Os pais costumam dizer isso aos filhos quando eles já se sentem mal. Tentar torná-los responsáveis por sua decepção é muito egoísta. Você pode se decepcionar com um amigo, pode se decepcionar com um filme ou até mesmo com a política de seu país. Todavia, não pode se decepcionar com seu filho. Você está lá para colocá-los no caminho certo. Então, quando eles fizerem algo errado, guie-os de volta. Sua decepção está em sua orientação, não em seu filho. Ensine a seu filho o que é errado e por quê. Em vez disso, diga ao seu filho: “O que você fez é errado, na minha opinião. E acredito que você cometeu um erro. Mesmo se você escolheu fazer o que fez, posso garantir que perceberá que está errado depois que eu explicar. Eu sei que você pode fazer melhor! ”
“Você não é [algo] ou fez algo suficiente!”
Ao dizer isso aos seus filhos, você esta mostrando a eles uma imagem bastante restrita de si mesmos. Você está insinuando que há algo que falta para que façam o que amam ou sejam quem desejam ser. Mesmo que você não esteja dizendo que eles não são suficientes, você está programando sua mentalidade dessa forma. Eles são o suficiente para serem eles mesmos. Eles sempre são. Uma árvore é suficiente para ser uma árvore, mesmo quando é apenas uma semente. Mas precisa crescer para se tornar o que é. Em vez disso, diga ao seu filho: “Você é o suficiente para ser ou fazer o que ama. Mas às vezes todos nós precisamos treinar ou praticar algo antes, a fim de crescer e desenvolver.”
Considerações finais
Os pais podem determinar o sucesso de um filho, bem como a segurança e o modo que eles cresceram e viveram. Por isso, deixa eu te falar algo muito pessoal: cuidado como você fala com seu filho. Lembre-se você é o espelho dele e ele se espelhara em suas atitudes, comportamentos, falar e exemplos. Um filho é um presente do Senhor, portanto em vez de reprimir, ame. Quando for corrigir, corrija com amor, veja, até mesmo DEUS quando nos corrige, use o ferro do amor para nos moldar.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.