Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Pão de tapioca, receita saudável e nutriente, perfeita para iniciar o dia

pão de tapioca
Compartilhe esse post:

Mude seus hábitos, em vez de pão de farinha de trigo, comece o dia de forma saudável consumindo pão de tapioca, feito por você mesma. Sua família vai amar essa receita. A saber, é leve, saudável, nutriente, perfeita para quem malha o para as crianças que vão para a escolha. Essa receita fornece a quantidade de energia justa para enfrentar uma jornada daquelas! Ademais, é rica em potássio, mineral que ajuda no controle da pressão arterial. Durante seu preparo, ela dispensa qualquer adição de óleo, outro fator saudável e positivo.

Leia também >> Lanche de tapioca na frigideira, versátil, saudável e nutriente

Leia também >> Tapioca amarela na frigideira, dica terapêutica e saudável

Bem como, saiba que a tapioca é saudável, não contém glúten, é pobre de sal, atua diretamente no controle do apetite. Outrossim, é feita a partir da goma da mandioca, que é um tipo de amido pobre em fibras. Por isso o ideal é misturar sementes de chia ou linhaça, por exemplo, para ajudar a baixar o índice glicêmico da tapioca e promover ainda mais a sensação de saciedade. A saber, é rica em cálcio e, portanto, para quem malha, principalmente os atletas, precisam comer mais tapioca, pois ela ajuda a manter a saúde dos ossos.

Infelizmente se você é diabético, recomenda-se não consumir a tapioca ou receitas que levem tapioca. Isso porque, possui um índice glicêmico alto e pode ser prejudicial para quem sofre de diabetes. A tapioca, é muito versátil na culinária, combina com muitos tipos de recheios, é fácil de ser preparada, no lanche é uma opção saudável e o principal: atua no controle do apetite. Para quem vive de olho na balança, saiba que a tapioca, é uma excelente aliada.

Pão de tapioca

A saber, o pão de tapioca está entre as receitas mais saudáveis para iniciar o dia. Por exemplo, os celíacos são adeptos desse tipo de pão, bem como, os que cuidam da saúde e se preocupam com o peso e a qualidade de vida. Entre os benefícios e propriedades do pão de mandioca estão a presença de carboidratos, proteína, fibras, ferro, cálcio, potássio e vitamina K. Esse pão garante saciedade, melhoria da circulação sanguínea, além de saúde óssea e cerebral. Portanto, continue lendo e aprenda a saborosa receita de pão de tapioca.

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de tapioca granulada
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 pitadinha de sal
  • recheio a gosto
  • um ovo
pão de tapioca caseiro
O recheio fica por sua conta, pode ser queijo, salsicha, presunto e queijo, frango desfiado

Preparo do pão de tapioca

Primeiramente, em uma tigela de vidro adicione a tapioca granulada. Em seguida, sobre a tapioca, coloque a água morna, de preferência bem quentinha. Adicione o queijo ralado e a manteiga derretida, por fim, o sal. Em seguida, com a ajuda de uma colher comece a misturar para incorporar bem os ingredientes, uma vez que estão bem misturados, precisa deixar repousar por 10 minutos para hidratar a tapioca. Posteriormente, depois da massa ter hidratado, adicione o ovo, misture bem deixando a massa completamente homogênea e então, pode começar a moldar seu pão de tapioca.

No meu caso, eu vou rechear com queijo muçarela, vou fazer 4 recheados com muçarela e 4 recheadas com salsichas. Então como se eu estivesse modelando croquetes, eu vou abrir a massa, colocar o recheio e fechar e terminar de modelar. Posteriormente, levarei em forno pré-aquecido em torno a 200° para assar. Fica muito gostosa gente. Tenho certeza de que essa receita de pão de tapioca vai ser um sucesso na casa de vocês. A melhor parte da receita é a sua versatilidade, pois vai bem a qualquer hora, podemos rechear como queremos ou podemos simplesmente fazer sem recheio.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.