico se você não tem alergias. Porque o que é bom para um, pode não ser bom para o outro.
Tosse seca e irritante
A saber, as tosses secas, irritantes ou improdutivas podem ser debilitantes e estão muitas vezes associadas a tensões nervosas e ansiedade e não a infecções. Como tal, podem responder a supressores calmantes da tosse. Bem como, é comum pessoas muito estressadas e nervosas, terem crises de tosses seca que surgem do nada. Nesses casos, um bom xarope calmante, pode resolver o problema. O xarope de Cerejeira-Brava e Hissopo, por exemplo, pode ser uma boa escolha. Isso porque, a cerejeira-brava é um suave sedativo, bom para suprimir a tosse irritante ou esgotante. Combina-se com hissopo (erva-sagrada), remédio tradicional para tosses renitentes.
Ingredientes para a receita
- 30 g de casca seca de cerejeira-brava.
- 250 ml + 100 ml de água.
- 10 ml de hissopo seco.
- 250 g de mel líquido.
Como fazer o xarope para tosse seca ou irritante
Primeiramente, colocar a casca de cerejeira-brava de molho em 250 ml de água durante uma noite. No dia seguinte levar ao fogo baixo para reduzir um pouco do líquido, deixe ferver por uns 15 minutos, coe e reserve. Posteriormente, faça uma infusão normal de hissopo em 100 ml de água, coe e acrescente o líquido à decocção de casca já reduzida. Em seguida, acrescentar o mel e ferver em fogo baixo durante 5-10 minutos, para fazer o xarope. Deixar esfriar e guardar em frascos de vidro escuro, esterilizados e fechados com rolhas de cortiça. Recomenda-se consumir 5 ml até 4 vezes por dia, enquanto os sintomas da tosse persistirem.
Tosse para expectoração
Para quem tem tosse produtiva, a chamada tosse com expectoração, aqui fica a receita de um xarope caseiro para tratar. Todavia, a tosse com expectoração ou a produtiva, é aquela derivada de uma infecção, ou dos seios da face provocadas pela sinusite ou por uma bronquite. Portanto, nesses casos, é bom consultar seu médico. Provavelmente, você terá de tomar outros remédios, mas pode usar o xarope caseiro para limpar as vias respiratórias. Na nossa receita, vamos usar broto de pinheiro, um dos melhores xaropes que existe para tratar a tosse produtiva.
Para a receita vamos precisar dos seguintes ingredientes: 3 a 4 punhados de brotos de pinheiro bem pequenos; 1 litro de água; 1 kg de açúcar mascavo; 3 g de ácido ascórbico (= vitamina C), à venda em farmácias e uma panela. Preparo: primeiramente, lave e corte os brotos de pinheiro e depois coloque-os na panela. Em seguida, adicione a água e o açúcar e deixe cozinhe a mistura até obter a consistência de um xarope perolado (cozinhe até que uma pérola seja formada na ponta da espátula). Deixe esfriar. Entretanto, quando o xarope estiver morno, adicione o ácido ascórbico e cubra com uma tolha e deixe repousar por 2 ou 3 dias. Posteriormente, coe para filtrar e armazene em uma garrafa. Recomenda-se, tomar 3 colheres de sopa, de manhã, à tarde e à noite, todo dia em caso de tosse ou bronquite (posologia sugerida).
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.