Primeiramente, lave bem o arroz, escorra e reserve. Posteriormente rale a cenoura, corte os cogumelos e a vagem. Reserve. Em seguida, em uma panela antiaderente, aqueça a margarina e doure o alho amassado e a cebola ralada. Posteriormente, acrescente a cenoura, os cogumelos, a vagem e a ervilha, e deixe refogar por alguns instantes.
À parte, cozinhe o arroz na água e quando estiver quase pronto, acrescente o refogado de vegetais, mexa delicadamente e termine o cozimento. Posteriormente, desligue o fogo e acrescente a uva-passa, a metade da salsinha picada. Em seguida, misture tudo bem, coloque em um pirex e salpique o restante da salsinha. Sirva ainda quente. Uma dica importante, é usar utilizar ervilhas congeladas. Isso porque, a ervilha fresca tende a se desmanchar, por essa razão aconselho usar ervilhas congeladas.
Arroz de Natal
Certamente você como eu, esteja se perguntando a origem desse prato, acertei? Quero lhe dizer que não existe uma história ou uma origem específica. Segundo histórias antigas, o arroz de natal nasce da mistura de legumes e frutas secas caracteristicas das festas natalinas. Como de costume, nas festas de fim de ano, na mesa do povo brasileiro, tem que ter muita cor, sabor, novidades e variações. Portanto, arroz branco com certeza não é um prato para festas. A ideia então surge lá na década de 70, quando algumas pessoas começaram a misturar os legumes do tradicional arroz a juliene com passas, maçã e até mesmo algumas frutas cristalizadas.
Entretanto, de lá pra ca, nesses últimos 40 anos de tradição na cozinha brasileira, o arroz natalino, ganhou muitas versões, das mais simples as mais exóticas. Bem como, cada região do Brasil criou seu próprio arroz natalino. Em alguns lugares, como nordeste, por exemplo, é comum colocar castanhas no arroz de natal. As castanhas deixam o prato mais crocante e levemente delicado no sabor. Eu já provei e fiquei delicioso. Em outros lugares, como no centro-oeste do Brasil, a tradição é adicionar somente uvas passa e assim vai, cada lugar, uma cultura, o que não pode é faltar arroz natalino na ceia de natal!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.