Leia também >> Xarope de beterraba com rapadura, eficaz contra anemia
Leia também >> Como curar a rinite alérgica de forma natural
Abacaxi e agrião no tratamento de rinite
Um excelente remédio natural para a rinite alérgica é o suco de abacaxi com agrião, pois o agrião e o abacaxi possuem propriedades mucolíticas que auxiliam na eliminação das secreções que se formam durante a crise de rinite. Já o agrião também pode ser consumido cru, se bem lavado, numa boa salada em todas as refeições enquanto o indivíduo sentir os incômodos da rinite. Além disso, o abacaxi é uma fruta que fortalece o sistema imune, e é rica em vitamina C e antioxidantes potentes que ajudam a reduzir os sintomas de inflamação provocados pela rinite, como espirros, nariz pingando e coceira no nariz, por exemplo.
Para o suco de abacaxi e agrião contra a rinite, você vai precisar 1 copo de 250 ml de suco puro de abacaxi e 1 copo de 250 ml de folhas de agrião. Em um liquidificador, adicione o suco de abacaxi, e em seguida, as folhas de agrião e liquidifique até que a mistura esteja completamente homogênea. Se o abacaxi estiver azedo, adicione 1 colher de mel. O mel também é rico em vitaminas C e favorece a limpeza do trato respiratório. De preferência utilizar mel orgânico puro. Quando estamos em plena crise de rinite, recomenda-se consumir o suco 2 x ao dia para um bom resultado. Todavia, consome-se o suco também no processo de prevenção e reforço das defesas do organismo.
Suco de abacaxi com agrião contra a anemia
A anemia, caracteriza-se pela ausência de ferro no sangue e isso é um problema bastante sério. A saber, a carência do ferro provoca, cansaço físico excessivo, queda de cabelo, unhas quebradiças e fracas, palidez, câimbra, falta de ar, taquicardia, dificuldade de concentração e perda da memória. No caso, existem tratamentos a base de remédios químicos que consiste em repor o ferro no organismo e equilibrar os glóbulos vermelhos no sangue. Entretanto, existem muitos alimentos que são ricos em ferro, a beterraba por exemplo, é uma excelente aliada no reforço do ferro. Mas hoje vamos falar do abacaxi e agrião, um remédio natural muito eficaz contra a anemia.
Ambos são ricos em vitaminas essenciais para o organismo e que ajudam a repor a carência do ferro, do zinco e das proteínas necessárias. O abacaxi por exemplo, é rico em potássio, manganês, magnésio e várias vitaminas. Além disso, a fruta também é rica em bromelina, um composto que auxilia na digestão das proteínas. Já o agrião, é rico em fósforo, iodo, enxofre e ferro. Minerais poderosos no reforço dos glóbulos vermelhos no sangue. Outrossim, é rico em ácido fólico, vitamina importante e fundamental no tratamento e equilíbrio da anemia. Portanto, unir abacaxi e agrião em uma única receita, é como fazer um remédio natural para tratar as carências do organismo.
Receita do suco
Para o tratamento com esse remédio, recomenda-se consumir 1 litro do suco por dia. Portanto, para a receita você vai precisar de um litro de água filtrada gelada ou temperatura ambiente, fica a sua escolha. 4 xícaras de folhas de agrião bem lavadas e centrifugadas, 4 fatias generosas de abacaxi. O preparo é bem simples, leve tudo ao liquidificador, liquidifique bem até obter uma mistura homogênea, adoce com mel se for necessário e consuma o primeiro copo em jejum pela manhã, depois 1 copo no almoço, um copo de lanche a tarde e por fim, um copo no jantar. O ciclo deve durar 7 dias, posteriormente, em via preventiva, você pode tomar o suco 3 x na semana, sendo um copo em jejum.
O suco de abacaxi e agrião é muito bom para a saúde em geral. Aqui na minha casa, pelo menos duas vezes na semana, eu faço para a família toda beber. Ele mantém a gripe longe das crianças, ajuda no tratamento de dor de garganta. Outrossim, melhora a imunidade e previne muitas doenças. As crianças as vezes, não querem tomar, dizem que o gosto não é bom, mas com uma colher de mel, você vai conseguir convencer seus filhos a tomarem pelo menos um copo de manhã.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.