Manteiga ou margarina, qual delas é melhor para a saúde?


Essa é uma pergunta que muita gente se faz quando está no supermercado manteiga ou margarina? Talvez por falta de conhecimento, alguns acham que a margarina é melhor que a manteiga, ou vice versa. Todavia, qual é a diferença que existe entre duas e qual faz menos mal à saúde?

A manteiga é nada mais do que a nata do leite batida até se transformar em um creme consistente e cremoso. Bem como, rica em gordura saturada de origem animal. Se consumida de forma exagerada ela pode aumentar o colesterol. Outrossim, ela pode desencadear vários problemas cardiovasculares quando consumida diariamente.

Entretanto, a margarina é obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais e contém gordura trans. Bem como, produzida artificialmente com a finalidade de conservá-la por mais tempo e deixá-la com uma consistência mais apetitosa. Mas assim como a manteiga, ela também faz mal à saúde quando consumida em excesso.

Portanto, tanto quem consome margarina como quem consome manteiga, não leva vantagens. Pois as duas possuem aspectos negativos, bem como, as duas provocam o aumento do colesterol. A manteiga é rica em colesterol, a margarina é rica em gordura trans que eleva o colesterol ruim.

Manteiga ou margarina

Manteiga ou Margarina, qual escolher?

Como já pontuado, todas as duas possuem aspectos negativos. Contudo, elas também possuem aspectos positivos. A manteiga por exemplo, será que comer manteiga faz mal à saúde de verdade? Não existem estudos que comprovem efetivamente que a manteiga faz mal.

A verdade que todos os alimentos quando consumidos em excesso, podem fazer mal à saúde. Esse é o caso da manteiga, que por ser um produto com grande quantidade de gordura saturada, se ele for consumido diariamente, pode a longo prazo de tempo ser corresponsável de várias doenças. Principalmente aquelas originarias do coração.

Veja abaixo os nutrientes da manteiga e seus benefícios

Valor Nutricional da Manteiga – Contém uma variedade imensa de micronutrientes. As seguintes vitaminas são encontradas na manteiga:


  • Vitamina A: É a vitamina mais abundante na manteiga. Uma colher de sopa (14 g) pode fornecer cerca de 11% da dose diária recomendada.
  • Vitamina E: A vitamina E é um antioxidante poderoso, muitas vezes encontrada em alimentos gordurosos.
  • B12 Vitamina: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, carne e produtos lácteos.
  • Vitamina K2: Uma forma de vitamina K, também chamado de menaquinona. Pode proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

Benefícios da Manteiga

Previne infecções fúngicas: Você ouviu direito, a manteiga é rica em ácido láurico, que ajuda a prevenir o organismo contra infecções fúngicas. A manteiga também previne contra infecções como cândida e micose. Portanto, usar a manteiga em quantidade moderada não vai prejudicá-lo.

É rica em vitamina A: A manteiga é naturalmente rica em vitamina A. Assim, é boa para a visão. A manteiga em sua forma natural também previne contra doenças da tireoide.

É boa para a pele: você pode se surpreender ao saber, mas a manteiga é boa para sua pele. Ademais, a gordura presente na manteiga ajuda a tornar a sua pele suave e macia. Na verdade, também previne contra problemas de pele como acne e manchas.

Rica em antioxidantes: Como a manteiga é rica em antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra os danos celulares. Ela protege o corpo contra os danos dos radicais livres. A manteiga pode evitar o enfraquecimento das artérias e nervos. Ela também ajuda a construir o seu sistema imunológico.

Manteiga ou margarina

Excelente fonte de vitamina K2: Essa vitamina, ainda pouco conhecida, mas muito importante, ajuda no tratamento de problemas como a osteoporose e artrite. A manteiga em quantidades moderadas evita dor nas articulações em mulheres. A manteiga também é boa para a força muscular.

Previne doenças: As gorduras saturadas na manteiga ajudam a prevenir contra coágulos e tumores.

O ácido butírico da manteiga é bom para o intestino: O intestino usa o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.


Margarina

De origem vegetal, a saber, a margarina é um produto artificial resultado de um processo chamado hidrogenação. Igualmente, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas.

Bem como, é o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans; transformando a margarina praticamente em um plástico.

Manteiga ou margarina, qual delas é melhor para a saúde? Depende do seu ponto de vista. Aqui na minha casa, há muitos anos não uso mais margarina, em nada. Usamos sempre a manteiga para passar no pão. Aqui na Itália, onde moro atualmente, temos dois tipos de manteiga. Uma própria para pães, doces e outra própria para cozinhar.

A margarina raramente vejo nos supermercados. Geralmente encontramos ela em grandes supermercados, onde você encontra de tudo. Entretanto, nos supermercados menores, muito difícil encontrar. Bem como, os italianos não têm muito o costume de usá-la na culinária.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!