Gergelim: uma colher por dia e seus ossos vão ficar fortes e saudáveis

sementes de gergelim
Compartilhe esse post:

A saber, elas estão classificadas como leguminosas, mas isso não importa, o que conta é os benefícios que elas trazem para a saúde. Em algumas partes do mundo, são classificadas como especiaria ou ainda, como cereais. Todavia, pouco conta a classificação, porque são as suas propriedades a fazer milagre pela saúde humana. Isso porque, gergelim é bom para os ossos, previne os efeitos da radiação e os sintomas da diabetes, entre outros benefícios que você vai ficar conhecendo hoje. Portanto, não feche o artigo, leia até o final.

Leia também >> Cravo da Índia: especiaria que acelera o metabolismo

Leia também >> Folhas de louro, uma especiaria rica em benefícios para a saúde

Origem do gergelim

A saber, o gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum. Além de deliciosas, as sementes de gergelim trazem muitos benefícios, como melhorar a saúde óssea, proteger contra radiação e prevenir câncer, hipertensão, diabetes e inflamação. Outrossim, você pode encontrar sementes de gergelim branco, preto e marrom (quando há casca). Apesar das variações, o valor nutricional entre os diferentes tipos de semente de gergelim muda pouco. Para se ter uma ideia, o gergelim é uma ótima fonte de vitamina B6, uma das vitaminas do complexo B. Apenas uma colher de sopa contém aproximadamente 0,8 mg de B6.

Dentre suas propriedades ainda encontramos lipídeos, ácidos graxos insaturados, fibras, folato, triptofano, proteínas, tiamina, fósforo, manganês, cobre e zinco. A saber, as sementes de gergelim podem ser douradas, pretas ou marrom, isso porque, existe três qualidades. Sendo uma delas integral. A saber, as sementes de gergelim possuem alta concentração de cálcio que penetram profundamente no tecido cutâneo e com isso fornece um suporte a mais para a saúde dos ossos. Por essa razão, recomenda-se consumir as sementes com certa frequência pois elas garantem a saúde óssea humana. De fato, muitos atletas fazem uma dieta rígida onde o gergelim é um dos principais ingredientes.

Benefícios

A saber, atua na redução da hipertensão.  Isso porque, o consumo natural de óleos a base de gergelim ou da própria semente, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e ajuda a prevenir várias condições cardíacas. Resumindo, o consumo das sementes é bem saudável e previne doenças cardíacas como também favorece a saúde do coração. Isso se deve ao fato de que o gergelim tem magnésio, um importante vaso dilatador que faz bem ao coração. Ademais, é ele que ajuda a reduzir a pressão arterial.

gergelim

Previne o câncer e melhora a diabetes

Em função de todas as vitaminas, minerais e nutrientes presentes nas sementes, não é nenhuma novidade que ajuda na prevenção do câncer. Outrossim, além dos minerais, as sementes de gergelim contêm fitato, um antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres. No caso da diabetes, os componentes das sementes de gergelim, como o magnésio, têm sido associados à redução do riscos de diabetes e servem para o tratamento de seus sintomas. Além disso, foi demonstrado que o óleo de gergelim pode afetar positivamente a ação de vários medicamentos em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2. Enfim, ele melhora a funcionalidade da glibenclamida (medicamento para diabetes) e regula ainda mais os níveis de insulina e glicose no corpo, ajudando, assim, a controlar os sintomas da doença.

Ajuda a controlar o colesterol e melhora a digestão

Alguns estudos sugerem que comer sementes de gergelim regularmente pode ajudar a diminuir o colesterol alto e os triglicerídeos. Segundo pesquisas, comer mais gordura poli-insaturada e monoinsaturada (como os presentes no gergelim) em relação à gordura saturada pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Além do mais, as sementes de gergelim contêm dois tipos de compostos vegetais, lignanas e fitosteróis, que também podem ter efeitos de redução do colesterol. Por fim, O gergelim também contém fibras que são importantes para a saúde do intestino, reduzindo condições como prisão de ventre e diarreia, e protegendo a saúde do cólon.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.