O mofo é bem comum em regiões litorâneas e úmidas. Infelizmente, lugares com pouca ventilação é ideal para a proliferação de fungos que causam o mofo. Todavia, ele provoca muitas doenças, como a doença do mofo por exemplo. Outrossim, doenças respiratórias, alergias. Enfim, o mofo da parede, dos tecidos, objetos, faz muito mal à saúde. A saber, existem milhares de produtos para remover o mofo da parede. Alguns custam bem caros e nem sempre são tão eficientes. O problema é que o mofo, você limpa e passa o tempo, vem de novo, então nesses casos, precisa comprar sempre produtos para limpar e com a crise financeira que estamos passando, fica difícil.
Por exemplo, você sabia que existem mais de 500 tipos de fungos que provocam o mofo? Complicado não é mesmo? Sendo um fungo, ele precisa morrer, mas ainda assim, ele pode voltar. O ideal é investigar se essa parede tem infiltração, e resolver o problema, para depois então, fazer a limpeza adequada.
Bem como, se é uma região da casa muito úmida, precisa tratar a parede com produtos adequados. Como por exemplo, argamassa antimofo no acabamento, depois uma tinta impermeabilizante, tudo isso, vai prevenir a formação do mofo. Mas se de momento, você não tem condições, o jeito vai ser limpar e conservar essa limpeza. Portanto, hoje queremos compartilhar com os leitores uma receita caseira, super barata, mas muito eficaz, que não apenas limpa o mofo, mas mantém ele longe das paredes por vários meses. Principalmente, em casa de praia, onde a casa fica fechada muito tempo e junta mofo nas paredes.
Receita para remover mofo da parede
Ingredientes
- 1 colher (sopa) maisena
- 200 ml de água morna (nem quente e nem fria, morna)
- 1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
- 50ml de vinagre branco de álcool
- 1 jarra de plástica
- 1 borrifador
- Uma flanela ou um pano macio para efetuar a limpeza
Leia também >> Como eliminar mofo das roupas
Leia também >> Sintomas da doença do mofo
Preparo
Primeiramente, prepare uma jarra plástica onde você irá preparar sua mistura. Comece com a maisena, jogue uma colher (sopa) dentro da jarra. Em seguida, despeje a água morna, cuidado com a temperatura dessa água, é importante que seja temperatura para dar banho em neném, ou seja, nem quente e nem fria. Misture bem a maisena na água, até que esteja toda incorporada. Em seguida, adicione o bicarbonato de sódio e continue mexendo. Por fim, o vinagre de álcool. Observe que quando você despejar o vinagre de álcool, vai ocorrer uma reação química. Portanto, espere passar a reação e em seguida, continue mexendo.
Quando a mistura estiver totalmente incorporada, esta pronta para ser utilizada. Portanto, despeje em um borrifador, pois fica mais fácil de aplicar. Comece borrifando os lugares onde existe mofo e com a ajuda de um pano, vai limpando com movimentos circulares. A vantagem dessa mistura, é que a maisena mata os fungos e com isso, demora muito mais tempo para aparecer de novo. Vale a pena testar, eu testei e funcionou bem, ficou bem limpinho e com a vantagem de não ter o cheiro forte do cloro. Não achei difícil de limpar, mas diferente do cloro, com essa mistura precisa passar o pano. Entretanto, quando limpamos com cloro, basta borrifar que o mofo desaparece, ou seja, não precisa limpar.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.