Cuscuz de Tapioca, fácil e gostoso o melhor de todos que já comeu

cuscuz de tapioca branco
Compartilhe esse post:

Leia também >> Pão de tapioca saudável e nutriente para o café da manhã

Leia também >> Tapioca molhadinha igual aquela que você compra na rua, uma delícia

Acredita-se que a criação desse tipo de cuscuz se deva às africanas escravizadas, já que estas eram as principais responsáveis pela administração alimentar da sociedade da época. Sendo assim, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa-grande e outros locais da época. Apesar do principal ingrediente dessa iguaria ser originário da culinária indígena, os índios não tinham acesso ao açúcar nem ao leite, por exemplo, já que ambos foram trazidos pelos colonizadores europeus.

Cuscuz de tapioca

Ingredientes

  • 1l ½ de leite temperatura ambiente
  • 1 vidro de leite de coco 200ml
  • 2 xícaras de açúcar 300g
  • 500g de tapioca granulada para cuscuz

Preparo

Primeiramente, em um refratário ou forma de bola, vamos adicionar a tapioca granulada e por cima o açúcar refinado. Em seguida, é necessário mexer bem e incorporar os dois ingredientes por igual, pois assim, não corremos o risco de uma parte ficar mais doce e a outra não. Nesse processo precisa calma, uma mão que você vai mexendo, vai também eliminado as bolinhas de açúcar, pois assim fica uma farinha homogênea. Agora, é o momento que você vai colocar o leite. A saber, esse leite precisa estar temperatura ambiente, ou seja, nem frio e nem quente, temperatura ambiente é o leite que fica fora da geladeira quando você compra na caixinha por exemplo.

Cuscuz de tapioca de coco

Despeje todo o leite por cima e com a ajuda da colher comece a mexer e mexa por vários minutos para que dissolva bem o açúcar. Por fim, adicione o leite de coco a mistura e continue mexendo bem. Posteriormente, reserve por 5 minutos e volte a mexer, para levar a geladeira para gelar e finalizar o cuscuz de tapioca, é necessário que não tenha líquido por cima da mistura. Por isso, que precisa mexer algumas vezes e observar quando o líquido estiver completamente homogeneizado com a tapioca granulada. Quando finalmente você ver que não tem mais líquido então pode levar a geladeira.

Finalizando o cuscuz de tapioca

Porque na verdade a tapioca começa hidratar e o líquido a incorporar na mistura, vai ficando consistente, um líquido grosso, é nesse ponto que pode lavar para gelar. Todavia, antes de levar a geladeira, cubra o refratário com plástico filme para repousar a noite toda. No dia seguinte, rale coco fresco, umas 300g. Eu prefiro o coco fresco, fica mais saboroso, mais saudável, mas pode usar também o coco de pacotinho. Portanto, cubra toda a superfície do cuscuz com coco, espalhe bem e está pronto. No meu caso eu só ponho o leite condensado no cuscuz na hora de servir, mas você pode pegar uma caixinha de leite condensado e despejar por cima do cuscuz também e depois por o coco, fica a seu gosto.

Eu prefiro por o leite condensado no pedaço cortado no prato na hora de servir a sobremesa, mas torno a repetir que você faz aí na sua casa como desejar. Outra dica importante, é sobre o leite. A saber, o leite é perecível, certo? Então o cuscuz feito com leite não vai durar muito tempo na geladeira, no máximo 3 ou 4 dias. Todavia, feito com água dura uma semana. O mesmo vale para o coco fresco, sendo uma fruta fresca, tende a azedar também, bem como, murchar. Por isso que as pessoas preferem usar coco de pacotinho. Entretanto, o cuscuz com coco natural, tem um sabor muito especial, já com coco artificial não é a mesma coisa. Se você vai fazer para a família, use coco natural, para vender, você vai ter que analisar qual a melhor alternativa.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.