Não jogue fora nunca mais os restos de sabonete, veja que dica legal


Você já reparou que sempre fica um pedaço de sabonete no final? Às vezes, a gente consegue colar ele no novo sabonete e reaproveitar. Todavia, nem sempre é possível, mas sabia que existe uma solução muito legal para os restos de sabonetes?

Continue lendo e veja como reaproveitar todos os pedaços de sabonete e nunca mais desperdice ou jogue fora. A dica é fazer sabonete líquido, para deixar na pia do banheiro ou no tanque. O sabonete líquido é muito prático para lavar as mãos e tem um detalhe, econômico.

Isso porque, você vai aproveitar restos de sabonetes e deles confeccionar sabonete líquido. A saber, no supermercado, o sabão líquido custa mais caro que o sabonete tradicional. Muitas vezes, em tempos difíceis como esse da pandemia, a gente precisa enxugar o orçamento.

Nesse caso, não vai caber o líquido na compra do mês, mas se você aproveitar os restos e fazer o líquido em casa, não vai precisar renunciar ao seu costume. Outro fator positivo do sabão feito em casa, é o fato dele ser bem suave.

A saber, o sabonete em pedra leva uma boa quantidade de química, e por isso, ele é tão bom para tirar manchas de roupas. Entretanto, uma vez que eles forem aquecidos novamente, misturados com água, aquela química utilizada na confecção inicial do sabonete, vai ficar muito reduzido.


Portanto, o produto final vai ser um sabão líquido bem suave e não agressivo a pele. O mais legal disso tudo, é que esse produto, não perde sua qualidade e nem mesmo suas características. Há pessoas inclusive, que usam até mesmo na máquina de lavar, para roupas brancas, é ótimo.

Leia também >> Sabão caseiro de abacaxi com alcool

Leia também >> Sabão líquido caseiro para lavar roupas

Como fazer o sabonete líquido

Pegue todos os restos de sabonetes que você juntou e pique em pedaços bem pequenos, tem gente que passa no ralador grande, fica até melhor. Depois de picado ou ralado, separe uma panela e adicione uma média de 600 ml de água.

A quantidade de água varia de acordo com os pedaços de sabonetes, se você por exemplo, picar aí uma média de 3 sabonete inteiros (os restos devem dar mais ou menos 3 sabonetes), 600 ml de água vai ser suficiente.


Entretanto, se os restos que você tem, juntando tudo dê aproximadamente uns 4 sabonetes, o ideal é adicionar 700 ml. Se adicionarmos muita água, o sabonete líquido vai ficar muito aguado. Portanto, precisa mais ou menos fazer a conta dos restos com a água para ele ficar encorpado e cremoso.

Outro detalhe importante, é observar se os sabonetes são cremosos, como a marca Dove por exemplo. Se os sabonetes são cremosos, não tem necessidades de acrescentar 700ml de água, os 600ml são suficientes.

restos de sabonete

O preparo

Leve tudo ao fogo e mexa sem parar, de modo que os pedaços de sabonetes derretam por completo. Importante é que fique tudo derretido, não pode ficar pedaços de sabonete no líquido. Uma vez que esta tudo derretido e cremoso, seu sabonete líquido está pronto.

Separe dois frascos para armazenar seu sabonete, pois a receita geralmente rende 650ml de sabonete. Portanto, dois frascos são suficientes. Como a receita é feita com restos de sabonetes e mistura várias fragrâncias, a dica é adicionar umas 5 gotas de óleo de lavanda.

Pode ser outras fragrâncias também, como canela, eucalipto, menta, laranja e outros. As pessoas gostas muito de lavanda, mas qualquer óleo essencial serve para deixar bem perfumado seu sabonete líquido.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!