Logo Emagrecer com vida e saude

Desinfetante de limão; 100% natural, antibactericida e eficaz

desinfetante de limão
Compartilhe esse post:

A nossa receita de desinfetante de limão de hoje é perfeita para os alérgicos. A saber, é totalmente natural, econômica, prática, fácil de fazer e que pode ser utilizada em todos os cantos da sua casa. Nosso ingrediente principal é o limão, mas não a fruta e sim suas cascas. Portanto, em vez de jogar fora as cascas de limão, vamos fazer um desinfetante para deixar a casa higienizada.

Leia também >> O poder do limão fervido

Leia também >> Sabão em pedra de limão totalmente caseiro

Para quem sofre de alergias, a boa notícia é que esse desinfetante não vai químicas adicionais e, portanto, não tem contraindicações. Podemos utilizar em toda a casa, para limpar piso, banheiro, azulejos, armários, é excelente. O limão é um adstringente e antibactericida maravilhoso e deixa a casa toda perfumada.

A melhor parte, é saber que você vai utilizar as cascas da fruta. Para nossa receita o ideal é 10 – 12 cascas de limão. Uma vez que você vai usando a fruta, você vai guardando as cascas no freezer. Todavia, tem que ser no freezer, isso até juntar a quantidade necessária que você vai precisar para fazer a receita. Portanto, em um saquinho, você vai armazenando as cascas no freezer até você juntar as 10 no mínimo.

desinfetante de cascas de limão

Receita desinfetante de limão

O primeiro passo para nossa receita dar certo, é colocar as cascas de limão de molho, ou seja, dentro de um pote de vidro com tampa. Portanto, separe aí na sua casa, um pote de vidro que tenha uma tampa que fecha bem. Em seguida, deposite todas as cascas de limão dentro do vidro e complete com água da torneira até cobrir completamente as cascas.

Tampe o vidro e reserve por 2 dias de molho. Pode ser feito com 1 dia de molho, mas o melhor mesmo é com 2 dias de molho nas cascas. Uma vez que passou os dois dias, escorra a água e comece picando as cascas em pedacinhos. A saber, esse desinfetante de limão, é totalmente natural, tem um perfume maravilhoso, você pode por exemplo, utilizá-lo para lavar onde ficam seus pets, pois por ter uma ação antibactericida, nosso desinfetante, vai desinfetar as áreas onde os bichinhos fazem suas necessidades.

Preparo desinfetante de limão

Uma vez que as cascas estão picadas, coloque-as no liquidificador. Adicione 300 ml de suco de limão natural e 700 ml de água da torneira. Liquidifique tudo bem. Quanto mais bater, mais propriedades vamos conseguir extrair das cascas de limão. Posteriormente, é hora de coar. Importante saber que se coar apenas na peneira, não vai ficar legal, porque a peneira deixa passar bagaços.

Então, recomendamos que você coe em um pano de algodão para que no final fique somente o líquido nutriente com as propriedades do limão. Um líquido limpo e pronto para ser utilizado na nossa receita. Agora, é hora de separar uma jarra com tampa, precisa ser uma tampa que fecha bem, pois o líquido era descansar por 24 horas dentro da jarra fechada. Uma vez que você já transferiu o líquido para a jarra com tampa, leve-o para descansar, pode ser dentro do armário. Importante, é que ele não pegue luz. Pode ser um cantinho qualquer, desde que ele não pegue luz, pois o desinfetante de limão precisa fermentar.

Finalizando…

Depois das 24h, vamos juntar meia xícara de chá de álcool 70% na jarra. Atenção, para cada litro do suco de limão, meia xícara de álcool. Se por acaso, você for fazer 2 litros, use 1 xícara de álcool. Por fim, depois de misturado, o desinfetante está pronto, e custou menos de 1 real.  O único ingrediente que você adicionou foi o álcool, o resto você reaproveitou. Isso porque, as cascas do limão iam para o lixo, mas agora viraram um desinfetante excelente.

Enfim, é hora de armazenar seu desinfetante em um frasco para ser utilizado no dia a dia. Uma dica legal e que funciona muito bem, é pôr no borrifador para limpar superfícies. Essa dica é excelente, funciona a maravilha, desinfeta tudo, principalmente portas, mesas, bancadas. Depois que aprendi essa receita, nunca mais joguei fora as cascas de limão. Bem como, nunca mais comprei desinfetante, só uso esse na minha casa, e amo ter a casa inteira perfumada de limão e tem mais, os insetos desapareceram. Isso porque, o limão é um excelente repelente natural.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.