Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Com 100g de sabão em pó, fiz sabão azul em pedra tipo OMO

sabão azul em pedra
Compartilhe esse post:

Leia também >> Com 900 ml de Omo líquido, fiz 10 litros de sabão de excelência

Leia também >> Não compre no supermercado, faça Omo líquido em casa, maravilhoso

Tem gente que alega que não vale a pena fazer a receita do sabão azul em pedra. Mas, do meu ponto de vista vale muito a pena. Isso porque, não podemos comparar a qualidade do sabão que fazemos em casa, com a qualidade do sabão que compramos. Porque esse feito em casa, é sempre 3 x melhor do que aquele comprado. Nessas receitas caseiras, o sabão é potencializado na mistura de ingredientes. A saber, essa potencialização triplica a qualidade e o rendimento da receita, logo, a economia no orçamento doméstico é bem grande e vale super a pena. Foi buscando economia no meu orçamento que entrei nesse mundo de fazer os produtos de limpeza em casa, e de lá pra cá não parei, porque a cada dia descubro mais benefícios.

sabão tipo Omo
Para essa quantidade, precisa dobrar a receita como eu fiz.

Sabão azul em pedra

Ingredientes

  • 1 litro e 300 ml de água
  • 1 Barra de sabão glicerinado azul 200 gramas
  • 1 sabonete lux da sua escolha
  • 100 g de sabão em pó
  • 100 ml de álcool etanol ou de mercado 96%

Preparo

Primeiramente, vamos ralar o sabão em pedra e o sabonete lux. Você pode escolher o tipo de sabão ou de sabonete que você desejar. Eu escolhi uma pedra de sabão glicerinado da Ypê, aquela azul e escolhi um sabonete da lux azul, pois estou fazendo um sabão azul. Com a ajuda do ralador, rale os dois no ralado médio e agora vamos dissolver o sabão para darmos início a nossa receita. Em seguida, leve a água para ferver, pois vamos derreter o sabão e o sabonete ralado. Antes de ferver, adicione o sabão e o sabonete ralado e comece a mexer, quando levantar fervura, desligue o fogo e continue mexendo até dissolver por completo.

Todavia, nessa passagem é necessário fazer atenção, quando o sabão vai em contato com a água fervendo, ele produz gazes tóxicos. Portanto, é necessário usar máscara para segurança da sua saúde. Bem como, evite respirar diretamente o vapor da mistura. Uma vez derretido, vamos adicionar o sabão em pó, de preferência de qualidade, pois quanto maior for a qualidade dos produtos que você está usando, melhor será seu produto final. No caso, estamos fazendo sabão azul em pedra tipo OMO, portanto, queremos um sabão de alta qualidade. Um sabão eficaz que limpe tudo, que dê brilho nos alumínios, que remova as manchas das roupas.

Bom, assim que você adicionar o sabão em pó, sua mistura vai ficar densa, continue misturando bem e em seguida comece a incorporar o álcool. Coloque aos poucos, e observe que assim que o álcool entrar em contato com a mistura da panela, a mistura vai ficar mais líquida. Portanto, continue mexendo aí por uns dois minutos, pois é necessário que essa mistura esteja bem homogênea. Terminou de mexer, despeje na forma e deixe secar por umas 5h.

Finalizando o sabão azul em pedra

Depois de ter secado, o sabão azul em pedra, vai estar bem duro. Observe inclusive que ele seca bem, não junta água no fundo da forma e ao desenformar, ele está bem seco e consistente. Agora é só cortar e deixar secar ainda por mais um dia. O sabão continua curando e secando por 48h, sabia disso. Muita gente faz e já usa no dia seguinte e as vezes ele ainda não está no ponto, acaba derretendo e amolecendo tudo. E as vezes a pessoa pensa: não deu certo, mas não é nada disso, o sabão precisa do seu tempo para curar e terminar de secar como se deve.

Portanto, passado aí uns 3 dias, você pode desfrutar de todos os benefícios da receita do sabão azul em pedra. Ele fica bem duro, não derrete fácil, espuma bem, limpa com profundidade as roupas, super recomendo. A melhor parte em tudo isso, é a economia, pois a receita rende em média 1,7 kg, ou seja, 8 pedras de 230g. Você pode usar em casa, pode vender para as vizinhas e ainda ganhar uns trocadinhos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.