Memória: descubra a técnica natural que melhora a memória

melhora a memória
Compartilhe esse post:

O leitor, alguma vez, já se perguntou por que perdemos a memória? A saber, existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade. Mas também, pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer. Outrossim, com o avanço da idade o cérebro começa a ficar comprometido e isso também ocasiona a perda de memória. Estudos científicos atestam que o maior vilão da perda da memória é o estresse.

Leia também >> Folhas de louro, um santo remédio para a ansiedade

Leia também >> 10 mudanças que acontecem no corpo quando praticamos caminhada

O ritmo acelerado das pessoas, a ansiedade, a depressão, tudo isso colabora para a perda de memória que, em alguns casos, é reversível e em outros, irreversível. Todavia, esse ritmo estressado da vida moderna tem roubado a memória de muitas pessoas, inclusive dos jovens. Certamente, você está se perguntando o que fazer nesses casos para prevenir que isso ocorra. A única resposta coerente é se livrar do estresse, da ansiedade, da depressão. Em palavras simples, ter um estilo de vida mais saudável, onde, a atividade física ocupe principalmente um papel importante. Isso porque, estudos demonstraram que caminhadas por exemplo, é o único remédio contra todos os males.

caminhar melhora a memória

Caminhar, esse é remédio para a memória

A saber, caminhar é cômodo, prático e sobretudo econômico. Como atividade física, pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Outrossim, praticar caminhadas é uma das atividades físicas mais recomendadas para melhorar a qualidade de vida, saúde e combater doenças. Por exemplo, caminhar de 30 a 45 dias por dia, mantém o estresse, a ansiedade e a depressão bem longe, sabe por quê? Porque quando um indivíduo pratica caminhadas, o cérebro produz a endorfina, ou seja, o hormônio do prazer, da felicidade. Quem tem bastante endorfina, não tem estresse, nem ansiedade, muito menos depressão e consecutivamente, problemas de memória.

Caminhar 30 minutos por dia por exemplo, fará um grande bem ao seu corpo, reduzindo os riscos de derrames e doenças cardiovasculares. Além disso, melhora a circulação, já que andar a pé reduz a pressão arterial durante 24 horas após a prática do exercício. Outrossim, a atividade aumenta o fluxo de sangue, provocando uma expansão dos vasos sanguíneos – reduzindo a pressão. As válvulas cardíacas passam a funcionar melhor, facilitando a circulação da hemoglobina e a oxigenação ao corpo. Enfim, caminhar também é excelente para dinamizar a atividade cerebral – algo que é muito pouco enfatizado.

Benefícios excepcionais da caminhada

Combate a depressão. Bom, isso não é uma novidade. Isso porque, a atividade física libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela sensação de prazer e relaxamento. Quanto mais endorfina tivermos no sangue, mais fácil é de combater a depressão e de prevenir o aparecimento dela. Outrossim, melhora a saúde mental. Talvez, nem todo mundo saiba desta informação. A saber, caminhar ajuda a reduzir problemas no cérebro, como memória fraca e falta de atenção. Bem como, retarda o envelhecimento e mantém o corpo em plena forma.

Ajuda o diabético. Você sabia que andar estimula a produção de insulina? Pois sim, a insulina é uma substância muito importante, pois é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece porque o fígado e o pâncreas são estimulados a trabalhar durante a caminhada, provocando maior circulação do sangue por todos os órgãos. Por isso, caminhar faz muito bem ao diabético e ajuda a manter a saúde do paciente em forma.

Facilita a perda de peso. Quando aceleramos o metabolismo do nosso corpo, queimamos gorduras. Portanto, quanto mais aceleramos o ritmo da caminhada, mais peso temos chances de perder e chegar no corpo desejado. Aliás de todas as atividades físicas, a caminhada é a que mais estimula a perda de peso. Super indicada para quem faz dieta e precisa combater a obesidade.

Evita osteoporose

Caminhar estimula e fortalece os ossos, aumentando a densidade óssea e prevenindo osteoporose e artrite, graças à melhora da circulação do sangue. Bem como, diminui o estresse. A saber, corpo e a mente ficam mais relaxados quando nós caminhamos, afastando-nos não só da depressão como também de outras doenças. Para termos uma boa memória e um cérebro saudável, temos que manter bem longe o estresse. Bem como, a ansiedade, se você não sabia, a ansiedade vai destruindo a memória aos poucos e por isso que hoje em dia, muitos jovens já sofrem desse problema.

Melhora a atividade sexual

A boa circulação de sangue e oxigenação das células só podem resultar na saúde e bem-estar do corpo. Sendo assim, não é surpresa se dissermos que caminhar 30 minutos todos os dias aumenta o desejo sexual e a nossa energia, não é? Pois então, caminhar é tudo de bom, mas se recomenda antes uma conversa com seu médico para ver se você pode fazer esse esforço físico e, se sim, em qual intensidade. As caminhadas são uma prática regular que precisam começar gradativamente, ou seja, não é caminhar 1 hora hoje e amanhã caminhar 1h10. Está errado, comece com 20 minutos, depois de uma semana aumente para 30 minutos, depois para 40 e assim sucessivamente.

Considerações finais acerca da memória

A caminhada previne doenças cerebrais, demência, a degeneração precoce do sistema cerebral. Portanto, caminhar conserva a saúde do sistema nervoso e por isso, previne problemas de memória e ainda melhora a memória do cérebro. Caminhar diariamente faz muito bem a saúde, isso é claro e comprovado em vários aspectos da saúde humana. Ademais, melhora o humor, espanta o estresse, previne a ansiedade e da depressão. Se não bastasse tudo isso, ainda ajuda a perder peso e melhora a libido da mulher. Está esperando o que para começar a fazer caminhadas?

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.