Leia também >> Micose e fungos nos pés, veja como tratar em casa
Leia também >> Vick Vaporub nos pés, excelente para tratar unha encravada, fungos e micose
Contudo, vale ressaltar que a unha encrava precisa ser tratada. Uma vez que ela não recebe o tratamento adequado, a pessoa pode sofrer graves complicações. A saber, a complicação mais comum e também a primeira que aparece, é a inflamação. E uma vez inflamado, pode ocorrer a infecção, porque é um lugar que sofre grande impacto quando a pessoa está caminhando. Bem como, está exposto a tudo que tem no ar. Se você por sapato, o proprio sapato pode contaminar e acelerar a infecção, se deixar aberto, esta exposto a tudo que tem no ar. Por isso, precisa ser tratado e com atenção de modo que esse problema não volte mais.
A saber, existem diferentes causas que provocam o problema da unha encravada, entre elas está: uso de calçados inadequados, calçados que pressionam a parte superior do pé devem ser evitados. Bem como, cortar a unha de forma errada, permite que as farpas permaneçam dentro da pele. Outrossim, lesões, os golpes nos dedos dos pés fraturam a unha e podem permanecer restos de unha dentro da pele. Por fim, excesso de peso e caminhar errado. Pessoas obesas ou acima do peso, são as que mais sofrem com as unhas encravadas. No entanto, aquelas que caminham torto também sobrem muito, pois o caminhar e o excesso de peso, são fatores que estimulam esse quadro.
Unha encravada
Entretanto, um dos problemas mais comuns que favorem a unha encravar, é cortar errado. A saber, a unha precisa ser cortada de forma correta, de modo que cresçam para fora. Por exemplo, se cortamos elas redondas, estamos favorencendo que elas enterrem na carne e cresçam para dentro. Mas se fizermos o corte reto e adequado, elas vão crescer para fora e isso vai prevenir que elas encrave. Outro fator importante, é o acumulo de peles. Por isso, é importante pelo menos 1 x por mês ir na pedicure, pois assim, ela vai remover esses excessos de pele morta que podem criar calos e deixar aquela bola de carne acumulada do lado de dentro do seu polegar e isso dói muito. Tem gente que acha que ir fazer a pedicure, é luxo, mas não é, muito pelo contrário, é saúde e higiene, ambos obrigatórios.
Métodos caseiros e naturais para eliminar unha encravada
1. Aliviar a dor.
Vinagre de maçã: mergulhe um pedaço de algodão no vinagre e em seguida, coloque-o na unha vermelha e dolorida. Os componentes do vinagre nutrirão a pele e seu poder anti-séptico e antibacteriano, reduzirá a possibilidade de infecções. Recomenda-se primeiramente lavar com água oxigenada, posteriormente, depois de limpo, utilizar a técnica do vinagre. O vinagre é fungicida, antibactericida e ajuda a limpar, desinfetar e tratar. Um tratamento simples, natural e econômico.
Óleo de eucalipto: a saber, o óleo de eucalipto alivia a dor e previne infecções. Quando aplicado com frequência, previne que as unhas encravem. Ele é um bom aliado no combate a dor, infecções, inflamações. Bem como, fatias de limão pode ser uma ótima alternativa para unhas encravadas e inflamadas. Primeiramente, esfregue a área dolorida com uma fatia de limão, especialmente se a unha já estiver infectada. O ácido cítrico ajuda a aliviar infecções, especialmente se você mantê-lo ligado ao seu pé por uma noite inteira.
Dipirona. Se você não sabia, aprende comigo, a dipirona em gotas é um santo remédio para tratar unha encravada, bem como a infecção e a inflamação. Basta você limpar o local com água oxigenada e em seguida, tratar com dipirona, pingando uma gota 3 x por dia, por três dias. A dipirona não apenas trata a infecção, mas trata a unha encravada puxando a pele morta de dentro, depois com a ajuda de um alicate desinfetado, basta fazer a limpeza ou ir em um pedicure boa.
2. Mergulhe os pés em água morna ou quente.
Fazer banhos nos pés é muito saudável. Não só suaviza a pele e hidrata, mas adicionando meia xícara de vinagre você pode eliminar todos os tipos de germes. Isso age preventivamente. Você pode adicionar sais de magnési, é uma ajuda adicional, uma vez que eles amaciam as unhas e assim você pode fazer um melhor tratamento para os pés, em geral.
Depois de fazer esse procedimento, no meio da sua unha faça um “v” com a ajuda da tesourinha, esse V vai ajudar a unha desencravar. Isso porque, ela terá de fazer força para juntar as duas parte que abrimos no meio do dedo e essa força, vai puxar a unha de lá de dentro do seu dedão, desencravando de forma natural. Parece estranho, mas funciona, porque eu já fiz e deu certo, aliás foi minha salvação!
Outro banho para os pés que dão um resltado fantástico, é colocá-los de molho em água morna com 200 ml de água sanitária e 1 colher de vinagre de alcool. Deixe seus pés de molho nessa solução por 20 minutos. Depois enxugue, limpe bem o local onde está inflamado e aplique a dipirona em gotas, no dia seguinte, está curado. A água sanitária morninha alivia a dor na hora, limpa, desinfeta e mata os germes e a bactéria, por fim, a dipirona termina o tratamento cicatrizando e tratando a infecção.
3. Isolamento de algodão.
Com um pequeno pedaço de algodão tente fazer uma espécie de “isolamento” entre a unha e a pele. Se você conseguir introduzir essa pequena porção de algodão, reduzirá a dor e fará com que a unha cresça de tal maneira que não continue a exercer pressão e dor. Substitua o algodão toda vez que você tomar banho e molhar o pé. Todavia, se os sintomas não melhorarem com qualquer uma dessas opções, você deve procurar imediatamente uma podóloga para encontrar uma solução. Dicas caseiras ajudam muito no processo de crescimento de unha, mas algumas vezes não é uficiente para resolver o problema. Em alguns casos, por exemplo, quando uma unha está muito encravada, talvez, seja necessário a intervenção de um podólogo e até mesmo um intervendo cirúrgico.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.