10 mudanças que acontecem no corpo quando caminhamos

caminhada
Compartilhe esse post:

Leia também >> Caminhar faz bem a saúde e combate a depressão

Quando você caminha, você libera seu estres, se sente melhor, e põe o corpo em movimento em sua totalidade. A caminhada é uma grande aliada contra o estresse, ansiedade e depressão. Outrossim, é o melhor modo de sair da vida sedentária. Pois quantos hoje trabalham sentados e não se movimentam? O sedentarismo é um grande problema da sociedade moderna e a caminhada pode ser o segredo para combatê-lo. E como dizia Hipócrates, andar é o melhor remédio que existe para o homem. Caminhar é um santo remédio e muitas doenças podem ser evitadas caminhando. Por exemplo, 20 minutos de caminhada pode mudar completamente sua imagem e sua saúde.

Não precisa de muito, bastam 20 minutos por dia! Mas se seu objetivo for queimar calorias, comece com 30 minutos ao dia até atingir 1h por dia e se surpreenda com os resultados. Todavia, não é apenas isso que pode mudar, mas sim existem 10 mudanças maravilhosas que acontecem no nosso corpo quando adotamos a prática da caminhada. Portanto, caminhar pode ser a melhor escolha que uma pessoa possa fazer para aumentar sua qualidade de vida. Continue lendo e descubra todos os benefícios de caminhar.

beneficios da caminhada

A caminhada faz bem ao cérebro

A saber, estudo revela que exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, previnem a demência precoce. Bem como, reduzem o risco de doença de Alzheimer e melhoram a saúde mental em geral. Outrossim, a caminhada aumenta a produção de endorfina, isso combate o estresse, a ansiedade e ainda previne a depressão. Sem mencionar a redução do estresse mental e a manutenção de um nível mais elevado de endorfinas. Ademais, a caminhada previne o envelhecimento precoce e atrofiamento da memória. Vários estudos realizados nos estados Unidos demonstraram que pessoas que caminham diariamente apresentam memos problemas ligados a memória, raciocínio e demência.

Melhora a visão

Mesmo que os olhos possam parecer a última coisa relacionada com as pernas, caminhar também beneficia realmente a saúde visual. Pode até ajudar a combater o glaucoma, aliviando a pressão ocular. Quando estiver caminhando procure nunca abaixar os olhos, mas mantê-los em direção horizonta e com a cabeça firme no mesmo ponto.

Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. “Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio.

Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas”, explica o fisiologista Paulo Correia.

A caminhada previne doenças cardíacas

De acordo com a American Heart Association, andar não é menos eficaz do que correr quando se trata de prevenir doenças relacionadas com o coração ou derrames. Esta atividade ajuda a evitar problemas cardíacos, baixando os níveis de pressão arterial e o colesterol. Bem como, a melhorar a circulação sanguínea. Portanto, caminhar previne doenças do coração além de melhorar o desempenho do mesmo.

Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador. Portanto, podemos dizer que as caminhadas ajudam a prevenir crises de bronquite e asma.

A caminhada previne a depressão

Quando caminhamos o corpo é estimulado a produzir endorfina. A endorfina é o hormônio responsável pela sensação de bem estar, relaxamento, alegria, enfim. Portanto, quando mais você caminhar, mais endorfina seu corpo produz e é isso que faz com que essas doenças como depressão, ansiedade, estresse fiquem bem longe de você. Todavia, a maioria das atividades físicas estimulam a liberação de endorfina, mas somente a caminhada possui o efeito rapidamente. Ou seja, não precisa caminhar muito para o corpo começar a liberar a endorfina. Entretanto, algumas atividades só liberam o hormônio depois de 30 minutos de atividade física.

Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental. Bem como, trazer benefícios para o humor e a autoestima. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental. Pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima. Isso, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. “É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas”, afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer. Isso porque, devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

Melhora digestão

30 minutos de caminhada todos os dias podem não só diminuir o risco de câncer de cólon no futuro, como também ajudar a melhorar a nossa digestão. Ajudando a regimentar nossos movimentos intestinais. Quando caminhamos, geralmente o intestino desperta e rapidamente funciona. Se você ainda não experimentou, e se por acaso sofre de intestino preguiçoso, experimenta caminhar e veja você mesma os resultados.

Combate dores na coluna

A saber, caminhar pode ser um verdadeiro salva-vidas para aqueles que experimentam dores nas costas durante exercícios mais desafiadores de alto impacto. Como é uma atividade de baixo impacto, não causará mais dor ou desconforto, como correr, por exemplo. Caminhar contribui para uma melhor circulação sanguínea nas estruturas da coluna vertebral e melhora a postura e a flexibilidade, que é vital para uma coluna saudável.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.