9 sintomas indicam que você tem “doença do mofo”, o que é e como tratar

Doença do mofo
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A “doença do mofo”, embora pouco conhecida, muito difundida entre as pessoas. O mofo, é feito de biotoxinas que o corpo não consegue processar. Bem como, pode entrar em nosso corpo e causar uma variedade de sintomas que variam de pessoa para pessoa. Todavia, se trata de uma doença e precisa de um tratamento específico.

A saber, o mofo é um fungo que causa inúmeras alergias e faz muito mal para a saúde. Outrossim, ele é o ator coadjuvante da rinite, sinusite, bronquite e outros tipos de alergias. Uma vez que diagnosticada que tem alergia a mofo, precisa-se tomar precauções a fim de prevenir maiores complicações.

Inclusive, moradores de regiões litorâneas precisam ter uma atenção especial a esse contexto. Principalmente se a pessoa for alérgica. Como citado anteriormente, se trata de fungos. Bem como, existem vários tipos de fungos que provocam o mofo.

Todavia, o fenômeno do mofo, ocorre comumente em regiões úmidas. Por isso, é tão comum nas regiões litorâneas. Quando menos se espera, ele aparece nas paredes, móveis e roupas e causam vários danos. Entretanto, o que as pessoas não sabem, é que ele faz muito mal à saúde.

Além do mau cheiro que eles provocam, eles danificam os imóveis, as roupas, os móveis da casa e por fim, como já citado, fazem muito mal a saúde. Pois provocam diversos tipos de alergias de cunho respiratório.


Leia também >> 6 remédios naturais para descongestionar o nariz

Leia também >> Remédios naturais para tratar asma e bronquite

Tipos de doenças causadas pelo mofo

Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose bronco pulmonar alérgica, micose bronco pulmonar alérgica e alergias.

Mas, existem doenças ainda mais graves que podem atingir as pessoas que são causadas pelos fungos do mofo. A doença causada pelo mofo tóxico é uma condição muito predominante e pouco diagnosticada.

As reações podem ser muito variadas, inclusive com sintomas exclusivamente psiquiátricos, como depressão, ansiedade, problemas de atenção, falta de clareza mental e insônia.


Doença do mofo

Veja logo abaixo, os 10 sintomas mais comuns da doença do mofo

Nariz escorrendo

Junto com o congestionamento, é um dos principais sintomas da doença do mofo. Isso é causado pelo muco que é criado pelo sistema imunológico para proteger o corpo contra fungos.

Espirrando – O mofo pode causar sintomas semelhantes aos do resfriado, incluindo espirros. Os esporos de fungos causam irritação no nariz e na garganta.

Tosse – Quando os esporos do mofo são inalados, eles irritam as paredes da garganta, causando tosse.

Olhos com coceira – Assim como outros alérgenos como o pólen, o mofo também estimula o corpo a liberar histamina. Uma das causas mais comuns, é a coceira nos olhos, nariz e garganta.

Lacrimejar

A histamina também promove a produção de lágrimas: ela estimula o sistema imunológico para criar fluidos para expelir alérgenos e outras toxinas.

Pele seca – A reação alérgica ao mofo pode causar inflamação e irritação da pele.

Dispneia – Outro dos sintomas mais frequentes: quando os esporos microscópicos são inalados, irritam e inflamam as paredes da garganta e das vias respiratórias, reduzindo o fluxo de ar.

Falta de ar – Um sintoma associado à dispneia. A asma também pode ser uma consequência da doença do mofo.

Dor no peito – É menos frequente, mas também está associada a esta condição. A dor está associada a uma sensação de pressão.

O que fazer para reduzir o risco da doença do mofo? Sugere-se a utilização de um desumidificador em locais da casa com menor circulação de ar, como no banheiro, caso não tenha janelas. Limpe com frequência as áreas mais expostas ao acúmulo de água e umidade.

Agora que você ja entendeu o que é a doença do mofo. Cuide da sua saúde e da sua família. Se estiver com dois ou mais sintomas da doença, procure um médico para que ele te ajude no tratamento e você seja curado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!