Pizza frita napolitana, receita original italiana

pizza frita italiana
Compartilhe esse post:

A receita de hoje, é uma especialidade italiana, que nasceu em Nápoles. Aliás Nápoles, é pizza, esse é o ditado popular italiano. Nápoles respira pizza, vive pizza e com certeza é responsável pelas melhores pizzas de toda a Itália. Dentre todas as receitas de pizza que encontramos em Nápoles, tem uma em particular que muitos brasileiros amam, é a pizza frita napolitana. A saber, se trata de uma massa frita recheada com presunto, queijo, requeijão, tomate e orégano. Depois de preparar essa massa, ela precisa fermentar, posteriormente, é aberta com o cilindro e então recheada para enfim, fritar. Na verdade, a pizza frita napolitana se trata de um salgado de massa de pão frito, porém recheado com o sabor tradicional da pizza, que é a mistura de queijo, presunto e orégano.

Leia também >> Pizza caseira de forno, sem bagunça na cozinha, bateu e assou

Leia também >> Massa de pizza fininha, não vai no forno e não precisa sovar, muito fácil

Origem da Pizza frita napolitana

A saber, a pizza frita napolitana nasce depois da segunda guerra mundial em Nápoles. Naquele período em função dos bombardeamentos os fornos foram na maioria destruídos. Portanto, para sanar a fome e dar um pouco de esperança para aquele povo sofrido da guerra, os napolitanos pegaram a receita da pizza tradicional e tiveram a ideia de passar no óleo quente. Pois assim, a massa crescia, visto que enchia de ar e dava a ilusão de um prato abundante de comida. Foi nesse contexto de sofrimento, de reconstrução, de fome, que a pizza frita nasceu. Ela nasce trazendo a esperança de dias melhores para os napolitanos e principalmente, de barriga cheia, pois eles tinham tudo para reconstruir e faltava alimentos.

Vale também lembrar, que a pizza frita original levava geralmente queijo e tomate apenas, pois depois da guerra havia grande escassez de alimentos. Outrossim, essas pizzas nasceram dentro das cozinhas privadas, onde pessoas para escaparem da fome, começaram a inventar um modo de sobreviver. Naquela época, relata a história que presunto era “artigo de luxo”, portanto, os napolitanos recheavam a pizza frita com qualquer ingrediente a disposição. Essa combinação de queijo, presunto, requeijão, tomate e orégano, nasceu bem mais tarde e praticamente, foi lá no bairro do Bexiga de São Paulo que essa receita se espalhou por todo o Brasil. Mas a tradicional, geralmente leva queijo e tomates ou muçarela fresca, pêsto de manjericão e tomates. Posso dizer que é maravilhosa a pizza frita napolitana.

pizza frita italiana

Receita da Pizza frita e modo de preparar

A receita abaixo tem um rendimento de 11 pizzas fritas, para fazer uma quantidade maior de pizzas, dobre a receita e o recheio também.

  • 1 1/2 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de açúcar e uma de manteiga
  • 15g de fermento biológico seco
  • Uma colher (sopa) rasa de farinha de trigo e uma colher (sopa) rasa de sal
  • 1 ovo inteiro
  • 650g de farinha de trigo

Ingredientes usados no Recheio

  • 11 fatias de presunto ou na quantidade que preferir
  • 17 fatias de queijo Muçarela ou na quantidade que preferir
  • requeijão cremoso de bisnaga à vontade
  • rodelas de tomate, orégano a gosto e óleo novo para fritar.

Preparo da massa

Primeiramente, em uma tigela coloque a 1 ½ de água em temperatura ambiente, uma colher de açúcar, a manteiga e o fermento biológico seco. Depois de ter adicionado esses ingredientes na sua tigela, com a ajuda de uma colher misture bem. Por fim, adicione 1 colher de farinha de trigo, essa farinha serve para estimular a fermentação do fermento, bem como, para ativá-lo. Volte a mexer mais uma vez para que a farinha se dissolva e se misture com os demais ingredientes. Posteriormente, cubra essa tigela com um pano de prato limpo e deixe descansar por aproximadamente 5 – 8 minutos. Depois da massa ter descansado, é hora de adicionar um ovo, misturar bem e então começar a agregar a farinha de trigo. A quantia prevista é de 650g de farinha para dar o ponto de massa de pão.

Todavia, vale lembrar que a quantidade de farinha utilizada na massa, depende muito da marca da farinha, isso porque, algumas são mais refinadas e mais úmidas e outras mais secas. Portanto, pode acontecer de você precisar de um pouco mais de farinha para dar o ponto ou não usar totalmente os 650g para chegar nesse ponto. Importante começar a agregar a farinha aos poucos e ir misturando com a colher até o ponto que a massa vai ficar difícil de misturar. Então nessa hora, coloque a sobre a sua bancada já limpa, higienizada e polvilhada com farinha. Ali você vai terminar de agregar a farinha, sempre sovando até obter o ponto de massa de pão. Observe que conforme você vai sovando a massa já na gruda mais nas mãos, então está no ponto certinho.

pizza frita italiana

Pizza frita parte 2

Depois que você sovou aí por uns dez minutos, é hora de dividir a massa em 7 partes iguais e bolear ela com a ajuda das mãos. Recomenda-se antes de dividir a massa fazer um rolo com ela e então dividir em 7 partes, pois assim fica mais fácil de trabalhar com a massa. Importante deixar as partes boleadas na bancada enfarinhada e cobrir com um pano de prato, pois eles precisam descansar por 15 minutos antes de darmos continuidade a receita. Em seguida, depois do descanso, pegue seu rolo de macarrão e abra a massa como se estivesse fazendo um pastel, recheia com uma faria de presunto dobrada ao meio, uma fatia de queijo, requeijão a gosto, uma rodela de tomate e polvilhe orégano por cima. Feche a massa igual a um pastel.

Para a massa não abrir na hora da fritura, use o garfo nas bordas para fixar bem. O procedimento é igual fazer pastel. Conforme você vai abrindo, recheando a massa e fechando, coloque as pizzas já prontas para fritar sobre a bancada enfarinhada e cubra com o pano de prato, pois elas não podem secar muito a massa. Quando terminar de abrir as 11 pizzas, pois essa massa rende 11 pizzas, coloque o óleo para esquentar e frite uma por uma. Depois de fritas e escorridas, você pode se deliciar com esse sabor maravilhosa de um salgado típico italiano.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.