Queimadinha mineira, uma bebida agradável e quente

receita de queimadinha mineira
Compartilhe esse post:

Em algumas regiões do Brasil, a queimadinha mineira chama-se leite queimado. No Sul por exemplo, lá nos pampas, era conhecido como leite queimado, e acredite, esse leite queimado tem sabor e cheiro de infância. Antigamente, não tínhamos tantas opções como nos dias de hoje, portanto, leite queimado fazia a alegria da criançada e como era bom. A Fundepar no Paraná, servia leite queimado de merenda nas escolas públicas e era uma festa. Impossível esquecer essas lembranças! Por isso, quando vejo queimadinha mineira ou leite queimado, rapidamente começo a me lembrar da infância, como era bom aquele tempo. A saber, era um tempo marcado por inocência e pureza, que hoje em dia quase não vemos mais. O mundo mudou, os valores também, as receitas cada dia mais sofisticadas e aquele tempo bom, se perdeu em um tempo que não volta mais.

Leia também:

Vinho brulé, vinho quente ou quentão? A bebida que aquece

Café cremoso feito em casa, para servir gelado ou quente, um sucesso

Queimadinha mineira ou leite queimado

A saber a queimadinha ou o leite queimado, é feito de várias formas. Por exemplo, a quem queime o leite apenas usando o açúcar. A saber, essa é a receita mais simples e tradicional que tramonta muitos anos, no caso, você queima o açúcar, não pode deixar o caramelo ficar muito escuro. Isso porque, se ele escurecer a bebida vai amargar na boca, portanto, derrete o açúcar e com o caramelo bem clarinho já joga o leite por cima e quando terminar de derreter o caramelo, a queimadinha mineira está pronta. Entretanto, há muitas variações dessa bebida. Por exemplo, a versão que eu faço em casa e com frequência levo nas consagrações da igreja, trata-se de uma receita enriquecida com especiarias, como cravo, canela, anis-estrelado. Depende muito do gosto de cada um.

Queimadinha mineira

Todavia, a versão que leva canela e cravo, é muito saborosa, nutritiva e benéfica para o organismo. No caso, em vez de fazer aquele caramelo consistente, eu uso apenas 3 colheres de açúcar, isso para que não fique muito doce e enjoativo. Depois de despejar o leite, acrescente 2 pauzinhos de canela e 5 cravos da índia. Em seguida, deixo ferver por uns 10 minutinhos, coo a bebida e coloco na garrafa térmica. Fica delicioso e confesso, que muita gente repete duas vezes. Outra variação dessa queimadinha, seria uma versão mais infantil, no caso, você vai acrescentar 1 colher de sopa de Nescau ou chocolate em pó. Não precisa ser uma colher muito cheia, mas sim rasa, o chocolate vai apenas dar um leve sabor e deixar a bebida mais doce e agradável ao paladar das crianças.

Variações

Outra dica, é brincar com as especiarias na bebida. Por exemplo, em vez de canela e cravo, você pode adicionar anis-estrelado, alcaçuz e outros. Contudo, deve-se observar que tipo de paladar as pessoas possuem, nem todos gostam de alcaçuz e nem de anis-estrelado. Ambas espécies são altamente nutritivas e terapêuticas e ao meu ver, possuem um sabor muito, mas muito agradável, porém, nem todos gostam. Aqui em casa, a queimadinha mineira é a mais comum e a mais apreciada. Trata-se daquela com caramelo, leite, canela e cravo. Nas reuniões da igreja, sem dúvida, é o carro chefe, todo mundo gosta, isso independente de frio ou calor, a bebida realmente se tornou a queridinha.

Receita

Queimadinha tradicional

Para essa receita tradicional você vai precisar de 5 colheres (sopa) de açúcar queimado, pode ser açúcar cristal ou refinado e 1 litro de leite. O preparo não tem nenhum segredo derreta o açúcar, deixe o caramelo bem clarinho para não amargar a bebida. Em seguida, despeje o leite, espere ferver bem e derreter por completo o açúcar e está pronta para servir. Essa receita tradicional, você pode tomar com café pretinho, fica uma delícia, recomendo experimentar. Todavia, trata-se de uma bebida calórica e que você deve limitar-se a uma xícara no máximo.

Queimadinha mineira

Para essa receita, você vai precisar de 3 colheres (sopa) de açúcar da sua preferência ou aquele que tiver em casa, 1 litro de leite, 1 pauzinho de canela e 3 cravinhos. O preparo é o mesmo da receita anterior, faça o caramelo bem clarinho para não amargar. Em seguida, despeje o leite, acrescente a canela e os cravos, deixe ferver por uns 10 minutos até que o açúcar derreta e o leite pegue o sabor da canela e dos cravos. Coe a bebida, coloque em uma garrafa térmica e sirva no café da manhã, da tarde ou em reuniões.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.