Pão fofinho de abóbora, sem glúten, sem açúcar e sem óleo

pão fofinho de abóbora
Compartilhe esse post:

A saber, a abobora é um vegetal incrível. Rica em nutrientes, vitaminas e minerais, na culinária ela é muito versátil. De chips de abobora a bolo, doces de cortar e de colher, tortas, pães, sopas, cremes, patês e até mesmo salgadinho. Resumindo, comer abóbora, é muito saudável, até mesmo suas sementes. Por isso, hoje quero compartilhar com todos uma receita de pão fofinho de abóbora, uma receita simples, sem glúten e vegana. Uma massa úmida, saborosa e riquíssima em nutrientes. Tenho certeza de que na sua casa, sua família vai amar essa receita. Embora, diferente, tudo que vai abóbora é delicioso. E tem mais, pode usar qualquer espécie de abóbora, da casca presta ou amarelo, fica a seu critério.

Leia também >> Sementes de abóbora: não podem falta no cardápio da mulher

Leia também >> Extermine o colesterol alto, elimine a gordura do fígado e limpe o pâncreas

Quem consome abóbora com certa frequência, reforça as defesas imunitárias, ajuda na perda de peso, previne doenças nos olhos e cuida da visão. Outrossim, ajuda na prevenção de tumores de câncer, bem como, a regular a pressão arterial, ainda, pode ser uma boa aliada contra o colesterol. Para a boa forma, o consumo da abóbora por exemplo, ajuda no melhor funcionamento do metabolismo, acelera a digestão e estimula o bom funcionamento do intestino. Por fim, atua no controle do apetite e redução da compulsão alimentar. A saber, inúmeras pessoas sofrem de compulsão alimentar e não conseguem perder peso justamente pela dificuldade de manter o foco e o controle na dieta.

pão de abóbora
Foto Reprodução Vecteezy

Pão fofinho de abóbora

O ingrediente principal do pão fofinho de abóbora, logicamente é a abóbora. Você sabia por exemplo, que o fruto dela, é rico em sabor? Bem como, igualmente rico em nutrientes que beneficiam nosso organismo. Ele é boa fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E – que têm propriedades antioxidantes-e de vitaminas do complexo B. Ainda, é rico em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Suas sementes e o óleo extraído delas são excelente fonte de zinco e gorduras insaturadas, além de ter uma boa quantidade de ferro.

Enfim, por conter boas quantidades de antioxidantes, o consumo de abóbora está ligado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas nos olhos, como a catarata. As fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome e por isso fazem parte de dietas para controle do peso. Já o ferro e o zinco estão relacionados, respectivamente, à formação adequada dos glóbulos vermelhos e ao bom funcionamento do sistema imunológico. Portanto, consumir abóbora, é muito saudável e faz muito bem ao organismo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de purê de abóbora
  • 2 colheres de chá de canela
  • Duas colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 xícara de sementes de linhaça ou chia trituradas
  • 1 xícara de água
  • 2 xícaras de farinha de grão de bico ou aveia
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparo

Nosso primeiro passo, é descascar a abóbora, cozinhar e amassar para obtermos o purê necessário para a massa do nosso pão fofinho de abóbora. Posteriormente, enquanto a abóbora cozinha, você vai triturar as sementes de linhaça ou chia, pode ser qualquer uma, você escolher e usa. Importante, é triturar na hora. Reserve as sementes trituradas em uma tigela e agregue uma xícara de água e deixe repousar por meia hora para hidratar. Enquanto isso, termine o purê e comece a preparar a massa, adicione as duas xícaras de abóbora em uma tigela, em seguida, a baunilha e se você gosta de canela, adicione também, se você não gosta, basta não colocar, afinal das contas, é opcional. Com a ajuda de uma colher misture bem.

Em seguida, depois de ter misturado bem, é hora de agregar a mistura de água e sementes trituradas. Continue mexendo para incorporar bem a massa. Agora, chegou o momento de agregar a farinha, eu estou usando de grão de bico, porque eu quero um pão rico em proteínas e de baixo valor calórico. Termine de misturar bem, veja que a massa fica bem cremosa. Posteriormente, adicione 1 colher de vinagre de maçã e uma colherinha de bicarbonato de sódio. Termine de misturar tudo bem, jogue na assadeira devidamente untada e leve para assar em forno pré-aquecido 180 graus C. Geralmente, o pão cozinha em 45 minutos. Retire do forno, espere esfriar, desinforme e siva.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.

Para produtos da Shopee, ofertas, cupons e descontos, acesse diretamente a minha coleção de Achadinhos Mil e uma utilidades.