O calcâneo é o maior osso do nosso pé. É o calcâneo que sustenta o peso do nosso corpo, dessa forma suporta um impacto constante e intenso. Cientificamente o esporão surge no contexto de micro traumas e inflamação crónica que favorecem a calcificação dos tecidos em volta do calcâneo.
Nesses casos, onde o esporão já se formou, é necessário usar calçados confortáveis. Bem como, proteger bem o calcanhar, usando solas de gel ou um reparo específico para o calcanhar onde amortece o impacto durante a caminhada.
O esporão do calcâneo desenvolve-se maioritariamente na “sola do pé”. Entretanto, também poderá surgir na zona envolvente do tendão de Aquiles. Por vezes, esta patologia é referida popularmente como “esporão de galo”, dadas as semelhanças da localização desta saliência óssea para as esporas dos galos.
Em alguns casos, o esporão do calcâneo pode ser assintomático (sem sintomas). Noutros casos, pode provocar dor no calcanhar que pode ser em alguns casos bastante intensa e gerar até problemas de mobilidade, pela dor ao colocar o pé no chão para andar.
Esporão do calcâneo – causas
Embora as causas para o desenvolvimento de esporão do calcâneo não sejam completamente conhecidas, sabemos que existem diversos fatores de risco que facilitam o desenvolvimento desta patologia (doença), a saber:
- Praticar esportes que exijam um elevado impacto (do pé no chão). São exemplos: dançar, correr, saltar, ballet etc.;
- Usar calçado inadequado (p. ex. usar salto alto, no caso das mulheres, calçado apertado ou deformado etc.);
- A “pisada” ser desajustada;
- Permanecer muitas horas de pé;
- Estar na faixa etária acima dos 40 anos;
- Ter excesso de peso (obesidade);
- Ter o pé chato ou o pé cavo;
Três dicas que ajudam a aliviar a dor
Faça alongamento das pernas e dos pés. Você pode começar com exercícios que consistem em rolar os pés por uma bola de tênis puxando os dedos para cima por alguns segundos, a fim de aliviar essa tensão. Recomenda-se também pisar na ponta do degrau forçando o calcanhar para baixo e alongando assim a perna e o pé.
Procure fazer massagens nas solas de seus pés com um bom creme hidratante para os pés, ou ainda com óleo de amêndoa doce. Se você não conseguir fazer isso, você pode pedir para alguma pessoa fazer para você. Uma massagem recomendada também é a tradicional transversa, ou seja, é feita em cima do local onde se dói com movimentos de fricção sobre o local.
Usar calçados especiais para o esporão. Por fim você pode procurar por calçados especiais para pessoas que já foram acometidas com esporão. O calçado tem um solado mais macio, principalmente na área do calcanhar, uma vez que é nessa região que ele se desenvolver. Mas, se você não tem esse mal, deve se prevenir ainda assim com calçados macios e seguindo as duas dicas anteriores frequentemente.
Dicas naturais
O esporão não tem cura, uma vez que se forma o osso no calcanhar, temos que conviver com ele. Alguns tratamentos naturais podem ajudar no tratamento das dores. A casca de limão por exemplo, tem se demonstrado muito eficiente no tratamento caseiro do esporão.
Receitas alternativas e naturais para tratar o esporão
Primeiramente, rale a casca de um limão tendo o cuidado de só extrair a camada verde ou amarela (pode ser qualquer limão). Cuidado para não ralar a parte branca. Esfregue a casca ralada diretamente sobre a parte do corpo afetada pela dor e enrole com uma bandagem. Isso porque, a bandagem vai manter a pele em contato com o limão e assim absorvera todas as propriedades.
Recomenda-se deixar o limão agir por 2horas, depois basta retirar a bandagem e lavar com água corrente. Uma dica legal, é fazer de noite e deixar toda noite. Os efeitos são muito bons.
A segunda receita que você pode fazer que é muito eficaz também, é limão e azeite extravirgem de oliva. Funciona assim, rale a casca de dois limões, em seguida, coloque dentro de um vidro limpo e por cima despeje 1 xicara de azeite de oliva. Por fim, feche bem e reserve por duas semanas em um lugar fresco.
Posteriormente, está pronto para ser utilizado. O utilizo é bem simples, basta aplicar o óleo na região desejada, fazer massagem e por fim, cobrir com uma gaze e atenção: aplicar de noite e deixar agir toda a noite. Esse tratamento simples é muito eficaz e ameniza as dores da inflamação!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.