Aquela pipoca do cinema, hummm que delícia! Salgadinha que todos amamos. A saber, ela pode retardar o envelhecimento e ainda ajudar na perda do peso e tudo isso graças a lista de benefícios virtuosos que ela traz para a mente, corpo e saúde. Pipoca faz mal? Mito! Ela é uma alternativa saudável. Outrossim, se preparada corretamente é uma ótima opção. Isso porque, é um cereal natural. Alimentos ricos em cereal, como é o caso da pipoca, auxiliam no controle do peso corporal. Ademais, previne doenças crônicas e no caso dela, previnem o envelhecimento precoce e tudo isso graças a sua composição nutricional.
Leia também >> Pipoca no liquidificador: misture creme de leite e fiquei surpresa
Leia também >> Pamonha de liquidificador, sem bagunça, uma delícia, igual a original
Nutricionistas afirmam que o milho é uma ótima opção de lanche e um grande aliado no cardápio da dieta. Todavia, o segredo é optar por grãos não transgênicos. Outrossim, utilizada como exemplo nesse artigo, é aquela feita em casa! Outrossim, feita com uma pontinha de óleo de coco. Segundo a nutricionista Juliana Lopez (Unifesp), a pipoca é uma ótima fonte de fibras e carboidratos. Entanto, o problema está no modo de prepará-la e na quantidade que se come. A saber, temos que preparar o milho em casa, em uma panela com pouco óleo vegetal e temperado com uma pequena quantidade de sal. Já a porção consumida deve ser mais ou menos uma xícara de chá de pipoca já estourada.
Benefícios do consumo da pipoca
- Tem elevada quantidade de fibras. Ou seja, permite o funcionamento regular do intestino.
- Contém grande quantidade de oxidantes – chega a ser o dobro da de frutas. Isso permite a prevenção de doenças degenerativas, como câncer e diabetes.
- Desacelera o envelhecimento, pois tem antioxidantes que combatem os radicais livres que provocam a velhice.
- Em quantidade moderada, pode contribuir para a perda de peso.
- Auxilia no controle do diabetes, a farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluíssem pipoca na sua dieta como uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.
- Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças, a pipoca contém vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios.
Considerações importantes
Jamais consuma pipoca de micro-ondas ou aquelas que vendem no cinema. Ambas são ricas de manteiga, gordura saturadas e sal. Você deve fazer sua pipoca em casa, conforme ensinamos no início do artigo. A saber, a pipoca não é prejudicial a saúde, mas precisa saber fazer de modo saudável e consumir com moderação! 1 xícara de pipoca estourada equivale a um pão francês sem miolo ou a uma fatia de pão de forma, portanto jamais exceda a uma xícara de pipoca. Em muitos lugares, a pipoca é utilizada como lanche, ou seja, como mais uma opção de lanche no seu cardápio. Lembre-se que saudável é aquela comprada na loja de produtos naturais e estourada com pouco óleo.
O milho de pipoca como os demais alimentos consumidos em excesso, podem estimular o ganho de peso. Como já diziam os antigos, para perder peso, é necessário fechar a boca. Portanto, indendepente do alimento que você comer, se exagerar, obviamente, ele vai gerar calorias acumuladas que a longo prazo vão despertar um alarme e começar a acumular peso. Precisamos moderar tudo o que comemos e escolher sempre, alimentos mais saudáveis, com pouco óleo, evitar açúcar e outros. A qualidade de vida que você almeja, depende somente de você mesma.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.