Leia também >> Nunca mais joguei fora os restos de sabonetes, veja que dica legal
Leia também >> Resto de sabão em pedra e sabonetes, não desperdice, reaproveite na limpeza
Os tempos não estão muito fáceis. Bem como, os produtos de limpeza no supermercado subiram muito de preço, sabão em pó, em pedra e líquido então, triplicaram de preço! Realmente os reflexos da pós-pandemia tem afetado milhares de lares. Por isso, a maioria das pessoas estão procurando alternativas sustentáveis para conseguir passar por esse período difícil. Enfim, nunca teve tanta procura por produtos caseiros como nos últimos tempos. Nessa busca incansável, descobriu-se que os produtos caseiros de limpeza, na maioria dos casos, são muito mais eficientes do que aqueles comprados no supermercado. Isso porque, os que são feitos em casa, são produzidos em escala menor e com ingredientes que realmente limpam e higienizam, sem recorrer a todas aquelas químicas industriais.
Sabão líquido de restos de sabonetes
Pensando em economizar, eu juntei restos de sabonetes, misturei vinagre de álcool, bicarbonato em pó e sabão em pó. A saber, essa mistura rendeu um sabão líquido maravilhoso. Já testei muitas receitas de sabão líquido, já ensinei muitas aqui no site. Mas essa ficou realmente muito boa e tem feito sucesso aqui na minha vizinhança. Isso porque, depois de testar, embalei e dei para as vizinhas provar. Porfim, todas elas estão fazendo seu próprio sabão, ninguém mais desperdiça sabonete e o meio ambiente, ainda agradece. Enfim, temos sempre que buscar alternativas, seja para o nosso bolso, como para a casa e para o meio ambiente. Antigamente, não tinha esses produtos industrializados e as roupas eram lavadas e alvejadas do mesmo jeito.
Ingredientes
- 7 sobras de sabonetes – 7 restos de sabonetes variados
- 200 g de sabão em pó de qualquer marca, aquela que você tem em casa
- 1 litro de água fervendo
- 2 litros de água temperatura ambiente
- 100 ml de vinagre de álcool
- 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool
Preparo
Primeiramente, é ralar os restos de sabonetes. Em seguida, depois de ter ralado todos os sabonetes, adicione na bacia o sabão em pó e com a ajuda de uma colher incorpore os dois ingredientes. Enquanto isso, leve a água para ferver e quando estiver fervida, despeje sobre o sabonete e o sabão em pó e comece mexer para derreter. Geralmente, em 5 minutos mexendo, derrete tudo. Uma vez que já derreteu, e virou uma espécie de creme bem consistente, é hora de adicionar a água temperatura ambiente. Vai adicionando aos poucos e misturando com a colher, com paciência, mexendo sem parar até que a mistura fique completamente homogênea.
Em seguida, adicione o vinagre de álcool e o bicarbonato de sódio e continue mexendo até que a mistura esteja incorporada e homogênea. Como eu gosto do sabão líquido bem consistente, vou adicionar 1 colher (sopa) bem cheia de sal. O sal vai ser o espessante do meu sabão, mas é opcional e te explico por quê. Depois que o sabão descansar e curar, ele vai engrossar e ficar como aquele do mercado. Todavia, eu gosto dele mais grosso, então estou adicionando o sal. Depois de tudo bem misturado, deixo descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, ele está pronto para ser embalado e utilizado, fica maravilhoso. Eu não uso essências e nem corantes. Entretanto, você pode adicionar umas gotas de essência. Aquela que você mais gosta e também algumas gotas de corante e tonalizar seu sabão da cor que desejar.
Usos do sabão líquido de restos de sabonetes
Esse sabão líquido serve para tudo, para lavar tapetes, quintal, banheiros, vaso sanitário. Para alvejar roupas e remover manchas, sendo elas as mais difíceis. Também serve para limpar panos de pratos, para pôr na máquina no ciclo de lavagem das roupas de banho, as toalhas ficam limpinhas, dá gosto. Outrossim, pode ser utilizado como você desejar. Ele espuma bem, então não ponha muito na máquina. Para limpeza da casa, dilua na água, para não espumar demais. Espero que tenho gostado e que a partir de hoje não joguem mais fora os restos de sabonetes.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.