5 alimentos que eliminam a gordura do fígado e melhoram a saúde

gordura no fígado
Compartilhe esse post:

5 melhores alimentos para gordura no fígado

Quem sofre de esteatose hepática deve priorizar o consumo de alguns alimentos. Isso como o objetivo de melhorar a alimentação e reduzir os níveis de gordura no órgão. Por isso, consuma mais:

Açafrão (cúrcuma). O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, ajuda a reduzir a quantidade de moléculas que causam danos ao fígado. Além disso, previne os níveis elevados de colesterol no sangue e reduz o risco de esteatose hepática. Além disso, o açafrão promove a desintoxicação do fígado, melhorando a sua capacidade enzimática, prevenindo problemas hepáticos​. Bem como, azeite de oliva. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e protetoras. Por isso, age como um ótimo agente de limpeza para o fígado, prevenindo o acúmulo de gordura no órgão. Recomenda-se comer quatro colheres (sopa) por dia de azeite – duas no almoço e duas no jantar. No entanto, dificilmente você irá conseguir consumi-lo puro, por isso, use como tempero na salada.

Frutas variadas. Incluir frutas na dieta é essencial e, algumas, podem contribuir no tratamento de gordura no fígado. Como abacate, açaí, limão, toranja, uva. As uvas, por exemplo, possuem efeito depurativo no organismo a nível hepático. Alimentos ricos em fibras, também ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a absorção de gorduras. Por conta disso, auxiliam na desintoxicação do fígado, melhorando a saúde do órgão e evitando o acúmulo de gordura. Dentre os alimentos ricos em fibras, dê preferência aos grãos integrais; alimentos ricos em aveia, linhaça, chia, nozes, castanhas, granola e folhas verdes como alface e espinafre. Para finalizar esse grupo, não podemos esquecer do café, rico em antioxidantes que ajudam a depurar o fígado.

5 alimentos proibidos para quem sofre de gordura no fígado

  • Açúcar: evite ou reduza o consumo;
  • Xarope de milho e frutose: presente em alimentos industrializados, ketchup, mostarda, suco de caixinha, refrigerante, etc;
  • Farinha de trigo refinada: pães, bolachas, macarrão e massas em geral;
  • Alimentos ricos em sódio: está presente em molho de tomate, macarrão instantâneo, embutidos, bacon, calabresa, salsicha, salame, linguiça;
  • Gordura saturada: manteiga, nata, creme de leite, pele de frango, carne de porco, sorvete e pizza.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.