Sabão branquinho e potente feito de óleo sujo e usado

sabão em pedra branquinho e perfumado
Compartilhe esse post:

Leia também >> Sabão de vinagre e álcool, o melhor que já fiz, espetacular a receita

Leia também >> Transformei 7 litros de óleo usado em 60 pedras de sabão, rendeu muito

Bem como, para usar na pia da cozinha, dá um brilho intenso nos alumínios e limpa tudo, recomendo provar. Hoje em dia, existem muitas técnicas para purificar o óleo e, posteriormente, reutilizá-lo para fazer sabão em pedra, líquido, detergente. Antigamente, se usava o óleo sujo e velho, mas hoje em dia, você tem a possibilidade de purificar e reutilizar sem ter a questão do cheiro forte e uma textura pastosa, que era uma característica daquele sabão antigo feito pelos antepassados. Apenas um único ingrediente limpa o óleo e não apenas deixa ele amarelinho como novo, mas neutraliza todo o cheiro e cancela aquele aspecto pastoso de sabão. Tenho certeza de que você que está lendo, depois de testar essa receita, vai amar, pois além de economizar muito, vai reutilizar o óleo usado e fazer a sua parte pelo meio ambiente.

sabão branquinho de lavanda

Sabão branquinho de óleo usado

Para essa receita você precisa de óleo usado, água sanitária, desinfetante de lavanda, essência de lavanda, é opcional, sal e dióxido de titânio. A saber, o dióxido de titânio, é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Custa baratinho, é um potinho que você compra em qualquer loja de produtos de alimentos, supermercados, loja de produtos químicos, Shopee, Mercado livre e outros. Eu paguei R$ 6,50 no potinho e dura muito. Porque a quantia utilizada é bem pouco e ela vai deixar o sabão branquinho como neve. A essência de lavanda, comprei no supermercado, eu sempre tenho em casa para colocar no difusor e usei apenas 3 gotas, deixou um perfume intenso e maravilhoso no sabão.

Ingredientes

  • 1 litro de óleo usado, coado 2 vezes
  • 80 ml de água sanitária
  • 1 colher (café) de dióxido de carbono
  • 140g de soda 99% diluída em 200ml de água em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 3 gotas de essência de lavanda
  • 200 ml Desinfetante de lavanda, pode ser Pinho Sol ou Lysoforme

Preparo

Primeiramente, vamos coar o óleo, é necessário que não tenha impurezas. Portanto, primeiramente passa na peneira. E posteriormente, abra um bombril, coloque na peneira e coe de novo. A essa altura o óleo, embora bem escuro, já está livre das impurezas e ciscos que ficam dos alimentos que são fritos. Portanto, em seguida, jogue esse óleo em uma bacia e agregue a água sanitária e mexa bem para misturar e clarear. Observe que quando a água sanitária entra em contato com o óleo, ele clareia bem, não chega a ficar branco, mas fica bem claro mesmo, um amarelo suave, clarinho. Enfim, esse processo purificou o óleo, a água sanitária não apenas clareou, mas neutralizou aquele cheiro de ranço que o óleo velho costuma ter e, atua na limpeza e textura do nosso sabão branquinho.

Em seguida, vamos adicionar o dióxido de titânio, pois é ele que vai deixar o sabão branquinho. Observe que o pozinho se dissolve rapidamente, mas agora, em vez de ficar mexendo na mão por vários minutos, bata com o mix, assim acelera o processo. Todavia, não pode bater muito, porque óleo venho é tinhoso de se lidar. Bata um pouco, um minuto e meio e basta. Agora vamos adicionar a soda caustica, mas primeiro vamos entender o processo. A soda você deve preparar ela 2h antes de iniciar a receita. Use água levemente morna, veja bem, LEVEMENTE aquecida, coloque a água em um recipiente, despeje a soda, tome cuidado para não inalar, mexa com uma colher e deixe repousar em lugar arejado. A saber, ela vai dissolver sozinha.

Finalizando o sabão branquinho perfumado

Depois de ter adicionado a soda, importante que a cada ingrediente incorporado, você adiciona aos poucos e sempre mexendo e observando a textura do seu sabão. Por fim, adicione o desinfetante, o desinfetante aumenta o poder de limpeza, transforma seu sabão em bactericida, deixa um leve perfume de lavanda e é muito indicado para remover manchas. Para quem ainda não sabe, o desinfetante é poderoso na limpeza, eu uso com frequência nas minhas roupas dentro da máquina de lavar, principalmente em dias de chuvas. Ele previne aquele cheiro de murrinha, de mofo, de umidade e cachorro molhado. Além disso, remove manchas e renova o brilho da cor dos tecidos. Agregue e mexa bem. Agora vamos enfim, adicionar o sal, e continuar mexendo até que a mistura esteja completamente homogênea.

Para finalizar a receita do sabão branquinho perfumado de lavanda, adicione 3 gotinhas de essência de lavanda, agora vai ter que mexer aí de 5 a 7 minutos sem parar, vai mexendo, escuta uma música legal. Esse processo de mexer é fundamental para a qualidade e sucesso da receita. Quando mais mexer, melhor ele vai ficar, mais duro, com maior rendimento e não vai talhar, quando ele começar a ficar bem cremoso, é hora de pôr nas forminhas que você escolheu. Pode ser na caixa de leite, na assadeira, no pote de margarina, onde você quiser, ok? Essa receita com um litro de óleo rende 7 barras de 240g cada uma. Ele demora 48h para secar e ficar totalmente branco, depois é desinformar e utilizar.

Créditos da receita

Aprendi a fazer essa receita de sabão branquinho no Canal Milena Müller, ela ensina muito bem, já fiz a receita aqui em casa, gostei muito, realmente é um sabão em pedra de qualidade. Para assistir o vídeo clique aqui, ajuda a crescer o canal dela, ela tem muitas receitas legais que vão ajudar o dia a dia da dona de casa.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.