Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Com 100ml de óleo usado fiz um sabão de álcool perfeito

100ml de óleo usado
Compartilhe esse post:

Leia também >> Terapia do dia, 55 litros de sabão perolado feito com cravo da índia

Leia também >> Sabão líquido de álcool com limão taiti concentrado, receita maravilhosa com vídeo

Fazer sabão, testar misturas, virou uma terapia para muita gente, inclusive pra mim. Mas a melhor parte disso tudo, é a economia no orçamento doméstico. A saber, a crise econômica que se abateu sobre o mundo nesse período pós-pandemia, quebrou as pernas de muita gente e no supermercado é onde vemos os reflexos mais acentuados. A seção de produtos de limpeza por exemplo, dobrou de preço! A saber, alguns produtos chegaram a triplicar o preço e continua subindo. Como driblar esse contexto? Sem produtos de limpeza e uma casa higienizada, limpa e perfumada, não dá para ficar, o jeito foi improvisar e dia a dia, recebo milhares de pedidos de receitas. Portanto, continua aí com a gente, vamos fazer sabão com apenas 100ml de óleo usado.

sabão com 100ml de óleo usado

Sabão feito com 100ml de óleo usado

Como antecipado, estou fazendo nessa postagem meia receita do sabão de 100ml de óleo usado e 100ml de álcool. Mas você pode dobrar a receita e fazê-la completa. Como eu fiz para testar a qualidade da receita e no momento tenho bastante sabão na dispensa, optei por meia receita. No entanto, o correto seria fazer inteira, mas fazendo assim no teste, não desperdiçamos muitos produtos, caso não desse certo. Todavia, saiba que deu certo, amei o resultado, espuma muito e remove todas as manchas. Portanto, recomendo você testar aí na sua casa, pois tenho certeza de que vai valer a pena.

Ingredientes

  • 100 ml de óleo de fritura usado ou novo morno, não pode ter nenhum tipo de gordura de animal se for óleo usado.
  • 20 g de soda em escamas 99% (1 colher de sopa) + 40 ml de água ou 30 ml de soda líquida
  • 100 ml de álcool 70% ou etanol puro
  • 25ml de detergente de cozinha
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato (+ ou – 60g) sal ou barrilha leve, em média.
  • Água a gosto, em média 2 a 2,5l de água, pode ser toda fria ou com água quente, fica a sua escolha.

Preparo

Primeiramente, se você tiver, use uma jarra grande, daquelas de 2,5 ou um balde pequeno. Eu aconselho na jarra por medidas de segurança, visto que vamos usar soda. Inclusive use luvas, máscara e óculos de proteção. Cuidado para não inalar o vapor da soda. Comece adicionando o óleo e em seguida, o álcool e com a ajuda de uma colher misture bem mexendo por 1 minuto. Em seguida, adicione a soda, cuidado para não respirar o vapor, e continue mexendo. Uma dica é usar o álcool etanol, ele tem maior concentração e no caso o sabão fica com mais qualidade. Até porque, usando o álcool etanol, ele vai deixar o sabão transparente.

Agora é mexer até saponificar, até o ponto que forma aquela nata por cima e quando você levanta a colher ele pinga e parafina, ou seja, o famoso ponto de vela. Quando chegar nesse ponto, o ideal é continuar mexendo até que a mistura vire uma pasta. Agora você pode adicionar o detergente, e ele já vai começar a derreter aquela pasta. Isso porque, o detergente afina o sabão. Posteriormente, vou adicionar 500 ml de água quente e continuar mexendo até que esteja tudo dissolvido. Uma vez dissolvido, vou começar a agregar dois litros de água temperatura ambiente, mas antes, vou dissolver o bicarbonato de sódio nessa água.

Finalizando o sabão de 100ml de óleo usado

Uma vez que você dissolveu o bicarbonato de sódio bem na água e que não ficou resíduos, comece a incorporara a água ao restante dos ingredientes. Portanto, vai agregando aos poucos e sempre mexendo. Observe que ele vai espumar muito e sobre a bacia vai juntar muita espuma. Bem como, ele não vai ter consistência, mas é normal, está quente, não tem como ficar grosso quente, ele ganha consistência depois de 10h quando esfria por completo e cura. Agora que já terminou de adicionar todos os ingredientes, mexa por uns 3 minutos sem parar, reserve para esfriar.

No dia seguinte, veja que ele está bem consistente, agora é hora de adicionar corante, se assim você quiser, eu prefiro não adicionar nem corante e nem essência. Bem como, é nessa hora que você pode adicionar mais água se quiser um sabão mais diluído. Tudo isso, fica a critério de quem está fazendo a receita. Eu não acrescentei mais água no meu, deixei ele bem grosso e concentrado, pois assim, ele rende mais no meu ponto de vista. Está pronto para ser utilizado como desejar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.