5 sinais de que uma criança está sofrendo abuso sexual dentro de casa

sinais de abuso sexual infantil
Compartilhe esse post:

Segundo pesquisas, a maioria dos abusos contra crianças são praticados dentro de casa. Bem como, geralmente são pais, mães, padrastos, madrastas, avós, avôs, primos, tios, tias, vizinhos etc. Segundo os direitos humanos, os abusos sexuais cresceram cerca de 70% nos últimos dois anos no Brasil. Um dado alarmante e o pior, os pais não escutam seus filhos. Bem como, não dão ouvidos, não observam as mudanças no comportamento e com isso, dia após dia, mais crianças são vítimas de abuso sexual. Em função desse crescimento, nossa equipe, resolveu estudar um pouco. Outrossim, pesquisar e elencar os 5 sinais comportamentais que uma criança envia quando está sofrendo abuso sexual. Por favor, não deixe de ler, compartilhar e divulgar, você como eu, pode ajudar a salvar uma criança.

Leia também >> Aprenda a ouvir seus filhos antes que seja tarde demais

Leia também >> 5 frases proibidas para uma criança, os pais não devem pronunciá-las

5 sinais de que uma criança está sofrendo abuso sexual

Quando uma criança passa a ser abusada por alguém, seu comportamento muda. Pois ela vai começar a lidar com o medo, a ansiedade, o estresse, e em alguns casos, o pânico. Isso é um dado de fato. A criança jamais passa por uma situação de abuso sexual calada. Ainda que ela não possa falar, ela vai manifestar mudanças no seu dia a dia, em família, na escola, na convivência, algumas vão ficar inclusive, mais agressivas. Outras desconfiadas de tudo e de todos. Uma criança é uma caixinha de surpresas, e não podemos avaliar todas com um único parâmetro, por cada um, é cada um. Entretanto, as mudanças no comportamento, essas são sempre as mesmas e se você é um pai e uma mãe que presta atenção nos seus filhos, vai entender essa mudança e identificar rapidamente.

1. Alteração do humor

Essa com certeza vai ser uma das primeiras mudanças. Uma criança que foi abusada sexualmente, jamais vai ficar contente. Pelo contrário, a tendência é ficar agitada, triste e nervosa e em alguns casos, o trauma pode ter sido tão forte, que ela vai chorar de dor, de medo, de repugna. Outrossim, vai ficar nervosa e irritada com tudo e com todos que estão a sua volta, e torno a repetir, dependendo do contexto, ela vai sentir pânico, medo, vergonha excessiva pelo que aconteceu e vai se isolar, ficar trancada, querer ficar sempre sozinhas e com olhar baixo. Essa é uma das mudanças mais gritantes que uma criança manifesta quando algo vai muito mal.

2. Baixo rendimento escolar

Uma criança emotivamente abalada, não vai conseguir manter seu rendimento na escola. Bem como, vai ficar agressiva com seus professores e colegas. Porque ela, não pode contar o que está acontecendo, isso porque, provavelmente a pessoa que está abusando dela, seja alguém próximo, que ganhou a confiança dela e conseguiu fazer com que ela se calasse. Portanto, de algum modo, ela precisa extravasar! Geralmente, ela vai perder o interesse pelo estudo, pelas lições, não consegue se concentrar nas aulas, não consegue absorver o que está sendo estudado, tudo isso precisa ser observado de perto. Não quero generalizar, mas atenção, se uma criança muda repentinamente, algo está errado, de algum modo ela está tentando verbalizar o que está acontecendo com ela.

crianças que sofrem abuso infantil

3. Isolamento social por conta do abuso sexual

A criança que sofre abuso sexual sente vergonha e sentindo vergonha ela se isola. Isso significa que ela vai evitar todo e qualquer contato social com todos que estão a sua volta. Por medo, por vergonha, por pânico de ser descoberta. Todos esses sentimentos, mexem com a emoção da criança, que sendo ainda pequena e imatura, não sabe lidar com esse turbilhão de sentimentos. Portanto, para ela, o mais fácil e se trancar dentro de um quarto e dentro de si mesma. Contudo, se até hoje essa criança era feliz, risonha, gostava de conversar, brincar estar no meio da família e de repente se fecha, se isola dentro de si mesma, algo vai mal, muito mal.

4. Sexualidade acentuada

Crianças com brincadeiras sexuais persistentes, exageradas e inadequadas apresentam sinais de que estão sendo abusadas sexualmente. Por exemplo, crianças que apresentam um interesse por questões sexuais ou que façam brincadeiras de cunho sexual e usam palavras. Bem como, desenhos que se referem às partes íntimas podem estar indicando uma situação de abuso sexual. Ademais, a criança passa a usar termos de cunho sexual que não deveriam ser de seu conhecimento. Ainda, simula gestos que remetem à prática sexual, tem atitudes e movimentos erotizados, é um sinal de alerta. Não somente vinculado ao abuso sexual, a exposição de material pornográfico ou de práticas sexuais são prejudiciais ao desenvolvimento natural da criança e são considerados atos criminosos.

5. Ansiedade e depressão

Crianças que fogem de casa, que evitam contato social com os de casa, que estão sempre tristes, nervosas, ansiosas, que preferem se isolar e ficar trancadas, estão passando por um forte estresse que provoca a ansiedade e a depressão. Infelizmente, se uma criança alegre de repente muda sem explicações, vive com o olhar baixo, perdido, cheio de tristeza, sem autoconfiança, sem autoestima, isso significa que ela está sofrendo abuso sexual. Como consequência, ela vai se isolar sempre mais, vai ter crises de ansiedade e pode chegar a um quadro de depressão clínica. Abuso sexual é crime, ajude nessa campanha contra o abuso de menores, bem como, divulgando e compartilhando, pois somente assim salvaremos nossas crianças.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.