Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Panetone macio e delicioso, feito por você e para o seu natal

panetone feito em casa
Compartilhe esse post:

Panetone é um clássico na mesa de Natal, não pode faltar. Tem para todos os gostos, sabores e também que cabe no bolso de cada um. Tem panetone macio industrializado, caseiro, artesanal, feito no liquidificador, enfim, uma coisa é certa, a maioria das pessoas amam panetone e não pode faltar na mesa do Natal. Entretanto, esse Natal as coisas estão diferentes e complicadas, porque a crise que se instalou no Brasil nesse período pós-pandemia, é assustadora e nem todos esse ano vão poder se dar ao luxo de ter certos alimentos na mesa.

Leia também >> Panetone de liquificador, feito em casa, super fácil e gostoso

Leia também >> Rabanadas de forno com leite condensado, uma delícia

Todavia, a boa notícia é que podemos fazer nosso panetone em casa, ou seja, podemos economizar sem ter que renunciar aquele sabor e cheirinho de Natal que esse pão levemente adocicado tem. Bem como, existem várias receitas, umas mais simples, outras mais elaboradas, algumas de liquidificador. O que você precisa saber, é que o panetone é um tipo de pão caro para fazer e por isso que tem um custo elevado no supermercado e o seu segredo esta na fermentação. O verdadeiro panetone feito em Milão é fermentado por 3 dias, sabia disso. Quanto mais ele fermentar, mais leve e saboroso ele fica. Contudo, esse processo de fermentação eleva o custo dessa iguaria natalina.

História do Panetone de Natal

Existem muitas lendas que relatam o nascimento do panetone. Contudo, a mais comum e popular de todas, defendem que o criador da receita é o padeiro milanês Toni. Toni trabalhava em uma padaria chamada “Della Grazia” e um certo dia, perto das festas natalinas, improvisou e decidiu misturar frutas cristalizadas, secas e avelãs. Foi assim que nasceu a receita do primeiro “Pani de Toni”.

panetone

Que posteriormente evoluiu e passou a se chamar em dialeto milanês “Panattòn” e por fim de tantos pedidos na época de Natal, passou a se chamar “Panettone” na língua oficial italiana. Até os dias de hoje, essa iguaria é presente nas festas de Natal e se chama panetone. Uma segunda lenda afirma que o primeiro panetone foi feito por Ludovico o Mouro. Portanto, perto das festas de Natal o mesmo teria solicitado ao seu cozinheiro que fizesse uma receita de pão doce para a ocasião.

Antônio, o cozinheiro preparou uma massa doce com frutas cristalizadas, que foi um sucesso no banquete de Natal. Quando indagado por Ludovico como se chamava a receita, ele teria respondido “Pani di Toni”. Independente da origem do panetone, a verdade é que todos amam esse pão de Natal. A saber, na mesa do brasileiro não pode faltar, e não tem que não goste e são muitas versões: de frutas, de chocolate ao leite, chocolate branco, de pera, maçã, nozes e até mesmo de limão.

Receita do Panetone macio e delicioso

A saber, essa receita rende dois panetones, o tempo de preparo da massa, é em torno a 5h. O tempo de cozimento no forno, varia de forno para forno, entretanto, geralmente em 40 minutos está assado. A receita é de autoria da designer Eline Prando do Blog Mel e pimenta. Logo abaixo, está a receita na integra, importante: devemos seguir o passo a passo, sem trocar nenhum ingrediente e nem mesmo burlar os passos descritos no preparo.

Ingredientes

Esponja

  • 150 ml de água
  • 6 g de fermento biológico seco
  • 200 g de farinha de trigo

Massa final

  • 300 g de farinha de trigo
  • 50 ml de água
  • 25 g de leite em pó
  • 4 gemas
  • 80 g de manteiga sem sal amolecida
  • 80 g de açúcar
  • 6 g de sal
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Raspas de 1 laranja
  • 80 g de uvas-passas
  • 1 colher (sopa) de extrato/essência de baunilha
  • Óleo de girassol para untar as mãos
  • Manteiga para finalizar
  • Duas formas de papel para panetone (15cm)

Modo de fazer

Primeiramente, vamos preparar a esponja. Portanto, em uma tigela coloque os três ingredientes, misture bem sem sovar, cubra com plástico e deixe crescer por 1 hora. Usaremos posteriormente no preparo da massa do nosso panetone. Assim que a esponja estiver crescida e aerada, comece o preparo da massa. Coloque as gemas em uma pequena tigela, bata levemente com um garfo, adicione a água e misture. Posteriormente, acrescente essa mistura à tigela onde está a esponja, acrescente o leite em pó, o sal e misture bem.

Em seguida, comece a acrescentar a farinha aos poucos, mas não coloque tudo, reserve ¼ de xícara para depois. Misture bem com uma espátula ou com as mãos, a massa vai ficar seca, mas depois ela irá mudar. Todavia, em outra tigela coloque o açúcar, o extrato de baunilha e a manteiga (em ponto de pomada), misture bem para obter uma farofa uniforme e amanteigada. Então, adicione essa farofa de açúcar à massa e misture com as mãos ou com uma espátula para que os ingredientes fiquem totalmente incorporados.

Transfira a massa para a batedeira e bata por 15 minutos na velocidade 2, usando o batedor em formato de gancho. Durante essa sova, acrescente a farinha reservada, a massa vai começar a ficar lisa, elástica e soltará da das laterais da tigela. As minhas gemas eram grandes, por isso, tive que acrescentar mais 2 colheres de farinha de trigo, mas não exagere, a massa fica grudenta mesmo.

Enquanto a batedeira sova a massa, coloque em uma tigela grande as passas, as raspas de laranja e de limão. Transfira a massa da batedeira para a tigela. Misture bem com as mãos ou com uma espátula, para que os ingredientes fiquem bem distribuídos na massa. Então, ajeite a massa, alisando para que ela fique arredondada, se você fizer isso com as mãos, unte-as com óleo para facilitar. Cubra com filme plástico e deixe em um local fechado para crescer por 2h a 3h.

Segunda parte do preparo

Passe uma delicada camada de óleo sobre a bancada, despeje a massa e, em seguida, divida em 2 porções iguais. Unte as mãos, pois a massa é grudenta, modele uma bola com cada porção de massa girando e tensionando contra a bancada. Acomode as massas dentro das formas de papel. Cubra com um plástico e deixe crescer por 1h30. Pré aqueça o forno a 190°C por 30 minutos. Em seguida, com uma lâmina ou faca afiada, faça um corte em cruz delicadamente e superficialmente. Coloque no centro um pedaço de manteiga equivalente a uma colher de chá e leve imediatamente ao forno. Coloque as 2 formas dentro de uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 a 35 minutos. Eles devem ficar bem dourados.Assim que os panetones saírem do forno, vamos usar uma técnica para evitar que a massa perca volume.

Pegue 4 espetinhos de churrasco grandes, espete um palito de cada lado na parte de baixo do panetone. Vire-o de ponta-cabeça e apoie usando a extremidade dos palitos para dar sustentação, você pode colocar fazer isso usando duas pilhas de livros, 2 panelas altas. Eu coloquei um apoiado nos livros e outro apoiado na tigela da batedeira que é bem profunda. Deixe-os assim até que eles estejam frios. Observação: A receita sugere que o panetone seja assado por 40 minutos, no meu forno ele assou um pouco demais na parte debaixo, mas dentro ficou ótimo. Por isso, sempre preste atenção, afinal de contas, cada forno tem suas características.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.