Peixinho frito crocante e sequinho igual no restaurante

peixinho frito como fazer
Compartilhe esse post:

Leia também >> Creme de bacalhau gratinado ao forno com mandioca

Leia também >> Filé de peixe ao forno servido com legumes, super saudável

A saber, o peixe é um alimento nutritivo com inúmeros benefícios para a saúde. Rico em Ômega 3 e 6, ele faz bem a memória, cuida dos olhos, dos ossos e muitos outros benefícios. Cada espécie de peixe, tem sua tabela de nutrientes, minerais e vitaminas que beneficiam o organismo humano. Portanto, se você como os asiáticos, mantiverem uma alimentação abundante a base de peixe, terá uma saúde invejável. Por isso, que os asiáticos, raramente ficam doentes, não engordam, possuem uma pela super macia e lisinha. Tudo isso é possível, graças ao tipo de alimentação que eles levam. Todavia, é importante ressaltar que o peixe cozido é mais saudável do que o frito.

Peixinho frito

Peixe frito é gostoso demais, porém não devemos abusar das frituras. Os asiáticos por exemplo, dão preferencia para ensopados de peixe, peixe assado, peixe desidratado e cozido no vapor. O modo de fazer o peixe conta muito, porque no vapor por exemplo, se preserva 95% dos seus nutrientes e na fritura, o peixe fica sem dúvida mais saboroso, porém perde suas propriedades durante a fritura. Por isso, recomenda-se não consumir muito peixe frito. Mas a boa notícia é que vez o outra podemos sim nos conceder alguns prazeres com o peixinho frito, sequinho e crocante.

filé de tilápia

Ingredientes

  • sal (a gosto)
  • ½ xícara (chá) de fubá (para empanar)
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo (para empanar)
  • 1kg de filé de tilápia
  • suco de 1 limão
  • glutamato monossódico (a gosto)
  • óleo o quanto baste (para a fritura)

Preparo

Primeiramente, corte todos os filés de tilápia no meio e coloque-os numa vasilha. No meu caso estou usando tilápia, mas você pode escolher o tipo e a qualidade de peixe que desejar. Numa tigelinha, adicione o sal, o glutamato e o suco de limão, misturando tudo bem. Em seguida, despeje esse tempero sobre os filés e mexa com as mãos, para absorver bem. Posteriormente, deixe descansar por cerca de meia hora e enquanto isso, misture em um recipiente, a farinha de trigo e o fubá. O segredo para ficar sequinho e crocante é essa mistura de trigo com fubá, esse é um dos truques. Para empanar o peixe, passe os filés nessa mistura de farinha de trigo e fubá, dê uma batidinha para tirar o excesso e acomode numa travessa.

Mas atenção, antes de passar no trigo e fubá, tem outro truque que garante que o peixinho frito fique bem sequinho e crocante, é a água gelada. Portanto, antes de empanar, passe primeiro na água bem gelada e em seguida, empane. Por fim, aqueça o óleo numa panela, e vá fritando o peixe aos poucos (imersão). Não adicione muitos filés ao mesmo tempo, para o óleo não esfriar e encharcar o peixe. Retire e escorra o excesso de óleo em papel-toalha. Sirva e desfrute de seu apetitoso filé de peixe empanado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.