Couve-flor sequinha, crocante e saudável, sem fritar, uma delícia

couver-flor caseira e sequinha
Compartilhe esse post:

Leia também >> Delícia de couve-flor, poucos carboidratos, sem farinha e saudável

Leia também >> Não como mais pão de trigo; agora só faço esse pãozinho econômico

A melhor forma de consumir a couve-flor, é cozida no vapor, ou até mesmo crua na salada. Contudo, na salada, você deve cortar por cima e tirar as florzinhas para adicionar na salada. Por exemplo, no verão, você pode picar abacaxi bem picadinho, repolho bem picadinho, flor do brócolis bem picadinha e couve-flor bem picadinha. Se você ainda não conhece essa receita, faça na sua casa, depois que picou tudo, tempere com suco de limão, azeite extravirgem e uma pitada de sal. Essa salada deve ser preparada 1h antes do consumo. Enquanto ela repousa tempera, o ácido do limão, juntamente com o ácido do abacaxi vão agir no cozimento das florzinhas do brócolis e da couve-flor, fica uma delícia, um prato ideal para acompanhar o almoço de domingo!

Receita de couve-flor sequinha

A saber, a couve-flor, é um vegetal essencial para o bom funcionamento do organismo. Por exemplo, seus nutrientes, vitaminas e minerais, ajudam na perda do peso. Isso porque, o consumo do vegetal, considerando suas propriedades desintoxicantes, ajudam a eliminar os excessos. Outrossim, permitem que o metabolismo trabalhe melhor. Suas propriedades terapêuticas e medicinais, previnem o desenvolvimento de tumores de câncer. Bem como, é rica em propriedades anti-inflamatória, o que possibilita uma melhor digestão. Também, é rica em antioxidantes e fitonutrientes que melhoram por exemplo, a aparência da pele, combate a queda de cabelo e outros. Por fim, para quem precisa manter o foco na dieta, saiba que ela aumenta a sensação de saciedade.

Quanto a sua origem, saiba que a couve-flor é um vegetal da família das brassicáceas ou crucíferas, a mesma do brócolis. O vegetal merece estar sempre presente na dieta pois possui uma grande quantidade de nutrientes, como vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. Também tem substâncias antioxidantes e outros fitoquímicos. O vegetal está entre os 20 melhores pontuados no Índice de Nutrientes Densidade Agregado (ANDI), que mede a quantidade de vitaminas, de minerais e de conteúdo fitonutriente em relação ao conteúdo calórico. Isso significa que o alimento fornece uma grande quantidade de nutrientes para uma pequena quantidade de calorias. Versatilidade descreve a couve-flor, você pode comê-la crua em saladas, cozinhar, ou até mesmo fazer um purê.

couve-flor sequinha

A receita, os ingredientes e o preparo

Como já citado, ela é um vegetal muito versátil. A saber, dos seus talos podemos fazer pão sem glúten de frigideira, fica uma delícia. Podemos fazer purê, gratinada, no forno, crua na salada, cozida no vapor, a milanesa frita, escondidinho e tantas outras receitas que são incrivelmente saborosas. Mas hoje, o nosso foco é fazer um prato de couve-flor sequinha e crocante. Bem como, uma prato leve, que seja ideal para quem cuida da saúde, para quem não come frituras ou para quem simplesmente precisa perder peso. As fibras presentes em abundância no vegetal, ajudam a perder peso e manter sob controle o apetite. Enfim, vamos fazer uma receita sem farinha e sem fritura, super fácil e rápido de preparar, você vai amar.

Ingredientes

1 couve-flor pequena cortada ao meio; 200 ml de água; 3 ovos, 1 colherinha (café) rasa de sal; páprica picante a gosto; um punhado de salsinha; curry uma pitada (opcional); açafrão a gosto; 1 xícara de muçarela ralada.

Preparo

Primeiramente, vamos dividir a cabeça da couve-flor ao meio. Lembrando que estou usando a couve-flor pequena. Em seguida, vou remover uma parte das flores por cima cortando com a faca, por que faço isso? Porque quero duas partes de couve flor, retas, então, preciso com a ajuda da faca remover uma parte das flores para que fica planas dos dois lados, conforme na foto. Depois de cortar as flores, terei duas partes iguais, com uma espessura de 5cm cada uma e vou levar pra cozinhar em fogo baixo, frigideira tampada para abafar e vou agregar 200 ml de água. Sendo que, cozinho 5 minutos de cada lado. Antes de desligar o fogo espete com o garfo, ele deve estar macia, mas não mole, se ficar muito mole, não vai dar certo.

Desligue o fogo e reserve, em uma tigela, bata os 3 ovos, adicione 1 colherinha de sal ou a gosto, páprica picante, um punhado de salsinha, páprica a gosto, açafrão a gosto, se desejar coloque uma pitada de curry e por fim, agregue uma xícara de muçarela ralada. Com a ajuda de uma colher, misture tudo bem, e em seguida, empane os dois pedaços de couve-flor. Com a ajuda da colher vai espalhando bem sobre o vegetal a mistura de ovos e condimentos. Por fim, para que essa couve-flor sequinha ficar pronta, leve ao forno para assar por 20 ou 30 minutos e está pronta para servir. Um prato simples e muito gostoso, além de saudável.

Créditos da Receita: Canal Anjo Low Carb

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.