Leia também >> Torta de palmito saudável, rica em nutrientes e deliciosa
Leia também >> Torta de frango suculenta sem farinha, uma delícia, impossível não amar
O repolho é um alimento versátil e muito nutritivo. A saber, nos últimos tempos, ele virou o querido de quem malha, faz dieta ou simplesmente deseja viver com mais saúde. Isso porque, devido as propriedades do vegetal, nutricionistas garantem que ele é o melhor substituto para a carne vermelha ou branca. Isso porque, é fonte de nutrientes importante, rico em vitamina C, rico em fibras o que favorece o bom funcionamento do intestino. Bem como, reduz os níveis de colesterol, melhora a digestão, controla o apetite e a compulsão alimentar. Outrossim, é bom amigo do coração, isso porque, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e controla a pressão arterial. Por fim, tem pouquíssimas calorias, ideal para quem precisa manter a boa forma. Enfim, contribui para manutenção da imunidade.
Torta deliciosa de repolho e batata
A batata inglesa, também é um ingrediente que não deve ser desprezado. Embora, seja sempre um carboidrato, ela também fornece benefícios para a saúde e ajuda na manutenção do organismo. Outrossim, apesar de ser carboidrato, é um carboidrato complexo e, portanto, um carboidrato saudável que ajuda a fornecer energia para o todo o organismo. O consumo de batatas com frequência por exemplo, beneficia diretamente o sistema nervoso, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce. Ainda, melhora a qualidade do sono, fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão e trata de pequenas inflamações estomacais, para isso, basta consumir o suco da batata em jejum. Para os atletas, a batata não pode faltar na mesa, pois ela previne doenças e fortalece os ossos.
Ingredientes
- 5 batatas médias
- ¼ de repolho branco, divida a cabeça de repolho média em 4 partes e utilize uma delas
- 1 ovo, sal a gosto, cheiro verde picadinho a gosto
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico, aquele para bolo
- 250g de farinha de trigo ou de arroz se você for celíaco
- 1 cenoura pequena ralada
- Temperos a gosto como pimenta, páprica, alho em pó e gengibre
- 5 dentes de alho triturados
- 2 cebolas roxas picadas
- 100g de muçarela ralada
Preparo da torta
Primeiramente, descasque as batatas, pique-as e leve-as para cozinhar em água e sal, elas devem cozinhar até ficarem bem molinhas, pois assim é mais fácil de amassar e fazer o purê. Uma vez cozidas, escorra-as e amasse com o garfo ou passe na peneira, uma vez amassadas, reserve-as. Em seguida, pique o repolho bem picado, rale a cenoura e em uma frigideira coloque azeite e comece a refogar o repolho, não coloque nada, apenas o azeite, em fogo baixo, vai refogando o repolho, depois acrescente a cenoura, sal e pimenta a gosto. Termine de refogar bem, até ficarem levemente dourados, reserve. Agora, pegue o alho triturado e frite no azeite até dourar, remova do óleo e reserve. Nesse mesmo óleo, frite as cebolas cortadas, quando as cebolas estiverem bem refogadas e douradas, junte o alho.
Misture bem o alho e a cebola, desligue o fogo e reserve a cebola e o alho. Pegue a batata amassada, junte 1 ovo na massa, misture bem, em seguida, acrescente a farinha e continue misturando. Por fim, agregue o fermento em pó e misture bem. Para quem sofre de intolerância ao glúten, você pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou por fécula de batata, fica ainda melhor com a própria fécula da batata. Termine de misturar tudo bem, a massa fica um pouco grudando, mas é assim mesmo. Em uma bancada polvilhe a farinha com abundância, faça uma bola grande, divida ao meio e use carda parte da massa para um recheio. Portanto, pegue uma parte divida ao meio de novo, abra elas com a ajuda de um rolo e deixe do tamanho do fundo da sua frigideira.
Finalizando a torta deliciosa de repolho e batata
Em seguida, pegue o recheio de repolho e cenoura e coloque sobre uma das partes, mas atenção, faça 4 montinhos como na foto, porque depois vamos fechar e dividir em 4 partes, então o recheio preciso ser colocado de modo que possamos dividir as partes. Quando terminar de rechear, cubra com a outra parte da massa aberta. Então, com a ajuda dos dedos, delimite as partes e corte, depois com o garfo, como se fosse um pastel, pressione nas bordas da massa para fechar. Repita o mesmo processo com a segunda parte da massa inicial que foi reservada. Todavia, dessa vez recheie com a cebola refogada e por cima coloque um punhado de muçarela ralada, feche com a outra parte de massa, delimite os espaços, corte e feche com o garfo. Agora estão prontas para irem a frigideira.
Untem sua frigideira e em fogo baixo, coloque quatro partes da massa recheada. Não abafe com a tampa, deixe elas fritarem aos poucos. Importante, usar uma frigideira antiaderente para que a massa não grude. Eu uso bem pouquinho óleo, o suficiente para untar mesmo, e vou virando com a espátula, até que as partes esteja fritas e douradas de ambos os lados. Se você e tiver a disposição duas frigideiras, pode fazer esse processo ao mesmo tempo, com as duas tortas de sabores diferentes, caso não tenha. Faça uma torta de cada vez. Quando estiverem bem douradas, crocantes e assadas, remova da frigideira e sirva. A receita rende 8 porções, ideal para uma família grande, porque uma porção é suficiente para cada um.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento