Acredito que não existe nada mais desagradável dentro de uma casa, ou de um banheiro, do que um ralo sujo. Principalmente quando solta aquele cheiro fedido, é horrível. Bem como, se o ralo dentro estiver sujo e mofado, o cheiro impregna por toda a casa. Isso vale também para o ralo da pia da cozinha, que com o tempo vai acumulando resíduos, restos de alimentos, e tudo junto vai mofando e gerando aquele cheiro nojento. Inevitavelmente, é bem comum em uma casa o cheiro ruim do ralo sujo na cozinha e nos banheiros. Principalmente, em regiões litorâneas onde o clima quente, úmido e frio, contribuem para a formação do mofo e favorecem a proliferação do mesmo.
Leia também >> Banheiro limpo e perfumado, sem mofo e sem calcário
Leia também >> Água oxigenada e detergente contro o mofo, dica maravilhosa
Por mais que a dona de casa usem produtos para reverter o quadro, nem sempre os resultados são positivos. Isso porque, o mofo é um fungo e como tal se prolifera por tudo e o único modo de eliminá-lo é cuidando com frequência da limpeza desse ralo e principalmente matando o fungo. Embora, existem muitos produtos químicos que ajudam na limpeza, nem todos são eficientes. Outrossim, todos eles, fazem muito mal ao meio ambiente. E quando vai chover então? Basta mudar o clima, vir a chuva que os ralos fedem muito, o cheiro é nauseante! Principalmente se você morar em apartamento onde a circulação de ar é menor que em uma casa, onde você abre portas, janelas e o vento corre dentro de casa. Mas, o que fazer para reverter esse cheiro horrível e prevenir o contexto descrito? Simples, continua lendo que vou te ensinar um truque que não faz mal ao meio ambiente e não falha, pode ter certeza.
Como desinfetar e limpar o ralo sujo
Simples, continua lendo que vou te ensinar um truque que não faz mal ao meio ambiente e não falha, pode ter certeza. Com apenas 3 ingredientes comuns e baratos, podemos resolver esse problema, e pode testar, porque funciona. Eu moro em uma casa na região litorânea do Rio de Janeiro, e essa casa ficou mais de 1 ano fechado. A construção é nova, mas muito mal cuidada, com isso, os ralos toda vezes que o tempo muda, fedem, e fedem muito! Eu já tinha jogado de tudo, tudo que me indicaram eu fiz, e todos me diziam a mesma coisa, precisa correr muita água para limpar e então diminuir o cheiro. Todavia, já tem 90 dias que eu moro aqui, mas entretanto não diminuiu.
Então testei essa dica caseira que achei na internet, como aqui em casa, a situação era crítica, fiz o processo 3 x por 3 dias seguidos e por incrível que pareça, resolveu. O cheiro diminuiu e mesmo quando fica tudo nublado e começa a chover, já não sentimos mais aquele cheiro horrível. E nessa casa que estou morando, embora seja uma casa nova, embaixo dela, passa uma galeria pluvial e por isso, que os ralos exalavam esse cheiro horrível. Com a limpeza dessa receita, melhorou muito, mas com há muita vasão de água nas galerias, ainda volta um pouco do cheiro, mas não como antes.
Ingredientes
Como fazer isso:
Com apenas três ingredientes, você pode fazer seu próprio limpador de ralos ecológico. Então, o que você precisa? Simples, tome nota dos ingredientes abaixo e siga o passo a passo do preparo.
- 100 g bicarbonato de sódio
- 1 copo de vinagre de vinho branco
- 500 ml de água quente
Preparo
Primeiramente, leve a água para ferver e adicione o vinagre de vinho branco, assim que ferver. Misture bem. Em seguida, despeje o bicarbonato de sódio no ralo que você deseja limpar e despeje a mistura de vinagre imediatamente no ralo. A mistura vai começar a borbulhar, mas não se preocupe; é esperado que faça isso, pois o vinagre junto com o bicarbonato de sódio, criam uma reação química. Cubra o ralo por cerca de uma hora e depois lave a mistura. Você notará que o cheiro desapareceu! Fácil não é mesmo? Não tem segredo e é muito eficaz para combater cheiros.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.