A saber, a receita do sabão da roça de mamão rende muito. Elaborada com poucos ingredientes, no qual, o principal deles é as folhas de mamão, trata-se de um sabão alvejante, que remove manchas mais difíceis e ainda dá um lindo brilho nos alumínios. Em poucas palavras, é um sabão econômico, de qualidade, que rende bem e deixa tudo bem limpinho, do jeito que a dona de casa gosta. As folhas do mamão, é o ponto forte desse sabão, pois possuem propriedades adstringentes que fazem da receita, excelente na remoção da sujeira pesada. Portanto, não ignore a receita, mas teste, pois ela é muito boa mesma e vai te surpreender.
Leia também >> Sabão caseiro de café, neutraliza cheiros, sem soda e muito duro
Leia também >> Sabão 100% cloro ativo, uma maravilha para alvejar e limpar roupas
Essa receita é glicerinada, fica transparente, bem durinha e rende super bem. Outrossim, excelente para o faça e venda. Inclusive, se você está precisando aumentar seu orçamento doméstico, aprende a fazer essa receita e comece a vender. Garanto que quem comprar a primeira pedra, vai voltar e comprar a segunda pedra e vai ser cliente fiel. Isso porque essa receita é particularmente maravilhosa e eficaz na limpeza. Enfim, é bem suave e delicada. Para quem tem crianças que usa uniforme, esse sabão é uma mão na roda, pois ajuda muito a deixar os uniformes bem limpos.
Sabão da roça de mamão
Para essa receita de sabão da roça de mamão glicerinado, vamos precisar de 1 litro de óleo coado. Esse óleo é usado, sabe aquele que você vai guardando, filtre ele com a peneira e não esquece de pôr o bombril aberto dentro da peneira para filtrar o óleo e ele ficar bem limpinho mesmo. Em seguida, derreta 2 litros de sebo de boi e reserve para utilizar quando estiver morno. Entretanto, cuidado não pode estar frio, porque se esfriar vai endurecer de novo. Vamos precisar também de 2 litros de etanol, aquele álcool do posto, tem que ser esse, ok?
Vamos precisar de 5 ou 4 folhas de mamão que devem ser liquidificadas em 750 ml de água. Se as folhas de mamão forem bem grandes, 4 no caso seriam suficientes, mas se elas forem menores, use 5 folhas e depois de liquidificar bem no liquidificador, coe de modo que fique somente o líquido bem verde e encorpado com as substâncias e propriedades da planta. Nessa receita vamos também adicionar 1 litro de glicerina caseira, feita a partir de 1kg de açúcar e 1 litro de água. Então, coloque a água para ferver e dissolve o quilo de açúcar. Em seguida, deixe ferver por alguns minutos e desligue o fogo. Reserve para ser utilizada na receita ainda morna.
Ingredientes
Por fim, vamos precisar da soda em escama, tem que ser uma soda boa para fazer o sabão, geralmente aquela 99%. Nessa receita vamos utilizar 400g dissolvida em 1 litro de água. Você vai precisar também de todo material de segurança, ou seja, luvas, máscara, óculos de acrílico e um avental para proteger seu corpo. Importante também, ter um bastão grande para misturar os produtos com certa distância e cuidado para não inalar o vapor da soda quando estiver dissolvendo. O bastão grande ou uma colher de madeira gigante, ajuda a te proteger e garante a sua segurança.
- 1litro de óleo usado coado
- 2 litros de sebo de boi derretido, ainda morno
- Dois litros de álcool etanol, aquele do posto de gasolina
- 750 ml água para liquidificar as 5 folhas de mamão, coar bem a mistura depois de liquidificar
- 1kg de açúcar refinado ou cristal derretido em 1 litro de água, glicerina caseira
- 400 g de soda escamas 99% dissolvida em um litro de água
- Formas para secar o sabão e balde de 20l para preparar o sabão.
Preparo
Primeiramente, vamos dissolver a soda na água e reserva para que ela abaixe sua temperatura e então possamos utilizar com segurança. Portanto, em um balde pequeno, dissolva a soda na água, mexa bem até ter certeza de que dissolveu tudo e reserve. Em um balde grande de 20 litros, vamos começar a fazer o sabão da roça de mamão. Primeiramente, adicione o óleo usado que você filtrou, sobre o óleo coloque o sebo morno que está derretido e mexa bem. Em seguida, adicione o álcool etanol e continue mexendo para incorporar bem os três ingredientes.
Uma vez que você misturou bem, é hora de adicionar a soda, antes de adicionar ela na mistura, verifique se ela está bem dissolvida. Outrossim, não despeje a soda toda de uma vez, mas aos poucos e sempre mexendo para que ele incorpore na mistura. Continue mexendo a mistura com paciência e até que a mistura fique mais escura, ela vai ficar parecendo guaraná. Lembrando que a mistura precisa ser mexida até mudar de cor, ou seja, escurecer como guaraná e começar a formar a nata por cima, que é o ponto de vela que a gente sempre fala aqui no site.
Finalizando o sabão da roça de mamão
Uma vez que chegou no ponto, é hora de terminar de misturar os outros ingredientes, no caso a glicerina e o suco das folhas de mamão. Antes de misturar no sabão, faça o seguinte, adicione o suco das folhas de mamão na glicerina e misture bem e posteriormente, você vai incorporar na receita do sabão da roça de mamão. Assim como você adicionou a soda aos poucos e continuou mexendo sem parar, vai fazer o mesmo processo com a glicerina com o suco de mamão. Vai adicionando aos poucos e mexendo sem parar e quando terminar de adicionar, vai continuar mexendo ainda por alguns minutos. Inclusive observe que a mistura vai ficando mais consistente e cremosa.
Para finalizar, vamos despejar o sabão nas formas que você escolheu, use o álcool para borrifar por cima do sabão para neutralizar a espuma e ele ficar um sabão bem transparente e certinho nas forminhas. O sabão precisa descansar 12 horas para secar completamente. Com esse tempo, ele seca, cura e fica bem firme para cortar. No dia seguinte, basta cortar e embalar em plástico filme e está pronto para ser vendido e utilizado. Fica lindo, uma textura lisinha, maravilhosa, e muito eficaz na limpeza. Super recomendo, não vai corante, não vai essência, não precisa de nada disso.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.