Também chamado de “ouro do deserto”, o óleo de argan tem inúmeras propriedades benéficas para o rosto e a pele: nutritivo, calmante, anti-inflamatório e reparador. Se usado de forma consistente, pode melhorar a acne e outras doenças de pele, como eczema e psoríase. Perfeito como um hidratante, aplicado com uma esponja macia ou dedos em vez de creme, mas também podemos adicionar aos nossos produtos para a pele. Se gostamos de usar maquilhagem para ter um aspecto saudável e radiante, é aconselhável adicionar algumas gotas de óleo de argan à nossa base habitual para a tornar nutritiva e hidratante durante o dia.
Pelas suas propriedades antienvelhecimento, pela presença de vitamina E, um poderoso antioxidante natural e ácidos graxos insaturados, podemos aplicar em vez de creme antirrugas durante o dia ou antes de dormir. O segredo extra? Uma máscara de beleza à base de iogurte natural, mel e algumas gotas de óleo de argan. Prepare na hora para evitar a oxidação, é muito fácil de fazer e excelente para hidratar e nutrir profundamente a pele.
Como usar o óleo
Como visto, os usos do óleo de argan são múltiplos, mas o conceito é sempre esfregar algumas gotas de argan na pele ou no cabelo, que muitas vezes está úmido. Aplicando-o em vez do creme, podemos massajear na pele ainda húmida após a lavagem. Isso porque, sua função sebácea, hidratante e antibacteriana deixa a pele lisa, limpa e macia.
Se aplicarmos nos cabelos úmidos é importante fazer da raiz às pontas, enrolando uma toalha em volta da cabeça o maior tempo possível. Bem como, o ideal é deixar atuar profundamente nos cabelos a noite toda antes de enxaguar e lavar com shampoo normal. Se usarmos no lugar do condicionador, coloque nas pontas úmidas e mantenha por alguns minutos e depois enxágue: bastam algumas gotas, não exagere para não obter um efeito gorduroso. Quando utilizado como hidratante para o corpo, basta aplicar com a pele levemente úmida depois do banho e massajear.