Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Pamonha de liquidificador – além de deliciosa vão pedir bis

Pamonha de liquidificador
Compartilhe esse post:

Certamente você ja comeu uma deliciosa pamonha de liquidificador, acertei? Doce, salgada, com queijo e com goiabada, a tal da pamonha é gostosa demais. Outrossim, tem sabor de roça, de infância, de família reunida. E vamos rasgar o verbo, ela é boa a qualquer a hora. Seja na sobremesa, seja no lanche ou até mesmo no café da manhã. O maior problema da pamonha tradicional, é o trabalho que dá pra fazer. Bem como, muita gente as vezes renuncia de comer essa iguaria justamente porque da muito trabalho. A boa noticia, é que existem outras variações da receita que são mais faceis e gostosas.

Leia também >> Bolo de milho da latinha

Leia também >> Bolo cremoso de liquidificador com leite condensado

Hoje por exemplo, vamos aprender a fazer a receita da pamonha no liquidificador. A saber, sem bagunça, sem sujeira, sem aquela trabalheira e vai ficar tão boa quando a pamonha tradicional. O melhor de tudo, feita na forma, nada de ficar separando palha, amarrando, os tempos são outros.

pamonha de liquidificador

História e origem da pamonha

De acordo com Câmara Cascudo, em seu livro a História da Alimentação no Brasil, receitas como pirão, pamonha, canjica, pipoca, dentre outras tiveram origem com os índios brasileiros. Portanto, com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas. A saber, o nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato. Contudo, é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

A pamonha também é muito popular em outros estados brasileiros, tais como São Paulo e Minas Gerais, e é adicionada açúcar a massa. Já no Nordeste, é doce e feita com leite de coco. Para a produção da pamonha, muitos utilizam a espiga do milho ralada para a preparação. Existem receitas que também utilizam flocos de milho. De acordo com os ingredientes selecionados a produção da pamonha poderá ser doce ou salgada. A pamonha cozida é uma das mais populares e, muitas vezes, acompanhadas por café ou manteiga.

Bolo de Pamonha de liquificador

O bolo de pamonha é um dos quitutes produzidos com milho. Geralmente, tem como outros ingredientes manteiga, leite, ovos, leite condensado e fermento em pó. É muito popular principalmente em festas juninas.

Pamonha Assada

A pamonha assada ou pamonha de forno é feita no forno convencional, ao contrário da tradicional, que é cozinhada. Nessa receita, a pamonha pode ser gratinada com fatias de queijo. É semelhante ao bolo de pamonha, mas retira-se alguns ingredientes, como o leite condensado e o coco. Muitas pessoas, ao invés de utilizar a espiga de milho e ralar, compram latas de milho verde.

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes da pamonha de liquidificador

  • Milho verde: duas latas;
  • Leite de coco: uma garrafa de 200 ml;
  • Açúcar: duas xícaras;
  • Ovos: quatro;
  • Queijo parmesão ralado: um pacote;
  • Farinha de trigo: quatro colheres de sopa.

Preparação

Primeiramente, misture bem todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, adicione uma colher de sopa de fermento em pó. Posteriormente, misture com o restante dos ingredientes. Por fim, coloque sua pamonha numa forma e leve ao forno a uma temperatura de 200ºC. Geralmente o tempo de cozimento dura em média 40 minutos. Todavia, depende muito do forno, se for ventilado por exemplo, o tempo de cozimento será menor. Portanto, não tem como precisar o tempo correto, porque o tempo esta relacionado ao tipo de forno que você tem.

Dicas

Tem também a versão sem glúten e lactose da pamonha de liquidificador. Os grãos de milho são batidos com água e o preparo é misturado com açúcar e sal. O prato ainda leva coco ralado e é colocado na palha para cozinhar na água fervente. A pamonha fica com um gostinho saboroso e a textura dessa versão é inconfundível. Mas você também pode forrar a sua assadeira com a palha de milho e despejar todo o caldo dentro da forma e assar e vai ficar delicioso igualmente. A vantagem dessa opção, é se a pessoa sofre de intolerância a lactose, pode comer sem culpa.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.