Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

13 benefícios da gelatina: uma proteína a base de colágeno

Gelatina
Compartilhe esse post:

A gelatina é considerada um super alimento. A saber, tem vários benefícios para a saúde e se você não for vegetariano, saiba que ela tem muitos usos e adicioná-la à sua dieta é uma escolha sábia. Pois ela é rica em colágeno e para quem faz dieta, ela ajuda para que a pele não fique flácida.

Leia também >> Dieta do iogurte

Leia também >> Leite de inhame, super saudável

O que é gelatina?

A saber, é uma substância límpida e sem sabor que surge da combinação de várias partes de um animal, incluindo tecido conjuntivo e ossos. A proteína colagênica destes materiais, é a base da produção de gelatina. Bem como, é um alimento natural. Consumir com frequência faz muito bem a saúde, em especial a pele, pois como acabamos de ler, ela é rica de colágeno. Geralmente ela é extraída do couro do boi, parte rica em colágeno animal e tão importante para a saúde humana.

Uma vez extraída, o pó de gelatina é utilizado no setor de alimentos e no setor da indústria farmacêutica. Na culinária, nos últimos anos ela virou a queridinha. Isso porque, faz bem à saúde e devolve de forma natural o colágeno que nós mulheres, precisamos. Na sobremesa, a gelatina pode ser misturada com leite, com frutas, sorvetes. Basta usar a imaginação nas receitas. Na confeitaria, a gelatina é comumente utilizada em pudins, mousses e diversas sobremesas que precisam de consistência. Abaixo, elencamos 13 benefícios que você vai ter se comer gelatina. Bem como, de que forma e onde ela pode te beneficiar. Portanto, continue lendo e aprendendo tudo sobre ela.

gelatina

1. Reduz seu orçamento na alimentação

A gelatina, é uma excelente forma de reduzir o consumo de carne e, ao mesmo tempo, preservar a ingestão de proteínas. Portanto, consumir com mais frequência esse produto, vai ajudar a economizar no açougue.

2. Gelatina para articulações

Suplementos de gelatina podem ajudar com dores nas articulações e saúde em geral. Isso porque, atua reduzindo a inflamação. A saber, os fisiculturistas têm usado gelatina para essa finalidade há décadas. Se você, por exemplo, sofre de artrite ou outros problemas de dor nas articulações. Bem como, se faz muito exercício, saiba que a gelatina pode aliviar parte do desconforto associado à inflamação.

3. Efeito antienvelhecimento

A gelatina apresenta uma boa concentração de colágeno, e como citado anteriormente, precisamos de colágeno para uma pele bonita e saudável e que principalmente não envelheça rapidamente conforme o corpo envelhece. Portanto, incluir a gelatina na sua dieta diariamente, trará somente benefícios para a saúde. Por exemplo, tome um smoothie com gelatina todos os dias para ajudar a combater a perda de colágeno relacionada ao envelhecimento, sua pele vai agradecer.

4. Equilibra os hormônios

A gelatina pode ajudar a regular a insulina e prevenir a hipoglicemia graças à glicina. A saber, a glicina ajuda o corpo a produzir glutationa. Outrossim, ajuda a remover o excesso de estrogênio do corpo proveniente de produtos tóxicos, como por exemplo: cosméticos para o corpo, poluição ambiental, alimentos processados ​​e controle hormonal da natalidade (anticoncepcionais). Por fim, saiba que a quantidade excessiva de estrogênio no corpo feminino, têm sido associadas ao câncer em mulheres.

5. Recuperação de fadiga adrenal

A fadiga adrenal pode acontecer em qualquer pessoa, mas é especialmente comum em períodos de alto estresse e esgotamento. Quando nosso corpo está sob estresse, ele precisa de mais minerais e aminoácidos. Nesse caso, a gelatina é uma excelente fonte. Na verdade, pode ajudar a revigorar os rins, as suprarrenais e a bexiga. Isso porque, ela nos ajuda a lidar com o estresse e controlar os níveis de cortisol de maneira adequada.

6. Perda de peso

A gelatina pode aumentar potencialmente a quantidade de hormônio do crescimento humano. Portanto, ao consumir gelatina, esse hormônio é produzido no corpo e pode impulsionar o metabolismo. Melhor ainda, a gelatina é tão rica em nutrientes que faz você se sentir satisfeito por mais tempo. Tente terminar o jantar com uma sobremesa rica em gelatina para que assim, você não tenha vontade de lanchar mais tarde ou de beliscar algo antes de ir dormir, faz um teste!

7. Diminui a celulite

Quando o colágeno se decompõe no corpo, obtemos celulite. Muitas pessoas tomam suplementos de colágeno para combater esse efeito, mas por que fazer isso se a gelatina em pó é uma fonte alimentar de colágeno mais acessível?

8. Ajuda a curar feridas

A glicina, um aminoácido encontrado na gelatina, é altamente anti-inflamatório e pode ajudar a acelerar a recuperação de feridas, incluindo arranhões, cortes, queimaduras e feridas.

9. Equilibra o alto consumo de carne

Carne e ovos são ricos em metionina, um aminoácido que aumenta os níveis de homocisteína no sangue. A homocisteína é um fator de risco para doenças cardíacas, derrames, doenças mentais e fraturas. Aqueles que comem muita proteína animal, precisam de glicina adequada para equilibrar a metionina da carne. Portanto, se você consumir gelatina obterá de forma natural e saudável.

10. Pele linda

Encontrar produtos que tornem a pele radiante é como procurar uma agulha em um palheiro. Mas, a saber, basta procurar porque a gelatina tem propriedades de cura da pele. A gelatina é uma forma de colágeno, uma proteína-chave no corpo. Cerca de um quarto da massa corporal, é colágeno, e precisamos dele para a elasticidade e o tom da pele, dois fatores-chave que contribuem para uma pele com aparência jovem.

11. Ajuda o fígado

A gelatina é rica em glicina, e nossos corpos precisam de glicina para desintoxicação. Sem glicina suficiente, o corpo não produzirá glutationa suficiente, um passo importante na desintoxicação do fígado.

12. Combate a inflamação

A glicina também ajuda a combater a inflamação, que pode causar muitas doenças, portanto, mantê-la baixa é essencial. O caldo ósseo é uma maneira nutritiva e fácil de controlar a inflamação. E tem um gosto bom também!

13. Acalma os nervos e a ansiedade

A gelatina pode ajudar a acalmar os nervos e a ansiedade devido à glicina. Se isso é uma preocupação para você, encontre uma maneira de incluir gelatina em sua dieta diária. Smoothies são uma maneira simples e saborosa de fazer isso; basta adicionar um pouco de pó ao smoothie antes de misturar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.