Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Torta de banana caramelizada com biscoitos na travessa

Torta de banana caramelizada
Compartilhe esse post:

Alguns chamam de banoffe, outros de pavê de banana, ou então de chico balanceado, mas ainda tem aqueles que preservam o nome original: torta de banana caramelizada. A saber, essa sobremesa é bem antiga, mas com o passar dos anos ela foi ganhando alguns ajustes e ingredientes novos. Antigamente, por exemplo, a receita original levava somente banana, leite e calda de caramelo, mas hoje em dia, tudo ficou mais sofisticado e se tem algo que brasileiro ama fazer, é mudar receitas. Pois bem, por isso, vemos por aí tantos nomes diferentes, uma variação enorme de ingredientes nas receitas. Por exemplo, tem banoffe de banana com doce de leite, com castanhas, com chocolate, com biscoitos. Enfim, o que conta é a criatividade de cada chef e principalmente a harmonia dessa mistura de sabores.

Leia também >> Bolo de banana com canela e mel, sem glúten, massa fofinha

Leia também >> Receita de torta de banana com canela, igual a do Mc Donald’s

Entretanto, ainda prefiro as receitas mais simples e tradicionais. Por isso, hoje vou compartilhar com os seguidores do site, uma receita de torta de banana caramelizada na travessa simples, porém com a adição de biscoitos na massa para dar um pouco mais sabor e fazer a alegria das crianças. Podemos dizer que essa receita conserva 90% dos ingredientes da receita original, mas ganhou um toque há mais no sabor, por causa dos biscoitos. Todavia, escolha bananas bem maduras para essa receita, pois quanto mais maduras e macias estiverem, maior será o sabor delas na sobremesa. Quando elas estão bem madurinhas, aumentam seus nutrientes e benefícios e deixam um sabor mais aveludado na hora de caramelizar. Portanto, maduras é o ponto ideal.

Torta de banana caramelizada na travessa

Ingredientes para o creme

  • 600 ml de leite
  • 3 gemas peneiradas
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de maisena
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó
  • 50 gramas de castanhas picadas (opcional)

Para o caramelo, você vai precisar de 1 xícara(chá)de açúcar; 1 xícara (chá) de água e 6 bananas maduras. Por fim, para a montagem da torta, você vai precisar de 150g de biscoitos, pode ser de leite, de manteiga ou chocolate. Com chocolate fica bem saboroso e dá um toque especial no sabor. Leite para umedecer os biscoitos.

Preparo

Primeiramente, vamos preparar o caramelo e em seguida, o creme para a sobremesa. Portanto, em fogo baixo, derreta o açúcar numa panela até formar uma calda dourada. Gradualmente, adicione água até ferver e formar um caramelo brilhante. Incorpore as rodelas de banana e cozinhe por 5 minutos até caramelizar. Reserve 2/3 das bananas para a montagem. No restante da panela, adicione leite condensado, creme de leite, maisena dissolvida no leite, leite em pó, castanha picada e gemas. Posteriormente, cozinhe em fogo médio, mexendo até ferver e engrossar. Deixe cozinhar por mais 2 minutos e retire do fogo para esfriar um pouco antes de iniciar a montagem da torta de banana caramelizada na travessa.

Uma vez que o creme estiver morno, é hora de começar a montar essa delícia na travessa refratária. Portanto, primeiramente, coloque uma parte do creme no fundo da travessa, em seguida, umedeça os biscoitos no leite e faça uma camada de biscoitos sobre o creme. Por fim, adicione o restante do creme sobre os biscoitos e para finalizar, esparrame sobre o creme aquela banana caramelizada. Portanto na montagem, você terá quatro camadas ao todo, sendo duas de creme, uma de biscoitos e a última de banana carameliza. Enfim, leve para a geladeira por 4 horas, até ficar bem firme e gelado. Sua sobremesa está pronta para servir e ser devorada por todos. Viu que fácil, não descarte as bananas maduras, faça sobremesa, pão, bolo, biscoitos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.