Leia também >> Alzheimer, reconheça a doença observando 4 sintomas
Leia também >> Esse remédio não tem preço, basta uma colherinha por dia
Pesquisas demonstraram em pessoas saudáveis que ela melhora a concentração, o aprendizado, a ansiedade, o humor, equilibra o estado emocional, a cognição. Tem efeito calmante, que previne, trata e equilibra a ansiedade. Algumas pesquisas, demonstram que o uso da sálvia, melhora em 65 % a saúde do cérebro, aspecto positivo para quem sofre de Alzheimer e demência senil. Quem toma chá de sálvia com frequência, dificilmente vai desenvolver doenças degenerativas do cérebro, demência e outras patologias ligada ao cérebro. Outrossim, a salvia sem dúvida, precisa fazer parte do tratamento de pessoas que já sofrem de Alzheimer ou de demência senile.
Chá, cápsulas ou tintura de sálvia
A saber, quem cria o hábito de tomar o chá de sálvia já a partir dos 40 anos, tomando 2 xícaras ao dia, dificilmente terá problemas com doenças degenerativas do cérebro, assim diz estudos. Todavia, para pessoas que infelizmente, não consegue tomar o chá ou para pacientes que sofrem de Alzheimer ou demência, existem cápsulas manipuladas que são vendidas nas farmácias de produtos naturais. Quem optou por chá, tem que tomar 2 x ao dia. Quem optou pelas capsulas, o médico fitoterapeuta irá prescrever quantas capsulas ao dia. No entanto, a tintura da salvia, pode ser consumida 3 x ao dia, sendo duas gotas cada vez.
Entretanto, a saber, a sálvia faz bem para todo o organismo. Por exemplo, para mulheres que sofrem de TPM, a sálvia alivia todos os sintomas, melhora o humor, equilibra o emocional e dá uma forcinha para que esse período seja o mais tranquilo possível. Portanto, sim, de tempero a remédio, pois ela é maravilhosa e com benefícios medicinais que superam qualquer expectativa. A saber, o chá é rico em antioxidantes que neutralizam os radicais livres e, portanto, previnem o envelhecimento das células. Outrossim, a bebida é rica em ácido rosmarínico, um antioxidante que oferece inúmeros benefícios. Como por exemplo, a diminuição da inflamação e dos níveis de açúcar no sangue.
Rica em vitaminas
Também, a erva oferece uma quantidade razoável de vitamina K, essencial para a saúde óssea, a circulação e a coagulação sanguínea adequada. A saber, o chá também pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Ou seja, age diminuindo o risco de doenças cardíacas. Para a pele, saiba que a sálvia é ingrediente principal de vários cosméticos, sendo inclusive um excelente cicatrizante para feridas e machucados em geral. Bem como, turbina o cérebro, como já antecipado, é o ácido rosmarínico o responsável por preservar a saúde cerebral e prevenir as doenças degenerativas.
Precauções
Não indicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando. A saber, a salvia não tem contraindicações. Dentre as propriedades medicinais da planta, tem uma de nome tujona que pode provocar intoxicação. Contudo, isso para casos em que a pessoa consome o chá em excesso. Todavia, saiba que é permitido até 3 xícaras por dia do chá e a parte o fator da intoxicação a planta não apresenta sintomas que podem prejudicar a saúde.
Como fazer o chá de sálvia
Para fazer o chá de salvia, você vai de 3 folhinhas da planta, lavadas e secas. Em uma panela, leve 1 xícara de água para ferver e quando estiver fervendo, acrescente as folhas da sálvia, desligue o fogo e abafe por 10 minutos para fazer a infusão. Em seguida coe e está pronto para tomar. Lembrando que não se ferve as folhas de nenhuma planta medicinal, o chá é feito a partir da infusão das folhas em água fervendo, essa é maneira correta de desfrutar de todos os benefícios do chá.
Tintura de sálvia, como fazer
Para a tintura, vamos precisar dos seguintes ingredientes: 200 g da erva seca. No caso de erva fresca, esta deve ser primeiro seca antes de ser usada na preparação da tintura e 1 litro de vodca com percentual de álcool de 37,5%.
Modo de preparo: esterilizar um pote de vidro escuro com tampa. Para isso, deve lavar bem o pote com água quente e sabão, deixar secar e levar ao forno durante 15 a 20 minutos. Em seguida, picar bem a erva seca e colocar no pote de vidro, adicionando em seguida a vodca até que as ervas fiquem cobertas. Posteriormente, mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão submersas na vodca. Por fim, fechar o pote de vidro e deixar repousar durante 3 semanas em local fresco e arejado, agitando a mistura 1 vez por dia.
Após 2 semanas, coar a mistura usando um coador de café de pano ou um filtro de papel. Colocar a mistura novamente num pote de vidro esterilizado, que deve ser etiquetado com a data e a lista dos ingredientes usados. Essa mesma receita serve para fazer qualquer tintura de erva medicinal, importante não misturar as ervas.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.